Esportes

Ginástica artística de Hortolândia é vice-campeã por equipes no Uruguai

Atletas das escolinhas da Prefeitura conquistaram duas medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze

ginastas de hortolandia no uruguai

Hortolândia é destaque, mais uma vez, em competições internacionais de ginástica artística. As equipes femininas, que fazem parte das escolinhas esportivas da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação, conquistaram o 2º lugar na XVI Copa Olímpia Internacional de Ginástica Artística, nas categorias Livre-F e Nível 5. O primeiro lugar, nos dois casos, ficou com o time da casa, o Olimpia. A equipe masculina, que passa por reestruturação, ficou em quarto lugar na categoria Livre-M.

Realizada nos dias 8 e 9 deste mês, no clube Atlético Olimpia, em Montevideo, no Uruguai, a competição mobilizou 947 atletas, entre eles, ginastas que disputam as Olimpíadas e outros campeonatos mundiais, representando países como Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Brasil, segundo o site oficial do torneio. No ano passado, os atletas locais foram campeões na categoria feminina e vice, na masculina. Em 2011, a equipe conquistou o segundo lugar na disputa, em ambas as categorias.

Medalhas individuais

Além da competição por equipe, os ginastas de Hortolândia também ganharam medalhas individuais. No total, foram duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze (confira o quadro completo abaixo).

Na categoria N5-F Infantil A, Milena Jasper da Silva, com nota 26,30, conquistou o primeiro ouro, no primeiro dia de competições. Ainda no sábado, veio a segunda medalha dourada na categoria N1-M, Pré Infantil, com Pedro Emanuel Agnello Silva, que atingiu a nota 85,90.

Além deles, integram a delegação os seguintes ginastas: Bruna Caroline Silva, Juliana Batista de Oliveira, Jéssica Ribeiro da Silva, Jéssica Fulanetto, Mayara Cristina Antônio e Gabriella Silva Brito de Jesus (Equipe Livre); Milena Jasper, Ana Carolina Alves, Nicole Gonçalves e Maria Fernanda Teixeira (Nível 5); Leonardo Estevão Sante Maria, Miguel Alves, Dario Fernando Ribeiro e João Vitor Beleboni (Equipe Masculina); e Pedro Agnelo Silva (Nível Iniciante).

“Competimos muito bem e fizemos bonito”, afirma Lilian Sante Maria, técnica da equipe. “Perdemos por uma diferença inferior a um ponto nas categorias. Isso é dedicação, empenho, garra e motivação, o que mostra que estamos crescendo, melhorando, nos superando a cada competição. Recebemos muitos elogios por aqui com relação à nossa organização e nível técnico, o que é muito bom e gratificante. Mostra o quanto cada passo tem valido a pena rumo aos objetivos”, acrescenta Lílian.

“Acompanhar a equipe de ginástica artística do município é algo que enche os olhos de orgulho”, destaca o chefe da delegação, Wilson José Amaral. “Ver a dedicação e o empenho de cada atleta para fazer o melhor e representar bem o município e o Brasil”, afirma.

Segundo Wilson, depois da participação na Copa Olímpia, a equipe dirige seus esforços, a partir de agora, para os Jogos Regionais, que serão realizados na primeira quinzena de julho, em Itatiba.

De acordo o secretário de Esporte e Recreação, Nei Fuzetti, a equipe é um orgulho para a cidade. “É muito gratificante ver que um trabalho que começou anos atrás recebe reconhecimento internacional”, afirma. “A Secretaria de Esporte vem se dedicando ao máximo, fazendo tudo o que pode para incentivar o trabalho de nossos atletas, que já estão num alto nível de rendimento. Quando a gente vê lotado aquele centro de ginástica, fica feliz. Faz parte do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo. O caminho é este: incentivar o trabalho deles. Quem sabe algum ginasta não consegue representar a cidade e o País nas olimpíadas?”, sonha o secretário.

Confira o quadro de medalhas

 

FEMININO

 

ATLETA

CLUBE/PAÍS

NOTA

COLOCAÇÃO

 

Livre – infantil

 

1Agustina PirriOLIMPIA/URU44,85
2Jessica Ribeiro da SilvaHortolândia/BRA42,35

 

Livre – juvenil

 

1Sofia RodriguezOLIMPIA46,65
2Mayara Cristina Antonio LeiteHortolândia/BRA44,15
3Juliana Batista de OliveiraHortolândia/BRA43,35
4Gabriella Silva Brito de JesusHortolândia/BRA42,45

 

Livre – sênior

1Abataneo AntonellaC.C.A./ ARG47,80
2Bruna Caroline da SilvaHortolândia/BRA40,20

 

Nível 5 – infantil A

1Milena Jasper da SilvaHortolândia/BRA26,30
2Ana Carolina Souza AlvesHortolândia/BRA25,70
3Nicole de Cassia GonçalvesHortolândia/BRA25,60
4Maria Fernanda TeixeiraHortolândia/BRA18,50

 
 
MASCULINO

 

ATLETA

CLUBE/PAÍS

NOTA

COLOCAÇÃO

N1 – Pré infantil

 

1Pedro Emanuel Agnello SilvaHortolândia/BRA85,90
2Tomas AredesCAT ARG84,50

 

Livre – Infantil

 

1Francisco Perez MenesesIRFE/CHI69,80
2Pralong MarianoCAR/ ARG68,75
3Miguel Alves da SilvaHortolândia/BRA67,60
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98