São Paulo enfrenta desafios com gramados do CT; saiba mais

A vitória do São Paulo sobre o Vitória, por 2 a 1, neste último sábado (10), no MorumBIS, não impediu que o técnico Dorival Júnior abordasse os problemas estruturais relacionados aos campos do clube. Após a partida, o comandante criticou as condições dos gramados de treinamento, ressaltando que essas falhas podem aumentar o risco de lesões entre os jogadores.
Dorival relatou que os três gramados disponíveis na Barra Funda apresentam sérias dificuldades que complicam a rotina de preparação. A má condição dos pisos é uma preocupação interna, pois afeta diretamente as atividades diárias da equipe.
Condições dos campos do CT
Campo 1: em manutenção devido a pragas
O gramado principal do São Paulo está sob manutenção e parcialmente interditado devido à infestação de pragas. As obras devem prolongar as restrições de uso por pelo menos mais duas semanas.
Campo 2: recuperação necessária
O segundo campo tem sido a principal opção para os treinamentos, mas sofreu uma troca recente de grama e ainda não atingiu a qualidade ideal. Com a concentração de atividades nesse local, o gramado não recupera adequadamente entre as sessões de treino.
Campo 3: fora de funcionamento
O terceiro gramado, em pior estado, está completamente indisponível, limitando as opções do treinador para as atividades.
O clube espera realizar melhorias nos gramados durante o intervalo entre a conclusão da temporada e o início da pré-temporada.
Impactos em Cotia
Os problemas estruturais não se restringem à Barra Funda, já que Cotia também deixou de ser utilizada para treinamentos por conta de questões semelhantes. Inicialmente, a equipe realizava atividades de pré-temporada no local, mas devido às condições encontradas, a comissão técnica sob a direção de Hernán Crespo decidiu retornar aos treinos na Barra Funda.
Relação entre campos e lesões
O técnico Dorival relaciona a alternância entre superfícies duras e gramados encharcados a comprometimentos nos movimentos dos atletas, especialmente em momentos de aceleração e frenagem.
“Atualmente, contamos com três campos, mas nenhum deles está em condições adequadas para os treinos. Estamos improvisando de várias formas para manter as atividades. Acredito que algumas das lesões estão ligadas diretamente a esse quadro, pois a sobrecarga nas condições de treino pode comprometer o desempenho e levar a problemas maiores”, afirmou o treinador.
Dorival também admite que a situação tem dificultado bastante sua atuação à frente da equipe. “Sabíamos que teríamos desafios, mas não esperava essa gravidade. Este talvez seja um dos períodos mais complicados da minha carreira em diversos aspectos”, comentou.
Desfalques no elenco tricolor
No duelo contra o Vitória, Dorival não pôde contar com cinco atletas devido a diversos problemas físicos: Danielzinho (lesão na sindesmose do tornozelo), Nicolas (recuperação de sutura no menisco), Aurélio Buta (lesão no menisco), Domingos Duarte (ruptura do ligamento cruzado anterior) e Luciano (lesão no adutor).
Embora o técnico atribua parte das questões físicas ao estado dos gramados, não ficou claro se todas as lesões decorrem diretamente das condições das instalações de treino.
Resultados positivos em meio à crise
Apesar das dificuldades mencionadas, o São Paulo conquistou pontos valiosos contra o Vitória, alcançando 39 pontos no Campeonato Brasileiro, aumentando a vantagem em relação à zona de rebaixamento.
O próximo desafio do Tricolor será contra o Vasco, no sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro. Até lá, a comissão técnica deverá gerenciar os desfalques e as limitações da estrutura de treinamento para preparar a equipe.
Fonte: Pauta Viva
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98



