Connect with us

Esportes

Equipe de atletismo da APC encerra Nacional com 15 medalhas, três recordes das Américas e dois Brasileiros

Publicado

em

A temporada 2019 para o atletismo paraolímpico se encerrou no último final de semana, com a conclusão do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Paratletismo. A competição rendeu ótimos resultados à APC –

Associação Paraolímpica de Campinas: além de 15 medalhas, os atletas conquistaram três Recordes das Américas, dois Recordes Brasileiros e seis Recordes do Campeonato.

“Apesar da oscilação climática, muitos dos nossos objetivos foram alcançados nesta competição. Um exemplo é a melhora dos índices técnicos dos nossos atletas. De toda a equipe, apenas um atleta não medalhou; os demais todos medalharam. Tivemos alguns quartos e quintos lugares também, mas ainda assim com tempos e marcas bem próximas da melhor marca pessoal, o que mostra que eles estão competindo em alto nível”, pontua Sinval Oliveira, oitavo colocado entre os melhores técnicos do Brasil.

Tais conquistas renderam à entidade o quinto lugar entre os 132 clubes participantes e a sexta posição no quadro de medalhas. “Ano passado nós ficamos em oitavo e os resultados da competição deste ano nos permite subir degraus importantes. Fechamos o ciclo como a entidade que mais recordes bateu, o que qualifica o mérito individual, mas ressalta o valor coletivo. Essa foi uma temporada muito significativa para nós, um grupo enxuto, razoavelmente pequeno, mas de muita qualidade. Incluindo a parte técnica, tendo em vista a colocação final do nosso técnico Sinval, que carrega com ele toda a comissão”, comenta Luiz Marcelo, gestor de projetos da APC.

Agora o foco se volta para a temporada 2020. “Encerramos um ciclo e já conseguimos determinar uma projeção para a próxima temporada. Temos uma boa visibilidade da equipe, atletas muito bons, de renome nacional e internacional e que vem rendendo bem. Então a expectativa é classificar alguns nomes para as Paralimpíadas de Tóquio”, conclui Oliveira.

RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

100m T62       OURO Alan Fonteles / 00:11.11 (RA*, RB** e RC***)

100m T37       OURO Verônica Hipólito / 00:13.87 (RB e RC)

200m T62       OURO Alan Fonteles / 00:22.29 (RA)

400m T62       OURO Alan Fonteles / 00:55.76

1500m T37     OURO Luã Mancera / 04:36.15 (RC)

5000m T37     OURO Luã Mancera / 17:30.98 (RB e RC)

Peso F40         OURO Jair Porfírio / Marca: 8.24m (RA e RC)

Peso F44         OURO Maria do Socorro / Marca: 7.17m (RC)

Dardo F40      OURO Jair Porfírio / Marca: 31.85m

Disco F40       OURO Jair Porfírio / Marca: 16.80m

400m T13       PRATA Davi Wilker / 00:51.94

Peso F64         PRATA Jeferson Prado / Marca: 11.07m

Salto T20        PRATA Larissa Oliveira / Marca: 4.82m

Salto T38        PRATA Paulo Machado / Marca: 5.02m

400m T37       BRONZE Luã Mancera / 00:58.84

Salto T37        BRONZE Verônica Hipólito / Marca: 2.98m

100m T38       QUARTO Paulo Machado / 00:12.46

Disco F44       QUARTO Maria do Socorro / Marca: 16.38m

1500m T11     QUINTO Cleiton Lopes / 05:04.86

Dardo F64      QUINTO Jeferson Prado / Marca: 29.10m

Disco F64       QUINTO Jeferson Prado / Marca: 33.48m

400m T38       SÉTIMO Paulo Machado / 01:03.16

* Recorde das Américas ** Recorde Brasileiro *** Recorde do Campeonato

O Projeto

Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I é o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal. As ações prioritárias são a massificação da prática dos esportes paralímpicos e excelência esportiva de rendimento, objetivando o desenvolvimento e crescimento da prática dos esportes paralímpicos na RMC. Buscando dar maiores e melhores oportunidades aos atletas de camadas sociais menos favorecidas, o projeto visa a formação de uma equipe com 12 atletas – em níveis regional, nacional e internacional, cujo trabalho e empenho almejam participação e representação como equipe do município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, bem como em eventos esportivos dos calendários estadual e nacional. Para tanto, são oferecidos treinos diários no CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento), localizado em Campinas, interior de São Paulo, garantindo atendimento de excelência no processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em esportes paralímpicos. Com duração de doze meses, CTEPCR: Atletismo Fase I recebe patrocínio da 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, CI&T, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além de apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

Esportes

Tenista Manuela faz preparação intensa para a Copa Gerdau e Banana Bowl, em Porto Alegre

Publicado

em

Após três semanas consecutivas disputando torneios válidos pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis), Manuela Gonçalez Ganciar conquistou títulos jogando simples e duplas e chegou nas semifinais jogando duplas. Esses resultados renderão à jovem tenista pontos importantes para o ranking da CBT que, até o momento, ainda não foi atualizado.

Nas próximas duas semanas a tenista se preparará para disputar os pré-qualificatórios para dois torneios importantes do calendário mundial juvenil de tênis: Brasil Juniors Cup – também conhecido como Copa Gerdau (em Porto Alegre, de 14 a 20 de fevereiro) – e o Banana Bowl, em Criciúma, entre 21 e 27 de fevereiro.

As fases pré- qualificatórias acontecerão nas semanas anteriores aos torneios e serão disputadas entre tenistas brasileiros.

A tenista novaodessense treina na Sociedade Hípica de Campinas, de segunda a sexta, 7 horas por dia.

Continue Lendo

Esportes

Tenista da região disputará Copa São Paulo pelo Brasileiro de Tênis

Publicado

em

Manuela

A jovem tenista Manuela Gonçalez Ganciar terá seu primeiro desafio jogando simples nesta terça-feira(18/01), contra Maria Munhoz  (São Paulo), pela Copa São Paulo. A disputa que vale o Troféu Marilia Silberberg acontece na cidade de São Carlos até 23 de janeiro, em dois locais: no São Carlos Clube e no São Carlos Country Club.


A competição reúne os principais tenistas juvenis de todo o Brasil e somará mais pontos no ranking da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), elevando o nível técnico do torneio.
No dia 19, Manuela também entrará em quadra, desta vez jogando duplas ao lado de Gabriela Oliveira (Rio Claro), ainda sem adversárias definidas.


Manuela teve um excelente início de temporada conquistando títulos jogando simples e duplas em Serra Negra, durante a 1ª etapa do 18º Circuito Paulista de Tênis, também válido pela CBT. Na 2ª etapa somou pontos, chegou até às quartas de final em simples e à semifinal jogando duplas.

A tenista novaodessense treina diariamente por 7 horas, na Sociedade Hípica de Campinas, clube com grande tradição no tênis brasileiro.

Continue Lendo

Esportes

Copa do Brasil: Primeira fase tem confrontos definidos por sorteio

Publicado

em

Um sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (17) definiu os 40 duelos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022. Nesta etapa, as vagas são decididas em duelo único, com o empate classificando o time visitante. A primeira fase contará com 10 times da Série A do Campeonato Brasileiro.

Dois tradicionais clubes do futebol brasileiro que jogarão a Série B em 2022 vão encarar adversários complicados vindos do interior de São Paulo: o Vasco mede forças com a Ferroviária, de Araraquara, enquanto o Grêmio enfrenta o Mirassol. 

O regulamento da competição na primeira fase estabelece jogo único com mando de campo do time com pior posicionamento no ranking. O vencedor do confronto se classifica automaticamente para a etapa seguinte, e o time visitante [mais bem ranqueado] terá a vantagem do empate.

Os 40 times que avançarem à segunda fase definirão o futuro novamente em partida única, com a mesma regra da fase anterior: a equipe visitante joga por um empate para avançar, o time mandante precisa vencer. Na terceira fase, os 20 classificados iniciam o mata-mata, com jogos de ida e volta, junto às outras doze equipes previamente classificadas: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Remo, que conquistaram o direito pelo desempenho em diversas competições ao longo de 2021.

Como principais atrativos, a Copa do Brasil oferece ao campeão um prêmio na casa de R$50 milhões e também uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. A última partida da competição, que definirá o grande vencedor, está prevista para o dia 19 de outubro.

Duelos da Primeira Fase

Moto Club x Chapecoense

Icasa x Tombense

Bahia de Feira de Santana x Coritiba

Pouso Alegre x Paraná

Mirassol x Grêmio

Azuriz x Botafogo-SP

URT x Avaí

Ceilândia x Londrina

União Rondonópolis x Atlético-GO

Nova Venécia x Ferroviário-CE

Porto Velho x Juventude

Real Noroeste x Operário-PR

Ferroviária-SP x Vasco

Grêmio Anápolis x Juazeirense

Atlético-BA x CSA

Trem-AP x Paysandu

São Raimundo-RR x Ceará

Tuna Luso x Grêmio Novorizontino

ASA x Cuiabá

Lagarto x Figueirense

Altos x Sport

Costa Rica-MS x ABC

Sousa x Goiás

Nova Iguaçu x Criciúma

Globo x Internacional

Humaitá-AC x Brasiliense

Rio Branco-AC x Vila Nova-GO

Maricá-RJ x Guarani

Sergipe x Cruzeiro

Tuntum-MA x Volta Redonda

Portuguesa-RJ x CRB

Operário-MT x Sampaio Corrêa

Campinense x São Paulo

São Raimundo-AM x Manaus

Cascavel x Ponte Preta

Tocantinópolis x Náutico

Salgueiro x Santos

Fluminense-PI x Oeste

Castanhal x Vitória 

Glória-RS x Brasil de Pelotas

Os 40 times que se avançarem à segunda fase definirão o futuro novamente em partida única, com a mesma regra da fase anterior: a equipe visitante joga por um empate para avançar, o time mandante precisa vencer. Na terceira fase, os 20 classificados iniciam o mata-mata, com jogos de ida e volta, junto às outras doze equipes previamente classificadas: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Remo, que conquistaram o direito pelo desempenho em diversas competições ao longo de 2021.

Como principais atrativos, a Copa do Brasil oferece ao campeão um prêmio na casa de R$50 milhões e também uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. A última partida da competição, que definirá o grande vencedor, está prevista para o dia 19 de outubro.

fonte ebc

Continue Lendo

Noticias

Policial4 horas atras

Romu detém individuo com arma de brinquedo e moto com placa adulterada

Na noite dessa quinta (27), a Guarda Municipal patrulhava o bairro Terras de Santo Antônio quando desparrou com uma dupla...

mega-sena mega-sena
Nossa Região5 horas atras

Ninguém acerta na Mega-Sena, mas, aposta de Indaiatuba mais de 50 mil

Apesar de ninguém ter acertado as seis dezenas da Mega Sena, 1 apostador de Indaiatuba levou a Quina. A quantia...

Nossa Cidade11 horas atras

Pessoas com deficiência têm apoio para conseguir emprego por meio do PAT de Hortolândia

Entre 2017 a 2021, o órgão registrou aumento de 1.754% no número de vagas de emprego oferecidas para PCDs Hortolândia...

Nossa Cidade11 horas atras

Prefeitura de Hortolândia renova vínculo com Instituto Esperançar e mantém acolhimento de pessoas em situação de rua

No local, os acolhidos também recebem orientações de profissionais para o acesso à serviços oferecidos  A Prefeitura de Hortolândia renovou...

Nossa Cidade11 horas atras

Hortolândia fará vacinação contra a COVID-19 para crianças, adolescentes, jovens e adultos, sem agendamento, neste sábado (29/01)

Imunização das crianças de 5 a 11 anos será na UBS Novo Ângulo, Vacinação de adolescentes acima de 12 anos,...

Nossa Cidade11 horas atras

Primeira etapa do projeto “Procon no Bairro” acontece neste sábado (29/01), no Jd. Rosolém

Serviços do órgão serão disponibilizados de maneira gratuita, pela Prefeitura de Hortolândia, à partir das 8h A novidade deste sábado...

Populares