Connect with us

Esportes

Morador de Hortolândia completa Maratona de Boston, a mais antiga do mundo

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Ivan

Ivan Leite Martins, de 40 anos, disputará, também neste ano, Maratona de Nova Iorque

A conquista no esporte é o resultado de treinamento, dedicação, disciplina e amor. O objetivo não é concluído da noite para o dia, são horas, meses e até anos de foco total para chegar ao topo. Agora, imagina representar a cidade e o país na maratona anual mais antiga do mundo ? Não parece uma tarefa fácil, mas o morador de Hortolândia, Ivan Leite Martins, 40 anos de idade, provou ser possível, escreveu o nome da cidade e levou as cores do Brasil nos mais de 42 quilômetros da 126º edição da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, disputada na segunda-feira (18/04). E quais caminhos Martins teve que percorrer para chegar até lá? Ele nos contou passo a passo desta “batalha”.

Anuncio


“Me mudei para Hortolândia em 2014 e sempre gostei de atividades físicas. Praticava caminhada e futebol. Até que amigos do trabalho me apresentaram as corridas de rua. Me apaixonei. Na cidade, comecei a correr e participar de provas de ruas de cinco quilômetros com meus amigos. Comecei a correr para manter o peso e melhorar saúde. Com o tempo, veio a vontade melhorar o tempo percorrido e, cada vez mais, estava envolvido com o esporte”, conta o encarregado do tratamento dos sistemas de água e esgoto da unidade de Hortolândia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Sorocaba, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade escolhida para que o morador do Condomínio Vila Flora, disputasse uma maratona. “Concluí a corrida, mas fiquei realmente cansado, porém descobri que as distâncias me motivavam”, conta. Com os treinamentos, vieram a melhora na performance e, no final de 2016, passou a contar com a assessoria da Top Energy Run, empresa hortolandense de consultoria esportiva, para que pudesse realizar o objetivo de também participar em uma maratona de 42 quilômetros.

Advertisement

Foram diversos desafios até obter o índice para a Maratona de Boston. “Me preparei para ultramaratonas. Cheguei a fazer 217 quilômetros sem parar em 35 horas direto, uma corrida chamada non stop. Também participei da maratona chamada Floripa42K, em junho de 2019 e, neste mesmo ano, participei da Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, conquistando um tempo ainda menor, o que é essencial para a obtenção de índices que contribuam para a minha participação em grandes maratonas”, comenta Martins.

medalhaBoston

A “CORRIDA PELA CORRIDA”

Com ótimos índices nas maratonas, abaixo de 3 horas, o sonho da disputa da Maratona de Boston estava mais perto e, para o itapetininguense, que escolheu Hortolândia como cidade do coração, bastava a inscrição para participar de uma das maiores maratonas mundiais. “Aí começou a minha luta”, explica. Com a inscrição aceita para a disputa em 2020, um inimigo mortal e silencioso assolou o mundo. A pandemia do Coronavírus interrompeu a disputa por quatro vezes, mas como bom esportista, Martins não desistiu.

“Em todo adiamento, disputava a vaga com índice. Durante a pandemia foram quatro disputas virtuais. Nesse intervalo, fiz algumas ultramaratonas e acabei lesionado no final do ano passado. Consegui a recuperação a tempo para participar da Maratona de Boston e, após muito esforço e com apoio da família, amigos e da consultoria esportiva, mesmo não estando 100% fisicamente, ao lado de aproximadamente 30 mil participantes, entre eles, 300 brasileiros que foram selecionados, com uma temperatura de sete graus, me aventurei para completar os quase 42 quilômetros da maratona”, conta.

Entre os milhares de inscritos na Maratona de Boston, Martins ficou entre os 700 melhores com competidores até os 40 anos de idade, figurou na posição 4.032 entre os homens e na posição 4.435 entre as categorias mistas (homens e mulheres). Ele não para por aí e, no final deste ano, disputará mais uma das chamadas Majors Marathon, em Nova Iorque, também nos Estados Unidos. “Já participei das maratonas de Chicago, Boston e, agora a meta é a de Nova Iorque. Após essa, faltará as de Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão). Para completar a meta que é conquistar a Six Star Medal, premiação para o maratonista que participou destas seis provas, as mais importantes do mundo”, explica Martins.
Hortolândia continuará a torcida para que “seu filho ilustre” continue levando o nome da cidade pelos quatro cantos do mundo através do esporte.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Esportes

Festival APC de Atletismo Paraolímpico será realizado na PUC-Campinas

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Paraolímpico

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC), realiza no próximo dia 27/04 o Festival de Atletismo Paraolímpico, voltado para pessoas com deficiência física, visual e intelectual a partir dos oito anos de idade. As atividades serão oferecidas gratuitamente na Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física de PUC-Campinas, das 9h às 12h. Para participar, é preciso apenas fazer a inscrição por meio deste formulário.

O evento busca promover a vivência prática e lúdica de várias modalidades de atletismo adaptado para crianças e adolescentes entre oito e 18 anos, valorizando a interação e a inclusão social e a compreensão das diferenças por meio do esporte. Dentre as atividades oferecidas, estão 50 e 100 metros rasos, Revezamento 4x30m, Salto em Distância, Lançamento de Disco, Club, Dardo, Pelota, além de Arremesso de Peso. Para Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, gerente de projetos da APC, essa é uma oportunidade de incentivar a prática esportiva adaptada. “É fundamental apresentar a modalidade para as pessoas com deficiência, para que elas possam conhecer o esporte e se interessar por ele”, explica Luiz Marcelo.

Anuncio


O Festival APC de Atletismo Paraolímpico é realizado pela Associação Paraolímpica de Campinas em parceria com a Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas e com o governo municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas.

Serviço:

Advertisement

Festival APC de Atletismo Paraolímpico será realizado na PUC-Campinas

Data: 27/04/23

Horário: das 9 às 12 horas

Local: Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas – Campus 1 – Rua Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural, Fazenda Santa Cândida

Advertisement

Inscrições: https://forms.gle/xzvFbe8x30Eqdj3gz

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Esportes

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Futebol Amador de Hortolândia

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster. A última rodada da primeira fase definirá as equipes que avançarão para a fase final.

O grupo A é liderado pelo CVA, seguido de perto pelo San Marino. Enquanto isso, no grupo B, o Moleque Travesso assume a liderança, com o Internacional na segunda posição.

Anuncio


Nas categorias Juvenil e Juniores, as penúltimas rodadas da primeira fase prometem fortes emoções. No Juvenil, União AF e Dragon lideram seus respectivos grupos, enquanto Canarinho e Inter Remanso despontam como os principais concorrentes no grupo B. Já no Juniores, Vila Real e Flamenguinho dominam o grupo A, enquanto Redmidos e Família São Sebastião lideram o grupo B.

Além disso, no Campeonato Interno das secretarias da Administração Municipal, a terceira rodada da primeira fase também será disputada. As secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Meio Ambiente e Educação, Ciência e Tecnologia ocupam as primeiras posições, demonstrando um alto nível de competitividade entre os times.

Advertisement

Como acompanhar o futebol amador de Hortolândia?

Para acompanhar de perto todos os lances e resultados dessas emocionantes partidas, os interessados podem utilizar o aplicativo Placar Esportivo. Basta baixar o aplicativo através dos links disponibilizados para Android e iPhone, procurar por “Hortol” e selecionar o logo da PMH. Na seção “Agenda”, é possível escolher os jogos dos Campeonatos da Prefeitura e acompanhar cada lance de forma detalhada.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Esportes

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Copa Hortolândia de Judô

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã (20), às 9h30. Para quem quiser assistir, basta ir até o Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, situado na Vila Real.

Com a proximidade do evento, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que quase 600 competidores já confirmaram presença, sendo que mais de 50 deles representam a cidade de Hortolândia. Os participantes serão distribuídos em diversas categorias conforme suas faixas etárias e níveis de habilidade.

Anuncio


O secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin, destacou a importância do evento para a comunidade esportiva local, ressaltando o crescimento do número de participantes em relação às edições anteriores.

Ele enfatizou que a competição já se tornou uma tradição na cidade, atraindo atletas de diferentes regiões do estado de São Paulo. Além disso, Zorzin enfatizou o compromisso da administração municipal em promover o desenvolvimento do esporte, oferecendo infraestrutura adequada para a realização de eventos como a Copa Hortolândia de Judô.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos7 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
Nossa Cidade7 horas ago

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
Nossa Cidade8 horas ago

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

qualifica-sp qualifica-sp
Cursos9 horas ago

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

Hortolândia Hortolândia
Nossa Cidade10 horas ago

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

banco de alimentos banco de alimentos
Nossa Cidade10 horas ago

17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

mudas e adubo orgânico mudas e adubo orgânico
Nossa Cidade10 horas ago

Saiba como retirar mudas e adubo orgânico gratuitamente em Hortolândia

Se você deseja retirar mudas e adubo orgânico de forma gratuita em Hortolândia, vá até o Viveiro Municipal “Antônio da...

Advertisement
cinema

Populares