Connect with us

Esportes

Morre Bellini, capitão do 1º título mundial do Brasil

Publicado

em

Capitão do Brasil na Copa de 1958, quando a seleção conquistou o primeiro dos seus cinco títulos mundiais no futebol, Bellini morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, após lutar por dez anos contra o Mal de Alzheimer com a mesma bravura com que apresentou nos 21 anos em que esteve nos campos de futebol. Ele estava internado no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, desde a última quarta.

Na nublada tarde de 29 de junho de 1958, em Estocolmo, Hideraldo Luiz Bellini, capitão da seleção, eternizou o gesto de erguer a taça, após a conquista do primeiro título mundial do Brasil. A pequena Jules Rimet de apenas 30 centímetros de altura e quatro quilos de peso foi levantada sobre a cabeça com a determinação de um dos jogadores mais raçudos da história do futebol brasileiro.

Naquele momento histórico veio a cabeça do defensor uma série de coisas, como a Copa de 1938, perdida pelos geniais como Domingos da Guia e Leônidas da Silva, a infância vivida na pequena Itapira, a derrota doída no Maracanã na final da Copa de 1950, diante do Uruguai, o técnico Flávio Costa, que o incentivou a jogar sempre sério, e os 60 milhões de brasileiros que exigiram muita força daquele raçudo zagueiro.

Seu estilo rude e eficiente foi incentivado nos times nos quais atuou – Vasco, São Paulo e Atlético-PR. “Jogar bem, você não sabe. Trate de despachar a bola e deixe que seus companheiros façam as jogadas”, disse Flávio Costa, técnico vascaíno em 1952. “Quando o senhor resolver escalar este rapaz, por favor, me avise para que eu não vá a campo”, cansou de dizer Ciro Aranha, que assumira a presidência do clube de São Januário. “Então é melhor o senhor ficar em casa no domingo”, rebateu Flávio Costa, ao se recusar a colocá-lo no banco de reservas de uma equipe supercampeã, base da seleção brasileira, e que reunia lendas como Barbosa, Danilo e Ademir de Menezes.

Líder nato, foi escolhido de forma unânime pelo elenco como o capitão do fantástico time de 1958, superando um mestre como Nilton Santos, o estilista Didi e uma brilhante promessa como Pelé. “Levanta e vamos jogar”, disse Bellini a Mazzola, que sofria com fortes cãibras no jogo contra a Áustria. Nem o companheiro de zaga, Orlando Peçanha, de estilo clássico, era poupado de críticas, ao se exibir e tocar de letra dentro da área. “Para com isso, moleque!”, dizia.

Em 1964, pelo São Paulo, não concordou com o toque de bola excessivo dos companheiros, que “humilhavam” o adversário. Acabou com a festa dos companheiros dando um bico para as arquibancadas. Nem mesmo quando atuava pelo Milionários, equipe que reunia veteranos célebres na Colômbia, Bellini deixou de lado a seriedade em campo. Brigou com Dorval, ex-ponta direita do eterno Santos de Pelé, por ele ter dado uns golinhos antes de um amistoso.

Em 1990, passou a ensinar sua determinação para 200 garotos de 10 a 16 anos, em uma escolinha de futebol da Prefeitura de São Paulo no bairro do Ibirapuera. “É bom trabalhar com a criançada”, disse, feliz da vida. O zagueiro campeão do mundo de 1958 foi o décimo primeiro de 12 filhos do carroceiro imigrante italiano Hermínio Bellini e também se sagrou campeão mundial em 1962, na Copa realizada no Chile.

Fonte: liberal.com.br

Esportes

Campeonato Amador Hortolândia: Confira os resultados dos primeiros jogos da Semifinal

Publicado

em

Por

Quatro jogos da Ida da Semifinal do Campeonato Amador Hortolândia 2022 agitaram o Campo do Rosolem neste final de Semana.

Na primeira divisão, o Santa Clara bateu o Moleque Travesso por 2 x 1 na noite de sábado(06).

Já neste domingo(7) e ainda na primeira divisão, o Família São Sebastião empatou com o Estrela Vermelha por 2 x 2.

Na segunda divisão o jogo do Frenético x Atlético Ôngaro, no sábado(6) a noite, foi interrompido depois de fogos de artifícios caírem no campo. O jogo estava empatado e será remarcado após julgamento da Associação dos Atletas de Hortolândia.

Patrocinador do Portal Hortolândia no Campeonato Amador 2022

Ainda pela segunda divisão, Na manhã deste domingo(07) o Real São Bento empatou com o São José e voltam a se enfrentar na semana que vem. (1 x 1).

Os jogos da Volta acontece no próximo final de semana, sábado(13) e domingo(14).

