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Cursos

Inscrições abertas para cursos culturais gratuitos no CAC

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Aprender teatro, capoeira, desenho artístico, grafite e cinema está mais fácil e acessível. Estão abertas as inscrições para cursos livres gratuitos na área cultural, ministrados no CAC (Centro de Arte e Cultura). Os interessados devem comparecer no local, administrado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Coletivo de Educação Popular Jacuba. O CAC fica na Av. Armelinda Espúrio da Silva, nº 785, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço e uma foto 3×4. No caso de atividades físicas e esportivas, é preciso levar também um atestado médico. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável no ato da inscrição e ter em mãos a cópia do RG da mãe.

Todas as formações têm duração de 16 encontros. Alunos frequentes recebem, ao final do curso, certificado de conclusão.

Formações

Para o curso de Capoeira, com aulas às terças-feiras à noite e quintas-feiras à tarde, há 7 vagas. Podem se inscrever alunos a partir dos 6 anos de idade. Já quem quer participar do curso de Desenho Artístico, que conta com 6 vagas disponíveis e é ministrado às sextas-feiras de manhã, deve ter pelo menos 12 anos.

Quem tem, no mínimo, 10 anos de idade, pode se inscrever para o curso de Grafite, que tem 5 vagas abertas e acontece às sextas-feiras, das 14h às 15h30. Nessa idade, é possível também conhecer a arte do teatro. Para esta formação existem duas turmas: às segundas e às terças-feiras no período da tarde. Para cada turma, existem 6 vagas disponíveis.

Os interessados que têm 15 anos ou mais também podem aprender Cinema. Ao todo, são 10 vagas, com data e horário das aulas a definir.

Para os cursos de Dança do Ventre, Fotografia, Canto coral, Violão, Balé e Informática, é possível se inscrever para a lista de espera.

SERVIÇO:

O Quê: Inscrições para cursos livres do CAC

Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Onde: CAC (Centro de Arte e Cultura) – Av. Armelinda Espúrio da Silva, nº 785, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Telefone: 3845-2525

Cursos

SENAI oferece cursos online gratuitos para pessoas físicas, confira:

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O SENAI-SP oferece gratuitamente para pessoas físicas 18 cursos totalmente online, que podem ser acessados por computador ou celular. 

Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, LGPD, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais.

Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno.

O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal. Fácil, prático e com conteúdo relevante: confira as matérias que cada um oferece!

As empresas interessadas em projetos educacionais on-line (layoff ou grandes demandas) devem procurar o Coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI mais próximo.

Para saber mais detalhes clique aqui

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Cursos

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular

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A partir das 15 horas desta quarta-feira (12), os candidatos que se inscreveram no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado podem conferir pela internet a lista de classificação geral para o primeiro semestre de 2022. A mesma plataforma traz a primeira relação dos convocados para matrícula, que será exclusivamente online.

A matrícula da primeira chamada será nos dias 13 e 14. Os candidatos vão receber a confirmação da convocação por e-mail (é indispensável verificar a caixa de lixeira e spam). O requerimento de matrícula deve ser feito pela interface do Sistema Acadêmico das Fatecs. O envio dos documentos não garante a efetivação da matrícula, que dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Faculdade de Tecnologia, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato.

As Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a matrícula. Os interessados precisam confirmar com as unidades a data e horário para esse atendimento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS), para utilizar os equipamentos.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portariado Vestibular são de inteira responsabilidade do candidato.

Confira as próximas datas importantes do calendário:

13 e 14 de janeiro – Envio de documentos para requerimento de matrícula da primeira chamada;

18 janeiro a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento das matrículas da primeira chamada;

19 e 20 – prazo para acerto da documentação de matrícula da primeira chamada;

24 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas;

31 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação da segunda lista de convocados pelo site www.vestibulafatec.com.br;

1º de fevereiro– Matrícula dos convocados na segunda chamada e envio de documentos por meio digital;

3 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento da segunda chamada;

4 de fevereiro – Prazo para acerto da documentação de matrícula da segunda chamada;

8 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas da segunda chamada após acerto de documentação.

Documentos para matrícula

Para requerer a matrícula, os convocados para os cursos superiores de tecnologia devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:

  • documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional Migratória (RNM) dentro da validade;
  • cadastro de pessoa física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
  • foto 3X4 de rosto recente, com fundo neutro;
  • documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • histórico escolar completo do Ensino Médio (frente e verso);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
  • candidato transgênero que optar pelo nome social deverá preencher, durante a matrícula, uma autodeclaração sore a utilização do nome social

Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, também é necessário o upload do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).

Documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Os beneficiados pelo item escolaridade pública do Sistema de Pontuação Acrescidadevem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na redepública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.

Quem pretende obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem – mais detalhes no Manual do Candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

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Cursos

Aberto prazo de matrícula para a primeira lista do Vestibulinho Etec

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Entre os dias 11 e 13 de janeiro, os convocados na primeira chamada do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem fazer sua matrícula pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O processo é totalmente online. As listas de classificação geral e a de convocação estão disponíveis na internet.

Para se matricular, é necessário fazer o upload legível dos documentos requisitados, obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG. A Etec vai disponibilizar computador com acesso à internet a quem precisar de equipamento para efetivar a matrícula. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento. Para ir à escola, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

No dia 20, a partir das 15 horas, será divulgado o resultado da efetivação da matrícula. Vale ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portaria do Vestibulinho são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

Caso as vagas não sejam preenchidas após a primeira chamada, outras listas poderão ser divulgadas nos sites da Etec ou classe descentralizada em que o candidato pretende estudar. Cabe ao interessado acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos de identificação pessoal:

  • documento de identificação (RG, RNE ou CNH dentro do prazo de validade);
  • CPF;
  • foto recente de rosto, com fundo neutro.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a declaração escolar (modelo está disponível na Portaria do processo seletivo) ou histórico escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e nome(s) da(s) escola(s).

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.

Para o Ensino Médio em todos os seus formatos, a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou declaração de conclusão deste ciclo assinada por agente escolar da escola de origem.

Para quem pretende cursar o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online):

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão deste ciclo assinada por agente escolar da escola de origem; ou declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos; ou Declaração de que está matriculado, a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA; ou boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC); ou dois Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA ou Boletim de Aprovação do Encceja emitido e enviado pelo MEC; ou documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

Para os cursos de Especialização Técnica, a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Para cursos presenciais, histórico escolar com certificado de conclusão de curso técnico equivalente, conforme lista disponível no site do Vestibulinho; ou declaração de conclusão do curso técnico equivalente, original, assinada por agente escolar da escola de origem. Para o curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD – online), o candidato poderá fazer upload do certificado de conclusão de curso superior.

Ao finalizar o envio dos documentos, o candidato deve clicar no botão de salvar e enviar para gerar o protocolo de matrícula. Quem não visualizar o protocolo de validação do envio dos arquivos, deve repetir o processo até efetivar a matrícula e visualizar o número de protocolo.

Próximas datas do calendário do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2022:

11 a 13 de janeiro – Matrícula dos convocados na primeira lista e envio de documentação por meio digital no site www.vestibulinhoetec.com.br;

20 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do deferimento e indeferimento das matrículas – primeira lista de convocação, pela internet;

21 a 24 de janeiro – Recurso da matrícula para correção da documentação e/ou envio da documentação para os candidatos que perderam o prazo inicial da matrícula – 1ª lista de convocação, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br;

28 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do resultado correção/análise de documentação – 1ª lista de convocação, pelo site.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e em vestibulinhoetec.com.br.

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