Esportes

Grupo de idosos participará da 3ª Corrida e Caminhada da Igualdade no domingo (20/03)

Grupo é formado por 35 frequentadores do CCMI Remanso Campineiro e CRAS Jardim Rosolen

O público da Melhor Idade também se mobiliza para a 3ª Corrida e Caminhada da Igualdade, que acontece neste domingo (20/03) em Hortolândia. Prova disso é um grupo de 35 idosos, formado por frequentadores do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro e do CRAS Jardim Rosolen (Centro de Referência de Assistência Social), ambos órgãos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura.

Anuncio


Para fazer bonito na caminhada, o grupo se prepara com afinco, se exercitando e praticando atividades como ginástica, vôlei, hidroginástica, natação e lian gong (ginástica terapêutica chinesa que trabalha alongamento, respiração e postura), oferecidas pelo CCMI Remanso Campineiro e CRAS Jardim Rosolen. “O objetivo é proporcionar mais uma atividade que mostre a importância de cuidar da saúde e melhore a qualidade de vida deles”, explica a gerente de divisão da Melhor Idade, Fernanda Fadiga, acrescentando que o CCMI Remanso Campineiro leva idosos para participar da Corrida e Caminhada da Igualdade desde a primeira edição.

As mulheres predominam no grupo: são 30 e apenas 5 homens. De acordo com Fernanda, pelo fato de, tradicionalmente, as mulheres se preocuparem mais com saúde e bem-estar, elas são maioria no grupo que irá ao evento. “As mulheres procuram as atividades por iniciativa própria. Já os homens, quando vão, ficam tímidos no início ao verem que a participação é maior de mulheres, e por ter aquele pensamento que ‘homem não precisa fazer exercício’”, observa.

Saúde e energia

O resultado de praticar várias atividades físicas é que o grupo de idosos esbanja saúde e energia de dar inveja aos jovens, como mostram o casal Camilo Luiz Spigolon, de 73 anos, e Maria Rosa de Moura Spigolon, de 70 anos, e Maria Elizabeth Ferreira de Souza, de 70 anos.

Camilo e Maria Rosa vão juntos à Corrida e Caminhada da Igualdade pela primeira vez. Seu Camilo conta que durante 20 anos participou de várias corridas. Chegou inclusive a correr em edições da São Silvestre, quando o evento era à meia-noite. Mas, recentemente, devido a um problema de saúde, teve que parar. Com apoio da família, voltou a praticar exercícios físicos. “Faço caminhadas perto de onde moro toda tarde. Ando uma hora, faça chuva, faça sol”, diz.

Quando vai ao CCMI Remanso Campineiro, seu Camilo conta com a companhia da esposa. “Há um ano que frequentamos o CCMI. Participamos de várias atividades”, conta dona Maria Rosa. Por sua vez, Maria Elizabeth já participou das outras edições do evento, e relata que é uma experiência gratificante. Ela não vê a hora do domingo chegar. “Sou agitada. Vou caminhar pra valer”, diz enfática.

Idosos que estiverem interessados em participar das atividades do CCMI, basta ir à unidade do Remanso Campineiro (rua Euclides Pires de Assis, 200) ou do Jardim Amanda (rua Washington Luís, 977, Jardim Amanda II) e fazer o cadastro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. São necessários RG, CPF, comprovante de residência, 2 fotos 3X4 e atestado médico que comprove estar apto para atividades físicas. Atualmente, as duas unidades do CCMI têm mais de 600 pessoas cadastradas.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo