Connect with us
unicamp unicamp

Cursos

Inscrição para isenção da taxa do Vestibular 2023 Unicamp começa segunda (16/05)

Publicado

em

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá no dia 16 de maio o período para solicitar isenção da taxa de inscrição. Ela valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2023. Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O Edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest. A Comissão abriu a estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas a possibilidade de solicitarem o benefício. O pré-requisito, em todas as modalidades, é ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2022.

A isenção da taxa de inscrição passa a ser oferecida em quatro modalidades: 1–candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; 2– funcionários da Unicamp e Funcamp; 3–  candidatos aos seguintes cursos noturnos: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental; e 4– bolsistas de escolas privadas ou particulares.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas durante todo Ensino Médio ou ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC, ou outra instituição privada de educação gratuita, em todo o Ensino Médio. Deve comprovar também estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a 1,5 salário mínimo mensal por morador.

Publicidade

Documentação

Os estudantes devem consultar no Edital, disponível na página da Comvest, a documentação necessária para a comprovação exigida no ato da solicitação em cada modalidade dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada no dia 29 de julho. A partir desta data, eles irão receber – exclusivamente por e-mail – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 ou no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest; as inscrições serão realizadas entre 1º de agosto e 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

Publicidade

Cursos

Últimos dias para se inscrever para curso Superior Gratuito nas Fatecs

Publicado

em

fatec-campinas

Termina na próxima terça-feira (28), às 15 horas, o prazo para se candidatar ao Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). O processo seletivo do segundo semestre oferece 17.615 vagas, distribuídas entre 75 faculdades. Para concorrer, os candidatos devem realizar a inscrição pela internet. As provas serão aplicadas em 17 de julho, de forma presencial.

São mais de 80 opções de cursos superiores de tecnologia. Dois deles são inéditos: Defesa Cibernética – 40 vagas no período noturno, na Fatec Jundiaí; e Design de Moda – 40 vagas no período da manhã, na Fatec Americana. Outra novidade: Desenvolvimento de Software Multiplataforma – lançado em 2021, e disponibilizado em 12 unidades – passa a ser oferecido pelas Fatecs Itaquera (Capital) e Matão, com 40 vagas em cada.

Informações sobre os pré-requisitos das vagas e orientações para realizar a inscrição podem ser acessadas aqui ou no site do Vestibular.

Inscrições

Publicidade

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

Ao realizar o preenchimento da inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Publicidade

Fique atento

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 28 de junho.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para isso. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

É de inteira responsabilidade do interessado em realizar o exame o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Publicidade

Inclusão Social

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O cronograma completo do Vestibular das Fatecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Publicidade

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) e pela internet.

Continue Lendo

Cursos

Cursos profissionalizantes gratuitos em Hortolândia, confira:

Publicado

em

Nos dia 28/06 a 01/07 o expresso do Sicoob estará no Rotary club oferecendo de forma gratuita cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo MEC e com certificação imediata.

Expresso Instituto Sicoob é uma plataforma itinerante de formação profissional e cidadã, instalada em um ônibus que foi adaptado para tornar-se uma estrutura móvel de ensino. O veículo é equipado com mesas, assentos, notebooks, televisores, impressora e acesso à internet.

No Expresso, os alunos têm acesso a uma ampla variedade de cursos profissionalizantes que são ministrados na modalidade EAD. O programa, de livre acesso, prioriza o atendimento a pessoas vinculadas a entidades sociais, prefeituras e escolas públicas e privadas.

O programa tem como objetivo contribuir para promoção da cidadania e qualificação profissional, por meio da disponibilização gratuita de cursos online.

Publicidade

Data: de 28/06 a 01/07

Local: Rotary Club Hortolândia – Rua José Camargo, 185

Vagas: 140 vagas – 20 vagas por turma

Público: Pessoas a partir de 14 anos, alfabetizadas.

Publicidade

Duração: 4 horas por turma.

Inscrições na agência Sicoob Ouro Verde, rua Luís Camilo de Camargo,  890 ou pelo Whats: 19-99757-5611 até o dia 24/06.

Continue Lendo

Cursos

Inscrições para Curso Técnicos Gratuitos vão até 13/06

Publicado

em

etec-hortolandia

Foi prorrogado até o dia 13 de junho o prazo de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do segundo semestre de 2022. A taxa do Vestibulinho, de R$ 39, também deve ser paga até o dia 13. São oferecidas mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, Especializações Técnicas e para vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas pelo estado de São Paulo. A avaliação será presencial, com aplicação de prova, no dia 3 de julho.

As vagas do Vestibulinho são destinadas a turmas presenciais, semipresenciais, para cursos online das Etecs e classes descentralizadas, unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

São 42.946 vagas para habilitação técnica, sendo 40.066 na modalidade presencial e 2.880 vagas no formato online, em mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres. Para as especializações técnicas de nível médio, a oferta é de 610 vagas, sendo 250 para o formato presencial. A relação de cursos e a disponibilidade de vagas podem ser consultadas no site do Vestibulinho.

Conheça os requisitos para o interessado concorrer a uma vaga:

Publicidade

Para curso Técnico:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado na segunda ou terceira série;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de Aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Para especialização técnica: além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.

Para vagas remanescentes: é necessário, além de ter concluído o Ensino Médio, fazer uma prova que visa comprovar as competências referentes ao primeiro módulo evidenciando alguma experiência profissional na área do curso.

O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela internet.

Publicidade
Continue Lendo

Populares