Confira os jogos da primeira divisão na integra com a parceria do Edy da Live:

O Campeonato é uma realização da Associação dos Atletas de Hortolândia, com apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Patrocinadores do Campeonato Amador: Freskimassas, Winnersbet, Aki tem Bem Barato, NovoDesigner Móveis planejados, Levíssima, Druds Hotel, Perfil Outdoor, Drogaria Santa Terezinha, Tormel Materiais Elétricos

Continue Lendo

Esportes

Campineiro promete acelerar forte na segunda etapa do Brasileiro de Jet Ski

Publicado

em

jet ski

O paulista Gildo Gonçalves Teixeira promete acelerar forte na segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2022/Pre World Qualifying Series. O piloto de Campinas é um dos destaques da competição e confirmou presença nas disputas que serão realizadas de 19 a 21 deste mês na prainha do Rio Grande, em Rifaina (SP).

Teixeira precisa de bons resultados para continuar com chances de brigar por títulos na competição. Na etapa de abertura, realizada no mês passado em Caraguatatuba, teve problemas com os equipamentos, impedindo de brigar por vitórias. “O Kawasaki estourou o escapamento e o Yamaha quebrou a engrenagem do turbo. Mesmo assim consegui emprestar um jet de outra equipe e participei da categoria Arrancada terminando em terceiro e mesma posição na Supercourse Master”, explicou.

A equipe já está fazendo os acertos necessários nos equipamentos para que tudo esteja em ordem para segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Contando com a experiência e vários conquistas no currículo, Teixeira quer impor um ritmo forte nas baterias que disputará em Rifaina.

Revelou que a preparação da maioria dos pilotos é constante, pois desde que começa a temporada, são várias competições que ocorrem e, por isso é necessário estar bem preparado para enfrentar a diversas provas ao longo do ano.

Nesta temporada, Gildo Teixeira está competindo com o Kawasaki modelo 310 r e um Yamaha GP 1800 r com 300 hp competindo nas categorias turbo. Sua expectativa é de bom desempenho dos dois equipamentos em Rifaina e na etapa final, que será realizada de 7 a 11 de setembro, em Paraty (RJ).

Além de pilotos dos Estado de São Paulo, a segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2022/Pre World Qualifying Series contará com representantes do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, além do Distrito Federal e convidado do Uruguai.

A segunda etapa do 33º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI 2022 / PRE WORLD QUALIFYING SERIES é uma realização da BJSA / ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI  com o Apoio Oficial da PREFEITURA MUNICIPAL DE RIFAINA, Apoio Institucional do MINISTÉRIO DO TURISMO E EMBRATUR, com supervisão da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION, com a aliança internacional através da CONFEDERACION SUDAMERICANA DE MOTOriNAUTICA, Casarini/BRP, jetskiNworld, Jet Chula/Yamaha, Arieltek, Frutalli Açaí, Thomas Cavendish Beer, STELS Quadriciclos Brasil, Bica Jet, PROLIFE,  Revista Oficial Boat Shopping. Produção: G7 SPORTS. O evento conta com apoio da MARINHA DO BRASIL, CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO E POLÍCIA MILITAR.

Continue Lendo

Esportes

Calendário de Corridas em Campinas e região

Publicado

em

corrida

Campinas sempre foi famosa por seus eventos culturais e esportivos, sendo patrona, por exemplo, da Corrida Integração. Mas não é só isso, outras cidades da Região Metropolitana ‘abriram as portas’ para esse tipo de atividade.

Ficou curioso para saber quais são e onde elas vão acontecer? O Portal Hortolândia vai trazer, todo mês, o calendário com local e data.

Data 07-08-2022

Cidades: Valinhos, Americana, Nova Odessa.

Eventos: 39ª Prova Pedestre Cidade de Valinhos, Corrida Solidária do Tigre e Nova Odessa Running – 4ª Edição, respectivamente.

Percursos: 7 km e 12 km.

Data 14-08-2022

Cidades: Campinas.

Eventos: Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas 2022 – Etapa Vila Padre Anchieta.

Percurso: 6km.

Data 20/08/2022

Cidade: Campinas.

Evento: Divas Run – Etapa Inverno.

Percurso: 5km.

Data 21/08/2022

Cidade: Holambra.

Evento: Corrida Turística de Holambra.

Percurso: 8km.

Data 26/08/2022

Cidade: Campinas.

Evento: Ultra Festival 2022 – 1°dia.

Percurso: de 3 hrs a 48hrs.

Data 27/08/2022

Cidades: Americana e Campinas.

Eventos: Night Music Run 2022 – FirstStrike, Ultra Festival Run – 2° dia, Night Music Run.

Percurso: 10km

Data 28/08/2022

Cidades: Hortolândia e Valinhos.

Eventos: 3° Corrida e Caminhada Quebrando o Silêncio e Circuito TrailRunning – Etapa Valinhos.

Percurso: 10 km e 18km.

Contamos com a presença de todos para viver experiências únicas e ingressar no mundo das corridas. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e  compartilhe em suas redes sociais.

Continue Lendo

Noticias

Populares