Ondas de espanto se espalharam pelo mundo do futebol no final do mês passado, quando foi anunciado que a lenda argentina Diego Maradona havia falecido. O vencedor da Copa do Mundo era uma lenda do futebol e teve passagens pelo Argentinos Juniors, Boca Juniors (x2), Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell’s Old Boys. Qualquer que fosse a equipe pela qual Maradona jogasse, certamente se poderia garantir que seriam os favoritos nas apostas esportiva.
Ao nos lembrarmos da grande carreira futebolística de Maradona, que nunca faltou a gols e dribles incríveis, vamos dar uma olhada em alguns de seus melhores e piores momentos contra o maior rival da Argentina, o Brasil.
Mundialito de 1980 – fase de grupos – Brasil 1 x 1 Argentina
O Mundialito, ou “pequena Copa do Mundo”, foi realizado no Uruguai de dezembro de 1980 a janeiro de 1981 para marcar o 50º aniversário da primeira Copa do Mundo. A Argentina participou de um grupo ao lado do Brasil e da Alemanha Ocidental. Maradona, aos 20 anos, foi o grande destaque da partida e, após criar várias chances, finalmente abriu o placar aos 30 minutos, batendo um zagueiro da Seleção com a bola na lateral, antes de entrar na área e acertando um chute forte e rasteiro, batendo o goleiro brasileiro. Foi o primeiro e único gol de Maradona contra o Brasil.
Copa do Mundo FIFA de 1982 – segunda fase de grupos (quartas de final) – Argentina 1 x 3 Brasil
A Copa do Mundo de 1982 na Espanha foi a primeira chance dos torcedores do Barcelona verem o Maradona, que haviam acabado de contratar do Boca Juniors, ao vivo. A Argentina era a atual campeã e saiu do Grupo 3 na segunda colocação, depois de perder o jogo de estreia para a Bélgica. A segunda fase de grupos que foi colocados todos contra todos com 3 equipes e apenas uma equipe passando. A Argentina empatou com a Itália e com Brasil, e depois de perder por 2 a 1 para o primeiro, a Argentina precisava ganhar da Seleção. O Brasil fazia faltas constantemente em Maradona, e bateu a Argentina por 3 x 1, e o El Pibe de Oro perdeu a paciência e recebeu um cartão vermelho por uma entrada dura sobre Batista.
Copa do Mundo FIFA de 1990 – Oitavas de final – Brasil 0 x 1 Argentina
A Copa do Mundo de 1990 na Itália foi a penúltima partida de Maradona no torneio, e a Argentina enfrentou o Brasil nas oitavas de final. Foi um confronto acirrado, mas nenhum dos times conseguiu romper as defesas durante grande parte do jogo. Foi assim até os 36 minutos do segundo tempo, quando Maradona recebeu dentro do próprio meio-campo de defesa, antes de partir em disparada, driblando vários brasileiros e tocando para Claudio Caniggia, que fez o resto, tirando do goleiro da Seleção e encontrando o fundo da rede. A Argentina acabou perdendo para a Alemanha Ocidental na final.
Copa do Mundo FIFA 2010 – Eliminatórias – Argentina 1 x 3 Brasil
A Argentina de Maradona estava lutando para se classificar para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul quando recebeu o Brasil no estádio Gigante de Arroyito em Rosário, Santa Fé, e foi uma noite para se esquecer para o treinador da equipe. Luisão e Luís Fabiano marcaram em sequência, dando à Seleção uma vantagem de 2 a 0 no intervalo. Jesús Dátolo deu à equipe de Maradona um vislumbre de esperança no segundo tempo, mas apenas dois minutos depois Luís Fabiano aumentou a vantagem do Brasil para dois gols. A vitória garantiu aos visitantes a vaga na Copa do Mundo, enquanto a Argentina ainda precisava lutar pela classificação, que acabou conquistando.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98