21 de maio de 2024
Esportes

O esporte além do tradicional: modos de jogo alternativos que encantam

basquete

A variedade dá a nota no esporte. Existem diversas modalidades, que vão desde as mais conhecidas até opções segmentadas que conquistam os jogadores com dinâmicas e desafios fora do comum.

Os esportes tradicionais, como futebol, basquete e tênis, estão amplamente difundidos e reconhecidos em todo o mundo, e essa influência ajudou a criar variantes que se tornaram muito praticadas. É o caso do futebol de salão, o basquete de rua e o padel.

Para além das práticas físicas, existem também modos de jogos alternativos para as modalidades focadas no esforço mental, como o poker. O fundamental é utilizar as bases já estabelecidas e adaptar aspectos da jogabilidade para criar um novo modo de jogo que seja compatível com as condições dos jogadores e também do espaço físico onde será realizado.

A seguir, conheceremos algumas das modalidades que estão conquistando os jogadores com suas características próprias. Confira:

Um esporte mutante

O basquete é por excelência uma modalidade multifacetada. O jogo nasceu pelas mãos de James Naismith, que buscava uma forma de manter os alunos ativos durante os duros meses de inverno no colégio Springfield College, em Massachusetts. Rapidamente, a prática conquistou as escolas e universidades por todos os Estados Unidos.

Atualmente, o formato mais popular do basquete pode ser visto nas quadras da NBA e nos campeonatos organizados pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), ainda que entre os dois existam diferenças consideráveis nas regras e nas dimensões da quadra. A popularidade da modalidade fez com que outros modos de jogo fossem criados.

O Basquete 3×3 é a variante mais exitosa, tamanha é a sua popularidade que até ganhou espaço nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2022 e também estará presente nos Jogos de Paris 2024. As diferenças são muitas, a começar pela quadra, que só é utilizada metade, e os times atacam e defendem o mesmo garrafão; as equipes são formadas por 3 jogadores; e a pontuação também foi alterada, os tiros de fora valem 2 pontos e dentro da zona 1; vence o trio com mais pontos após 10 minutos de jogo ou aqueles que alcançarem os 21 pontos primeiro.

O rei e seus descendentes

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Nascido na Inglaterra, o jogo foi tomando forma a partir de uma série de outras práticas esportivas populares em feiras e colégios, ganhando nome e regras próprias em 1863, com a fundação da Football Association em Londres. Ainda assim, foram décadas de inovação para chegar ao formato que conhecemos atualmente.

As grandes ligas do mundo estão na Europa, com a inglesa sendo a principal atração, ao contar com equipes repletas de estrelas dentro de campo e treinadores consagrados na beira do gramado. Além do futebol profissional, as competições amadoras também possuem prestígio, especialmente, com o público local, como as divisões amadoras de Hortolândia.

Dessa paixão pelo jogo nasceram diversas variantes que fazem muito sucesso com amadores e profissionais. Começando pelo futebol de salão ou futsal, a alternativa rápida e fácil, uma vez que a quadra é muito menor, o número de jogadores também é reduzido e prover partidas com os amigos é uma tarefa fácil. Por outro lado, os moradores de cidades litorâneas criaram o futebol de areia, que representa um novo nível de desafio técnico e também físico, nessa modalidade o Brasil também faz bonito e conquistou o hexa.

Um desafio mental

O poker é um dos jogos de cartas mais famosos do planeta. A origem do título remonta a Europa medieval e à chegada dos franceses a Nova Orleans, nos Estados Unidos. Após anos de transformações, a cidade de Robstown, no Texas, foi o berço do poker Texas Hold’em, o modo mais popular e mais praticado do jogo.

Em 2010, o jogo foi adicionado à categoria de Esportes da Mente pela IMSA (International Mind Sports Association). Essa qualificação comprovou que para alcançar a vitória é preciso contar com uma série de habilidades mentais e descartou o fator sorte, colocando o poker em pé de igualdade com outras modalidades, como xadrez e bridge.

Um modo de jogo muito popular é o Omaha, que surgiu na década de 80, também nos Estados Unidos e embalado pela recente invenção do Texas Hold’em. Apesar das semelhanças, vale destacar as características especiais do omaha poker, jogado com 4 cartas para os praticantes, que devem realizar a melhor combinação utilizando duas dessas e 3 das 5 cartas comunitárias.

Em um mundo onde a diversidade e a criatividade são cada vez mais valorizadas, as variantes esportivas como o futebol de salão, o basquete 3×3 ou o poker omaha desempenham um papel vital na evolução e na expansão do universo esportivo. Ao proporcionar novas formas de engajamento e expressão, essas modalidades continuam a inspirar e cativar pessoas de todas as origens e idades, tornando o esporte verdadeiramente universal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98