Connect with us

Esportes

Campineiro João Pedro Maia corre com um F3 pela primeira vez

Publicado

em

O piloto terminou em segundo lugar, na categoria de estreantes, e ressaltou a importância de passar pela experiência, enquanto aguarda a estreia da temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina

O piloto campineiro João Pedro Maia competiu com um carro da Fórmula 3 pela primeira vez no último fim de semana (12 e 13/09), no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, ao participar de uma etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, na Super Fórmula. Maia obteve dois quintos lugares na classificação geral da Super Fórmula e dois segundos lugares na categoria B, de estreantes.

“O carro é muito potente, faz curvas em uma velocidade extraordinária, anda muito de reta e tem muita tração na retomada de curva, é muito difícil de pilotar, porém muito prazeroso pra quem ama o esporte. Mas o mais importante foi o quanto aprendi a cada turno, no último fim de semana. Agora, o foco é a estreia da Fórmula 4 Argentina”, destacou o piloto, que ainda recebeu o apoio de seu coach Wilson Fittipaldi Júnior, durante as provas da F3, em Interlagos. 

Maia anunciou sua participação na temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina no início deste ano. Ele foi o mais rápido nos testes realizados em dezembro de 2019 e em janeiro deste ano, o que o faz ter uma expectativa bastante positiva quanto à sua participação no campeonato.  No entanto, com a pandemia de Covid-19, a primeira etapa da competição foi adiada e o campineiro aguarda a retomada das provas, na Argentina.

Enquanto isso, ele vem mantendo sua preparação com uma rotina frequente de exercícios físicos, treinos em pista com o kart e com o carro da Fórmula Vee –  categoria na qual foi campeão paulista e campeão da Fórmula Vee Júnior, em 2019 –  e com participações em campeonatos de outras modalidades, como a Fórmula.

Trajetória como piloto

João Pedro Maia nasceu em 2004, em Campinas, onde vive com a família, no distrito de Barão Geraldo. Tem 15 anos e completará 16 no fim de 2020. Começou a pilotar aos 7 anos de idade, quando pediu um kart de presente de aniversário. Sua carreira na modalidade começou em 2012, e, até 2018, acumulou inúmeras vitórias e mais de 20 títulos, entre os mais importantes o Sul-Americano e o Sul-Brasileiro de Kart, em 2018, nas categorias Codasur Júnior e Júnior, respectivamente.

Em 2019, competiu na categoria mais tradicional do país, em termos de formação e revelação de pilotos, criada há 52 anos pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Júnior, a Fórmula Vee. A partir de então, “Wilsinho” Fittipaldi tornou-se coach de João Pedro Maia, para ensinar os primeiros passos no automobilismo ao piloto, e a parceria continua firme e forte até hoje, para direcionar seu caminho nas pistas. 

Esportes

ADEACAMP volta à elite do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

Publicado

em

Rugby

O tão sonhado retorno à elite do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas veio depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia da COVID-19. A equipe da ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas) venceu os 5 jogos que disputou na segunda divisão deste ano e encerra a participação no campeonato com 100% de aproveitamento. Para Renan de Melo Souza, técnico da equipe da ADEACAMP, o resultado esperado era o acesso e, por isso, considera o desempenho positivo. “Conseguimos manter os atletas em quadra por muito tempo e estamos satisfeitos com o que fizemos diante do tempo que tivemos para treinar”, completa.

A ADEACAMP jogou contra times importantes da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, como MSB, de Bebedouro, e o IREFES, do Espírito Santo, que enfrentou duas vezes, inclusive na final. O histórico de vitórias começou já no primeiro dia do campeonato, quando a ADEACAMP venceu o Titans, do Paraná, por 61 x 14. Na sequência, enfrentou o MSB e venceu por 55 x 39. Contra o IREFES, o primeiro jogo ficou em 54 x 32. No último dia de campeonato, a ADEACAMP venceu o CETEFE, de Brasília, por 61 x 1, o que garantiu a vaga na final contra o IREFES. O jogo que garantiu a vaga na elite do Rugby em Cadeira de Rodas terminou em 51 x 24 para a equipe de Campinas. Ademir de Souza, presidente da ADEACAMP, comemora o acesso e busca ainda mais comprometimento da equipe para enfrentar os times da primeira divisão. “Vamos manter esse empenho e essa determinação para garantirmos bons resultados na elite do campeonato”, reforça.

