Connect with us

Cursos

Inscrição para curso superior gratuito

fatec

O período de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Governo de São Paulo vai de 16 de outubro a 12 de dezembro, exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br. O valor da taxa é de R$ 84. A prova será realizada no dia 7 de janeiro do próximo ano.

As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular das Faculdades de Tecnologia e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.

Anuncio

Atualmente, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica das Faculdades de Tecnologia supera 90 mil estudantes. As unidades são administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Novidades

Advertisement

Atendendo às constantes atualizações do mercado e mantendo a oferta de formação profissional de qualidade, as Fatecs apresentam três cursos superiores inéditos na instituição, para o primeiro semestre de 2024.

Duas graduações serão ofertadas na Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital: curso superior de tecnologia em Paisagismo e Jardinagem, com 40 vagas, à tarde, e Produção Cultural, com 40 vagas, de manhã.

Já a Fatec Votorantim oferece o curso superior de tecnologia em Ciência de Dados para Negócios, com 35 vagas à noite.

A Fatec Campinas vai implantar nova turma no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à tarde).

Advertisement

Treze Fatecs vão implantar novos cursos, já existentes em outras unidades:

• Fatec Araraquara – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, de manhã);
• Fatec Cotia – Comércio Exterior e Design de Produto com ênfase em Processos de
Produção e Industrialização (40 vagas, cada, de manhã);
• Fatecs Ferraz de Vasconcelos e Registro – Gestão Empresarial (40, de manhã e 35 vagas, à noite, respectivamente);
• Fatec Guaratinguetá – Design de Mídias Digitais (40 vagas, à tarde);
• Fatec Indaiatuba – Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas, de manhã);
• Fatec Itaquaquecetuba – Gestão de Comércio Eletrônico (40 vagas, à tarde);
• Fatec Jundiaí – Ciência de Dados (40 vagas, à noite);
• Fatec Marília – Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas, manhã);
• Fatec Mococa – Sistemas para Internet (40 vagas, de manhã);
• Fatec Ribeirão Preto – Gestão de Recursos Humanos (40 vagas, de manhã);
• Fatec São Paulo – Gestão da Qualidade (40 vagas, de manhã)
• Fatec São Sebastião – Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Marketing (40 vagas para cada curso, à noite);
• Fatec Sumaré – Gestão de Logística Integrada (40 vagas, de manhã).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a
conclusão do curso.

Advertisement

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível na internet. O pagamento deve ser feito até a data de
encerramento das inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos,
as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e
horários de atendimento.

Inclusão

Advertisement

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deverá incluir essa informação na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na ‘Área do Candidato’, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também podem solicitar condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá dar essa informação no ato da inscrição, no campo específico. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Advertisement

Provão Paulista

O exame de avaliação seriada do Governo de São Paulo, Provão Paulista, será aplicado entre novembro e dezembro. Participam alunos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras redes públicas de ensino, incluindo escolas municipais e de outros estados.

É importante destacar que o Vestibular das Fatecs e o Provão Paulista oferecem vagas distintas e ocorrem de forma independente. O estudante que vai participar do Provão Paulista também pode fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs e aumentar suas chances de ingressar em um curso superior de tecnologia. As vagas das Faculdades de Tecnologia do CPS reservadas para o Provão Paulista que não forem preenchidas serão transferidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024.

O candidato que prestar os dois exames, Provão Paulista e Vestibular das Fatecs, e for classificado para as duas opções, ingressará da seguinte forma: quem for aprovado para o mesmo turno, curso e Fatec, entrará pelo processo seletivo em que obtiver melhor classificação. Já o ingressante que for classificado para vagas em turno, curso e/ou unidades diferentes, deverá realizar a opção por um dos exames, no prazo estabelecido no calendário de convocações para matrícula.

Advertisement

Todos os alunos do Ensino Médio das Etecs e da Seduc estarão inscritos automaticamente no Provão Paulista. A taxa de inscrição não será paga. Porém, será necessário acessar o portal de escolha de vagas entre os dias 1º e 15 de novembro para indicar os cursos de preferência.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

curso gratuito

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve? De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Brasília, isso é possível!

A entidade informa que os interessados devem ficar atentos, pois no mês de maio serão realizadas provas e atividades tira-dúvidas serão intensificadas.

Anuncio

Segundo a Fenae, este conteúdo terá como base o último concurso da Caixa e concursos da área bancária realizados nos últimos dois anos e abordará temas como matemática básica e financeira, conhecimentos básicos, redação, legislação específica, marketing, vendas, entre outros.

Cronograma do curso gratuito

  • 02/05 (quinta-feira) – Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • 04/05 (sábado) – Simulado
  • 06/05 (segunda) e 08/05 (quarta) – Língua Portuguesa e Conhecimentos e Comportamentos Digitais
  • 11/05 (sábado) – Simulado
  • 13/05 (segunda) e 15/05 (quarta) – Atendimento Bancário
  • 20/05 (segunda) e 22/05 (quarta) – Como fazer a prova e revisão de véspera
  • 25/05 (sábado) – Simulado

Para ter acesso ao curso gratuito, basta clicar AQUI e fazer a inscrição. Após isso, o interessado receberá uma senha provisória no e-mail cadastrado. O concurso da Caixa está marcado para acontecer no dia 26 de maio.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

Vagas de emprego na Nestlé

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em uma parceria inédita para o lançamento de um eixo educacional de gastronomia voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica de todo o Brasil. A primeira etapa dessa jornada contempla um módulo com quatro cursos gratuitos.

As inscrições podem ser feitas pelo site coliga.digital a partir de 15 de abril. A Co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.

Anuncio

Os cursos acontecem em ambiente 100% digital e os conhecimentos estão distribuídos entre os seguintes temas: “Panorama e tendências na gastronomia: identificação de oportunidades de atuação”; “Segurança alimentar e boas práticas na gastronomia: higiene, manipulação de alimentos e segurança no ambiente de trabalho”; “Técnicas de preparação e montagem de refeições”; e “Mercado de trabalho e áreas de atuação na gastronomia”. Ao término dos ciclos, os participantes recebem um certificado que atesta a qualificação profissional.

“Acreditamos que, ao investir nas próximas gerações, estamos construindo bases sólidas para um futuro mais inclusivo e próspero. Por isso, seguimos desenvolvendo, de forma contínua, projetos que contribuem para a qualificação profissional da juventude em um cenário de constante evolução. Nos unimos à Co.liga, que é referência na educação digital gratuita, em uma parceria que visa abrir caminhos para que jovens encontrem na gastronomia uma possibilidade real de ingresso no mercado de trabalho”, comenta Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.

Advertisement

“O Brasil é um país de grande diversidade cultural e de muitos talentos. Cada vez mais estamos investindo nas juventudes, contribuindo para que todo o seu potencial como agentes econômicos, sociais e culturais floresça. Estar ao lado da Nestlé e também encontrar na gastronomia uma possibilidade de transformação e inclusão social vai contribuir para que a Co.liga digital consiga chegar ainda a mais jovens”, destaca João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho.

O diretor da OEI Brasil, Leonardo Barchini, reforça a importância da parceria. “É um momento muito significativo para a Co.liga a parceria com a Nestlé, fortalecendo esse canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. Essa ação faz parte do processo de expansão da escola, que em pouco mais de dois anos está presente em todo o Brasil, e de internacionalização, com a presença em seis países da região Ibero-americana, além dos EUA”, afirma.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

Cursos gratuitos de artesanato

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção de Boneca Sachê e o outro de Pintura em MDF com Decoupage.

Essas formações, promovidas em parceria com o Viva Mais, órgão vinculado à Secretaria de Governo, visam proporcionar oportunidades de aprendizado e geração de renda para jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade.

Como se inscrever nos Cursos gratuitos de artesanato?

Anuncio

As inscrições podem ser realizadas através deste LINK, ou presencialmente, na sede do Fundo Social, situada na Rua José Athanázio Bueno, 260, no Jardim Santana. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 10 para cada curso.

Curso de Boneca Sachê

O curso de Boneca Sachê terá aulas às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 07 de abril. Durante as aulas, os alunos aprenderão técnicas para a confecção dessas bonecas que podem ser utilizadas como alfineteiros, presentes ou brindes para diversas ocasiões. Desde o manuseio de isopor e arames até a aplicação de tecidos estampados e acetato de vinila (EVA), os participantes serão guiados através de todos os procedimentos necessários.

Advertisement

Curso de Pintura em MDF com Decoupage

Já o curso de Pintura em MDF com Decoupage acontecerá às quartas-feiras, das 8h às 11h30, com início no dia 08 de abril. Através dessa formação, os alunos terão a oportunidade de explorar sua criatividade, aprendendo técnicas para decorar objetos como porta-retratos, molduras, porta-lápis e diversas caixas feitas de MDF. O curso abordará desde o manuseio de colas para decoupage e lixas até técnicas avançadas de recorte e colagem de diferentes materiais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região9 horas ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil10 horas ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil10 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil1 dia ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade1 dia ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes1 dia ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região1 dia ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

Advertisement
cinema

Populares