Atividade acontece no Centro de Convivência da Melhor Idade no Remanso Campineiro

A população idosa de Hortolândia tem uma boa opção para se exercitar e manter a saúde. A Prefeitura oferece aulas gratuitas de vôlei adaptado no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro, órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A modalidade é oferecida com regras adaptadas às limitações de mobilidade que os idosos têm por conta da idade.

Para os interessados em praticar a modalidade, mas têm vergonha devido à idade, uma das frequentadoras, Margarida Cardoso, de 69 anos, faz uma sugestão. “Deixe a vergonha de lado e venha jogar”, convida. Moradora do bairro Jardim Campos Verdes, Margarida frequenta as aulas há quatro anos. Segundo ela, a atividade traz benefícios à saúde. “Minha maior vontade era poder jogar vôlei. Minha saúde melhorou. Não tenho pressão alta, nem colesterol”, conta.

Frequentar as aulas também traz bem-estar à vida social dos idosos, proporcionando convívio e interação com outras pessoas da mesma faixa etária, como destaca a frequentadora Inês Alonso Perez, de 69 anos. “Ao vir às aulas, nós conversamos, fazemos novas amizades. E isso é muito bom”, diz.

A coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga, explica que por meio das aulas, os idosos podem ainda integrar os times do CCMI e representar o município em competições regionais. “Uma delas é o JORI (Jogos Regionais do Idoso), que acontecerá em junho, em Americana”, informa a coordenadora. O CCMI tem equipes nas categorias masculino e feminino, divididas por faixas etárias.

Ainda há vagas disponíveis para o vôlei adaptado. Os interessados, com idade a partir de 55 anos, devem comparecer ao próprio CCMI, levando RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3X4 e atestado médico. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30 (mulheres), e das 9h30 às 11h (homens).

EVENTOS

Além de vôlei adaptado, o CCMI também oferece aulas de ginástica, zumba, lian gong, dança, coral, teatro, artesanato, violão e catira. “Ainda há vagas disponíveis para as atividades”, diz a coordenadora Fernanda Fadiga. O órgão ainda retomará, em breve, as aulas de hidroginástica. Para isso, realiza o processo de aquisição de equipamentos para a piscina.

Ao longo do ano, o CCMI também promove eventos, tais como bingo, palestras, show de talentos, gincana (setembro) e concurso de beleza de idosos e idosas (novembro).