Monte Mor

Aniversário de comemoração da Padroeira de Monte Mor

Durante os próximos finais de semana, às sextas-feiras, sábados e domingos, Monte Mor vai contar com festividades da 190° Festa de Nossa Senhora do Patrocínio.

Na próxima sexta-feira, 15 de julho, terá início, na Praça da Matriz de Monte Mor, as comemorações celebrando os 190 anos da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio, com apoio da Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo. Sendo marcada durante todo o mês, por muitas festividades, litúrgicas e sociais, as festividades contarão com músicas, barracas com comidas típicas e shows, entre outras atrações, durante todos os finais de semana, a partir das 18 horas, às sextas, sábados e domingos, entre os dias 15 de julho a 15 de agosto, feriado e data de aniversário da fundação da Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima, hoje igreja Matriz de Monte Mor. Canonicamente instituída como Paróquia em 1835, as obras da Matriz se iniciaram em 1868 e foram concluídas em 1889.

Anuncio


No livro “Nossa Terra, Nossa Gente”, do montemorense Nazário Eugenio Malaquias, menciona que no dia 15 de agosto de 1820, foi o dia de fundação da Capela do Povoado de Capivari de Cima, hoje Igreja Matriz de Monte Mor. Segundo relatos no livro, dois dos três fundadores da cidade eram de descendência Espanhola, país onde existe uma forte tradição de devoção à Nossa Senhora do Patrocínio, desde os primórdios do cristianismo. Dada informações do Padre Benedito Malvesttiti, no livro, sobre onde provavelmente se deu o início a devoção à Padroeira, “Em uma batalha entre Cristãos Espanhóis e Mouros, temendo não vencerem, pediram a mãe de Nosso Senhor Jesus, para patrocinar e interceder ao seu filho, a proteção naquela batalha, e em menor número os Cristãos venceram.

Segundo o Padre da Igreja Matriz, Fábio Fernandes, estamos nos aproximando da festa de Nossa Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio, mãe, rainha e padroeira de Monte Mor. Neste ano nós vamos celebrar os 190 anos desta festa, tão importante e de grande referência na nossa cidade. Nós teremos a festa litúrgica e a festa social que se aproxima, nos próximos dias 15, 16 e 17 de julho, sexta-feira, sábado e domingo, dando início aos festejos da padroeira, com comidas típicas, músicas, atrações, shows, tudo na Praça da Matriz, toda sexta, sábado e domingo, a partir das 18:00, entre os dias 15 de julho até o dia 15 de agosto. Um mês de festa da padroeira na praça, onde todos estão convidados, concluiu o padre.

Contando com o apoio da Diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor e “Com o Patrocínio de Maria, Recordação, Restauração e Renovação!”, as festividades para o diretor de Cultura, Marcelo Lírio, são um grande ganho para a população, que terá a oportunidade de participar de eventos gratuitos que cultivam as tradições culturais, finalizou o diretor.

ABERTURA DAS FESTIVIDADES

No dia 15 de julho, em Monte Mor, começam as festividades da 190ª Festa da Padroeira do município. A partir das 18 horas nos dias 15, 16 e 17 de julho, na Praça da Igreja Matriz, acontecerão muitas atrações com a Caravana Rádio Prima, como os cantores André e João Andrade, Claudiney Araújo, João Carlos e GG, e Lucca Almeida. Também acontecerão apresentações de dança com o Studio Marcio Thorga e Projeto Prisma de Dança. Além do Projeto Primeiro Palco, que dá oportunidade para artistas iniciantes mostrarem seus trabalhos. Aproveite. Participe. E não se esqueça, essas apresentações são apenas as primeiras de um mês inteiro de festividades. Acompanhe.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo