Connect with us

Esportes

Morador de Hortolândia completa Maratona de Boston, a mais antiga do mundo

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Ivan

Ivan Leite Martins, de 40 anos, disputará, também neste ano, Maratona de Nova Iorque

A conquista no esporte é o resultado de treinamento, dedicação, disciplina e amor. O objetivo não é concluído da noite para o dia, são horas, meses e até anos de foco total para chegar ao topo. Agora, imagina representar a cidade e o país na maratona anual mais antiga do mundo ? Não parece uma tarefa fácil, mas o morador de Hortolândia, Ivan Leite Martins, 40 anos de idade, provou ser possível, escreveu o nome da cidade e levou as cores do Brasil nos mais de 42 quilômetros da 126º edição da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, disputada na segunda-feira (18/04). E quais caminhos Martins teve que percorrer para chegar até lá? Ele nos contou passo a passo desta “batalha”.

Anuncio

“Me mudei para Hortolândia em 2014 e sempre gostei de atividades físicas. Praticava caminhada e futebol. Até que amigos do trabalho me apresentaram as corridas de rua. Me apaixonei. Na cidade, comecei a correr e participar de provas de ruas de cinco quilômetros com meus amigos. Comecei a correr para manter o peso e melhorar saúde. Com o tempo, veio a vontade melhorar o tempo percorrido e, cada vez mais, estava envolvido com o esporte”, conta o encarregado do tratamento dos sistemas de água e esgoto da unidade de Hortolândia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Sorocaba, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade escolhida para que o morador do Condomínio Vila Flora, disputasse uma maratona. “Concluí a corrida, mas fiquei realmente cansado, porém descobri que as distâncias me motivavam”, conta. Com os treinamentos, vieram a melhora na performance e, no final de 2016, passou a contar com a assessoria da Top Energy Run, empresa hortolandense de consultoria esportiva, para que pudesse realizar o objetivo de também participar em uma maratona de 42 quilômetros.

Advertisement

Foram diversos desafios até obter o índice para a Maratona de Boston. “Me preparei para ultramaratonas. Cheguei a fazer 217 quilômetros sem parar em 35 horas direto, uma corrida chamada non stop. Também participei da maratona chamada Floripa42K, em junho de 2019 e, neste mesmo ano, participei da Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, conquistando um tempo ainda menor, o que é essencial para a obtenção de índices que contribuam para a minha participação em grandes maratonas”, comenta Martins.

medalhaBoston

A “CORRIDA PELA CORRIDA”

Com ótimos índices nas maratonas, abaixo de 3 horas, o sonho da disputa da Maratona de Boston estava mais perto e, para o itapetininguense, que escolheu Hortolândia como cidade do coração, bastava a inscrição para participar de uma das maiores maratonas mundiais. “Aí começou a minha luta”, explica. Com a inscrição aceita para a disputa em 2020, um inimigo mortal e silencioso assolou o mundo. A pandemia do Coronavírus interrompeu a disputa por quatro vezes, mas como bom esportista, Martins não desistiu.

“Em todo adiamento, disputava a vaga com índice. Durante a pandemia foram quatro disputas virtuais. Nesse intervalo, fiz algumas ultramaratonas e acabei lesionado no final do ano passado. Consegui a recuperação a tempo para participar da Maratona de Boston e, após muito esforço e com apoio da família, amigos e da consultoria esportiva, mesmo não estando 100% fisicamente, ao lado de aproximadamente 30 mil participantes, entre eles, 300 brasileiros que foram selecionados, com uma temperatura de sete graus, me aventurei para completar os quase 42 quilômetros da maratona”, conta.

Entre os milhares de inscritos na Maratona de Boston, Martins ficou entre os 700 melhores com competidores até os 40 anos de idade, figurou na posição 4.032 entre os homens e na posição 4.435 entre as categorias mistas (homens e mulheres). Ele não para por aí e, no final deste ano, disputará mais uma das chamadas Majors Marathon, em Nova Iorque, também nos Estados Unidos. “Já participei das maratonas de Chicago, Boston e, agora a meta é a de Nova Iorque. Após essa, faltará as de Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão). Para completar a meta que é conquistar a Six Star Medal, premiação para o maratonista que participou destas seis provas, as mais importantes do mundo”, explica Martins.
Hortolândia continuará a torcida para que “seu filho ilustre” continue levando o nome da cidade pelos quatro cantos do mundo através do esporte.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Esportes

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Dia dos Patinadores

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o Dia dos Patinadores, comemorado anualmente em 14 de abril.

O objetivo é reconhecer e valorizar a prática da patinação na cidade. Durante as conversas, os praticantes e entusiastas do esporte ressaltaram a importância de espaços dedicados ao esporte, como pistas exclusivas e locais adequados para a realização de campeonatos e competições.

Anuncio

Além de homenagear os patinadores locais, a escolha da data, 14 de abril, coincide com o Dia Internacional dos Patinadores, uma celebração mundial da atividade. O Brasil já sediou diversos campeonatos de patinação que atraem participantes de diferentes regiões do país, destacando o crescimento e a popularidade do esporte.

Mais detalhes sobre o Dia dos Patinadores em Hortolândia

A patinação em Hortolândia tem conquistado cada vez mais adeptos, de todas as idades, devido aos inúmeros benefícios que oferece.

Advertisement

Além de promover a flexibilidade do corpo e fortalecer a musculatura, a prática contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, controle do peso infantil e fomenta o convívio social e o bem-estar psicológico.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Esportes

Festival APC de Atletismo Paraolímpico será realizado na PUC-Campinas

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Paraolímpico

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC), realiza no próximo dia 27/04 o Festival de Atletismo Paraolímpico, voltado para pessoas com deficiência física, visual e intelectual a partir dos oito anos de idade. As atividades serão oferecidas gratuitamente na Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física de PUC-Campinas, das 9h às 12h. Para participar, é preciso apenas fazer a inscrição por meio deste formulário.

O evento busca promover a vivência prática e lúdica de várias modalidades de atletismo adaptado para crianças e adolescentes entre oito e 18 anos, valorizando a interação e a inclusão social e a compreensão das diferenças por meio do esporte. Dentre as atividades oferecidas, estão 50 e 100 metros rasos, Revezamento 4x30m, Salto em Distância, Lançamento de Disco, Club, Dardo, Pelota, além de Arremesso de Peso. Para Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, gerente de projetos da APC, essa é uma oportunidade de incentivar a prática esportiva adaptada. “É fundamental apresentar a modalidade para as pessoas com deficiência, para que elas possam conhecer o esporte e se interessar por ele”, explica Luiz Marcelo.

Anuncio

O Festival APC de Atletismo Paraolímpico é realizado pela Associação Paraolímpica de Campinas em parceria com a Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas e com o governo municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas.

Serviço:

Advertisement

Festival APC de Atletismo Paraolímpico será realizado na PUC-Campinas

Data: 27/04/23

Horário: das 9 às 12 horas

Local: Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas – Campus 1 – Rua Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural, Fazenda Santa Cândida

Advertisement

Inscrições: https://forms.gle/xzvFbe8x30Eqdj3gz

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Esportes

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Futebol Amador de Hortolândia

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster. A última rodada da primeira fase definirá as equipes que avançarão para a fase final.

O grupo A é liderado pelo CVA, seguido de perto pelo San Marino. Enquanto isso, no grupo B, o Moleque Travesso assume a liderança, com o Internacional na segunda posição.

Anuncio

Nas categorias Juvenil e Juniores, as penúltimas rodadas da primeira fase prometem fortes emoções. No Juvenil, União AF e Dragon lideram seus respectivos grupos, enquanto Canarinho e Inter Remanso despontam como os principais concorrentes no grupo B. Já no Juniores, Vila Real e Flamenguinho dominam o grupo A, enquanto Redmidos e Família São Sebastião lideram o grupo B.

Além disso, no Campeonato Interno das secretarias da Administração Municipal, a terceira rodada da primeira fase também será disputada. As secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Meio Ambiente e Educação, Ciência e Tecnologia ocupam as primeiras posições, demonstrando um alto nível de competitividade entre os times.

Advertisement

Como acompanhar o futebol amador de Hortolândia?

Para acompanhar de perto todos os lances e resultados dessas emocionantes partidas, os interessados podem utilizar o aplicativo Placar Esportivo. Basta baixar o aplicativo através dos links disponibilizados para Android e iPhone, procurar por “Hortol” e selecionar o logo da PMH. Na seção “Agenda”, é possível escolher os jogos dos Campeonatos da Prefeitura e acompanhar cada lance de forma detalhada.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região4 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade4 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial8 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade9 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade9 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade10 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos11 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares