Esportes

Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais vai começar!

Desenvolver e fomentar o esporte para pessoas com deficiência visual no estado de São Paulo são os objetivos centrais do “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais”, que terá sua primeira etapa disputada em setembro. Organizado pela FPDC –Federação Paulista de Desporto para Cegos, as competições abrangem as modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, judô, natação e xadrez.

Anuncio


“A ideia é incentivar o esporte inclusivo nas cidades paulistas, motivando as pessoas com deficiência visual à prática desportiva. E os benefícios do esporte são notórios para a saúde e também para a sociabilização dessas pessoas. Além disso, o Circuito Paulista tem como papel difundir os esportes menos conhecidos, mas tão interessante quanto qualquer outro”, comenta Robson Panobianco, atual presidente da FPDC.

O evento é organizado pela Federação Paulista de Desporto para Cegos (FPDC) e dividido em três etapas. A primeira delas acontece entre os dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Podem participar entidades filiadas e não filiadas, que nesta primeira etapa ficam isentas de taxa. É preciso, no entanto, inscrever-se no site oficial do projeto. O prazo para as entidades filiadas se encerrou no último dia 31/08; agora, até 08/09, o formulário fica disponível apenas para não filiadas e atletas sem clube. As inscrições para atletismo e goalball, no entanto, já encontram-se encerradas. Para a natação, restam ainda 40 vagas; futebol de 5, xadrez e judô seguem com as adesões.

Considerado um evento de grande porte e uma das maiores competições paradesportivas do Brasil por concentrar seis modalidades em um único dia, a expectativa da FPDC é de que sejam atendidos cerca de 1500 atletas de forma direta. A intenção é também atrair entidades que ainda não são filiadas e possíveis patrocinadores para projetos futuros, além de cativar mais mídia e público ao longo do Circuito.

“Nós procuramos, como federação, fomentar e desenvolver o paradesporto no estado de São Paulo, oferecendo para entidades e atletas o melhor e mais adequado ambiente para que as habilidades sejam mostradas. O que esperamos com esse evento é alcançar maior e melhor nível técnico, beneficiando ainda mais as nossas estrelas do esporte adaptado”, comenta.

As demais etapas estão previstas para março e abril de 2018. “As datas, no entanto, podem oscilar porque precisamos dos calendários oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), a fim de não confrontar termos vários eventos acontecendo no mesmo dia”, finaliza Robson.

Viabilizado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, o “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais” é patrocinado pelas empresas ADITYA BIRLA, WOODBRIDGE BRASIL e GRUPO BAUMINAS, e conta ainda com os apoios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

Sobre a FPDC

A Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC) é uma sociedade civil – de caráter desportivo e paradesportivo – sem fins econômicos. Fundada em 30 de outubro de 2004 na cidade de Santo André (SP), a FPDC é o órgão soberano de gestão e direção de diversas atividades no universo esportivo. É constituída por clubes, associações e/ou pessoas jurídicas que atuem na prática, fomento ou promoção de atividades esportivas e paradesportivas destinadas às pessoas cegas e/ou com deficiência visual no âmbito estadual.

SERVIÇO

1ª Etapa do Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais

Datas: 16 e 17 de setembro de 2017

Local: Centro de Treinamento Paralímpico – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 (SP)

Inscrições: https://www.circuitofpdc.com.br/area-restrita/

Formulário disponível até 31/08 para filiados; de 01 a 08 de setembro para não filiados

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo