Connect with us

Esportes

Atleta de Hortolândia supera tumor e volta a conquistar títulos

Publicado

em

Atleta

Diagnosticado com um tumor no olho esquerdo, Felippe Braga, atleta do lançamento de martelo, de Hortolândia, que esteve entre os 8 melhores do país por uma década, superou todos os prognósticos negativos, voltou ao esporte e se transformou numa inspiração para todos.

Um pouco da trajetória do atleta

Com apenas 12 anos, Felippe já tinha 1.80m de altura e pesava 105kg. Então, em 2001, seu professor de Educação Física o convidou para fazer um teste na equipe de Atletismo de Campinas.

Anuncio

E aí não parou mais! Neste período, além de defender a seleção paulista, ainda foi bicampeão estadual e 7 vezes vice-campeão desta competição, tetracampeão dos jogos regionais e mais 3 vezes vice-campeão, só para citar algumas conquistas.

A descoberta da doença

Felippe nos revela que quando terminou a faculdade, em 2013, parou de competir profissionalmente, se dedicando integralmente ao trabalho. “A qualidade de vida ficou para trás, cheguei a pesar 165kg e, fruto do sedentarismo, no ano passado, após semanas de enxaquecas, minha esposa marcou oftalmologista”, relata.

Advertisement

O susto tomou conta do casal quando descobriram, no exame de rotina, que ele estava com um tumor no olho esquerdo. “O resultado da biopsia mostrou que era uma neoplasia maligna. Iniciamos as primeiras 30 sessões de quimioterapia e, durante o processo, o tumor voltou”, relembra emocionado e continua, “com 15 dias de cirurgia retornei ao centro cirúrgico, dessa vez, devido às lesões no olho não terem cicatrizado. A anestesia não pegou, acordei durante a cirurgia e foram 3 horas de muita dor. Mas, graças a Deus, foi retirado por completo, seguidas de outras 30 sessões de quimioterapia. Hoje estou curado”.

Atualmente ele divide a rotina de trabalho com o treino de musculação 6 vezes por semana. “A parte técnica faço em casa, realizando somente alguns deslocamentos, sem conseguir lançar. Utilizo o aquecimento antes da competição para tentar ajustar a parte técnica e vou pra cima. Como não tenho treinador, minha esposa me ajuda e grava a parte técnica e os lançamentos nas competições, para eu identificar as falhas e tentar corrigi-las”, justifica.

Motivação para continuar e o retorno aos treinos

Perguntado sobre o que é mais difícil num episódio como este, nosso entrevistado frisa que “sem sombra de dúvidas a questão psicológica. A doença mexe muito com nossa cabeça. Tive medo de não poder ver o meu filho crescer. A minha família foi a minha maior motivação e combustível para essa batalha. Além disso, o esporte me ensinou a nunca desistir”.

Afastado das pistas há 9 anos, em seu retorno, consagrou-se vice-campeão estadual adulto, com índice para o Troféu Brasil de Atletismo em Cuiabá/MT (maior competição de atletismo da América Latina). Acha que acabou? Claro que não! Felippe também bateu o recorde paulista da categoria M30 Master. “Hoje eu disputo as duas categorias: a Profissional e categoria Master. E com um pouco de incentivo e apoio, certamente conseguirei melhorar minha posição nas duas categorias. Atualmente, no ranking brasileiro, sou o 12º na Categoria Adulto e 1º na categoria Master M30”, expõe.

Advertisement

Agora, luta para seguir o próximo passo, que é conseguir subsídios para competir no Troféu Brasil em julho e no Sul-americano Master no Peru, em Novembro.

Por fim, deixa uma mensagem para as pessoas que têm algo que parece impossível de ser superado. “Valorize cada momento com a sua família, pois na dificuldade você só poderá contar com ela. Não desista e faço tudo dentro do que for possível realizar, o restante é com Deus. Você não imagina o quão forte é, até notar que ser forte é a única opção! E essa força vem da sua família, de sangue ou não!”, conclui.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos52 minutos ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil3 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade3 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares