Monte Mor

Caminhão de entulho é retirado das margens da pista caminhada da Ayrton Senna

Na manhã desta quarta-feira, dia 28, a Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, retirou um caminhão de entulho das margens da pista de caminhada da Avenida Ayrton Senna da Silva, na altura da sede do Lions Club. Entre os materiais recolhidos estavam muitas latas, copos plásticos, pneus, resto de construção e até sofás e armários.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross, o ponto no qual houve o despejo irregular margeia também o córrego que deságua no Rio Capivari. “Isso aumenta a gravidade da ação praticada e que é extremamente prejudicial ao meio ambiente, podendo acarretar, inclusive, em situações indesejáveis para a própria população”, destaca o responsável pela pasta. 

Anuncio


“Afinal, com a incidência de chuva os materiais podem ser arrastados para o córrego, dificultando o escoamento da água e podendo provocar transbordamentos e enchentes”, alerta Ross. Quando registradas as enchentes, geralmente, prejudicam os moradores, das regiões dos bairros Capuavinha, Progresso, Vila Possato, Faride Calil. 

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura destaca ainda que este tipo de despejo irregular pode contribuir para a formação dos chamados criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Em meio ao cenário de pandemia da COVID-19, muitas cidades em todo o país, assim como ocorre em Monte Mor, principalmente, na Região do Jardim Paulista, estão enfrentando também esta outra ameaça, com o antigo inimigo sempre à espreita.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, desde janeiro até nesta quarta-feira, dia 28, o município já somava 226 notificações, sendo que 26 estão em aberto, 113 tiveram resultado positivo e outras 87 tiveram resultado negativo, e ainda um caso foi considerado grave.

Segundo ainda a Secretaria de Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, o aparecimento do mosquito e o aumento do número de casos de  Dengue vem sendo uma grande preocupação nos bairros Jardim Paulista, Café e Alvorada. Também houve o registro de notificações nos bairros Nova Alvorada, Mirim, São Clemente, além do Centro da cidade. 

DENUNCIA

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura faz um alerta para que os munícipes denunciem o despejo irregular de entulhos nas margens da pista de caminhada da Avenida Ayrton Senna da Silva, assim como em toda a cidade.

As denúncias pode ser feitas diretamente no número de WhatsApp (19) 9.7413-3753, que também pode ser utilizado para que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura atenda as solicitações de coletas de material de poda vegetal e de materiais residenciais sem uso e de grande volume, como colchões, sofás e armários. 

É importante destacar que as denúncias, mato alto, descarte irregular de lixo e invasão de áreas públicas, devem vir acompanhadas de endereço e foto da irregularidade. Já as solicitações de retiradas devem estar acompanhadas de nome, endereço, tipo do material e foto.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo