12 de junho de 2024
Esportes

Hortolandense é campeão brasileiro de luta de braço

luta-de-braco-valdomiro-de-souza

Pela 13ª vez, Valdomiro de Souza levanta taça nacional; atleta ganhou na disputa dos dois braços

Valdomiro de Souza sagrou-se campeão brasileiro de luta de braço pela 13ª vez. O atleta PCD (Pessoa com deficiência) estava defendendo o título, já que em 2013 havia vencido. Ele levantou o troféu na disputa dos dois braços no último domingo (17/08), em Indaiatuba. O lutador, que competiu na categoria 60kg, contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação.

O atleta enfrentou sete lutadores e ganhou nas finais do bracista de Engenheiro Coelho. Na classificação geral, a cidade ficou em terceiro lugar, seguida de Indaiatuba, 1º lugar, e Brotas, 2º lugar.

“Foi uma competição muito difícil que reuniu os melhores. Tive um ótimo desempenho, pois treinei muito para vencer mais uma vez esta competição. Agora, é dar sequência nos treinamentos visando o Campeonato Mundial, que será entre os dias 7 e 13 de outubro, na Polônia”, afirma o campeão.

No ano passado, Valdomiro ficou com a quinta colocação no mundial. “Este ano tenho chances de ser campeão, pois mudaram as regras da competição. Antes, era misto, ou seja, os atletas não eram divididos pela deficiência. Agora, eu estou na categoria cadeirante, lutarei com bracistas só da minha categoria. Quero trazer o troféu para a cidade”, explica Valdomiro.

O sonho de Valdomiro é disputar a Paraolimpíada. “A luta de braço se tornará Paraolímpica. É um grande avanço no esporte. Tenho chances muito grandes de me tornar campeão, pois com a divisão das categorias irei me empenhar o máximo para conquistar o título. Tenho uma grande experiência na luta de braço, pois já fui campeão oito vezes do mundial”, completa o atleta.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98