Na manhã de hoje (08) ocorreu o batizado em capoeira adaptada de 50 idosos inscritos nos CCMIs (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e do Jd. Amanda, em Hortolândia.
Além dos certificados, os membros da melhor idade receberam um cordão da cor verde, que representa o primeiro nível de graduação na arte marcial.
O que é capoeira adaptada?
A capoeira adaptada ao público da melhor idade é uma atividade regular que acontece semanalmente nas duas unidades do CCMI, em Hortolândia. O objetivo da prática esportiva é adaptar movimentos da capoeira para que sejam exequíveis aos idosos.
A atividade também tem o propósito de apresentar elementos representativos da expressão cultural brasileira, já que a arte marcial está associada à cultura popular, dança, música e ao esporte.
Responsável por ministrar as aulas semanais nos CCMIs, o mestre de capoeira, Ari Silva, explica como funciona a dinâmica com os idosos. “A capoeira adaptada visa uma preocupação maior com a parte física, respeitando a limitações de cada um.
Os exercícios são mais voltados para o alongamento, movimentos que não trazem risco de lesão, que estimulam a movimentação. A participação dos idosos nas aulas é muito satisfatória, pois eles são muito dedicados. Eu saio sempre muito renovado com a energia deles”, declara Mestre Ari.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98