O time da ADEACAMP também se destacou na premiação individual dos atletas, com três troféus, sendo dois deles para Mariana Costa, que recebeu o Troféu Tininha, como atleta que mais evoluiu tecnicamente e de melhor pontuação na classificação dela (3.5). Paulo Amarante foi eleito o melhor jogador em sua classificação (0.5). Jairo André da Conceição levou o prêmio de jogador mais valioso da competição. O Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil. Por isso, o projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase 1 tem sido de extrema importância, explica Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do rugby enquanto esporte de inclusão. Para isso, contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte”, reforça.

A equipe segue com os treinamentos realizados na Unicamp, se preparando para as próximas competições e, claro, para o Campeonato Brasileiro do ano que vem, em que a equipe disputa a primeira divisão. Dois atletas da ADEACAMP, Bruno Damasceno e Paulo Amarante, foram convocados pela seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas para participar dos treinamentos que fazem parte do planejamento da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) e têm como objetivo disputar o mundial, que será realizado em outubro deste ano na Dinamarca. A equipe da ADEACAMP é uma das mais tradicionais dentro da modalidade, além disso é tetracampeã brasileira e uma das que mais possuem títulos. O time é composto por 12 atletas, sendo três mulheres, com idades entre 30 e 50 anos. A maioria adquiriu a deficiência depois de sofrer um acidente mergulhando em água rasa e conheceu o Rugby em Cadeira de Rodas durante a reabilitação.

Projeto Rugby em Cadeira de Rodas Fase I – O projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase I é desenvolvido pela ADEACAMP nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto que oferece treinos de alto rendimento aos atletas conta com o patrocínio das empresas Atacadão, Fundação John Deere, Tetra Pak, Agibank, Fundação Educar DPaschoal e o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

Sobre a ADEACAMP – A Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendoqualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A Associação fundada emAgosto de 2008, oferece duas modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Continue Lendo

Esportes

Final inédita no Campeonato Amador de Futebol de Hortolândia

Publicado

em

finalAmador2022

Neste fim de semana foi definidos os times que fazem a Final do Campeonato Amador de Futebol, organizado pela Associação de Atletas, com apoio da Prefeitura de Hortolândia. Em uma final inédita Estrela Vermelha e Santa Clara disputam em dois jogos.

Na manhã desse domino (14), o Santa Clara empata com Moleque Travesso o jogo de volta por 1 a 1 e leva a vaga para a final pelo placar agregado por 3 a 2.

Já o Estrela Vermelha voltou a empatar com o Família São Sebastião por 1 a 1 na noite de sábado (13), no agregado ficou 3 a 3 e o Estrela Vermelha venceu nos pênaltis.

Patrocinador do Portal Hortolândia no Campeonato Amador 2022

Patrocinadores do Campeonato Amador: Freskimassas, Winnersbet, Aki tem Bem Barato, NovoDesigner Móveis planejados, Levíssima, Druds Hotel, Perfil Outdoor, Drogaria Santa Terezinha, Tormel Materiais Elétricos

Continue Lendo

Esportes

Campeonato Amador Hortolândia: jogos definem quem vai pra final

Publicado

em

Por

O Campeonato Amador de Hortolândia está em reta final, e neste final de semana serão definido os times que vão se enfrentar nas finais da primeira e segunda divisão.

E vocês acompanham os jogos da 1ª DIVISÃO AO VIVO no Facebook e no Youtube do Portal Hortolândia.

SEMI FINAIS – 1ª DIVISÃO

JOGO DE VOLTA:
Família São Sebastião X Estrela Vermelha – Sábado 13/08, às 19:45pm (ida: 2-2)

Moleque Travesso X Santa Clara – Domingo 14/08, às 09:00am (ida: SCL 2-1 MOL)

Patrocinador do Portal Hortolândia no Campeonato Amador 2022

SEMI FINAIS2ª DIVISÃO

JOGO DE VOLTA:
Real São Bento vs São José – Volta: Sábado 13/08, às 17:45pm (ida: 1-1);

W.O. – Frenético 3-0 Atl. Ôngaro – Volta; (ida: W.O. – FRÉ 3-0 ONG);

Continue Lendo

Populares