Cursos

Fatecs prorrogam inscrições para processo seletivo

As inscrições do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) foram prorrogadas. Agora, os candidatos têm até o dia 11 de junho, às 15 horas, para disputar uma vaga no Vestibular do segundo semestre de 2021. Estão sendo oferecidas 18.160 vagas, distribuídas entre os 84 cursos de graduação tecnológica. Esse número representa um crescimento de 2.360 vagas comparado ao mesmo semestre do ano passado. O valor da taxa é de R$ 39 e a inscrição só pode ser feita pelo site www.vestibularfatec.com.br.

As Fatecs vão disponibilizar computadores a quem tiver dificuldade de acesso à internet para se inscrever. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

Anuncio


Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

A seleção dos convocados será por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online. A mudança do critério de avaliação se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos.

Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais nas Fatecs.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

Já o egresso do ensino público deve informar essa condição, no momento da inscrição. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga ficará à disposição do próximo classificado, caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Novidades do processo seletivo

A futura Fatec Barretos passa a integrar o Vestibular para o próximo semestre, oferecendo 40 vagas no horário noturno para o curso superior de tecnologia de Gestão Hospitalar, inédito no Centro Paula Souza (CPS). O curso foi elaborado em parceria com o Hospital de Amor, instituição de referência no País no tratamento e prevenção de câncer.

Três Fatecs vão ampliar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:

Fatec Bebedouro – Big Data no Agronegócio (40 vagas, noite);

Fatec Baixada Santista – Ciência de Dados (40 vagas, manhã); e Gestão de Recursos Humanos (40 vagas, noite)

Fatec Presidente Prudente – Marketing (40 vagas, manhã).

Como se inscrever

O candidato que quiser disputar uma vaga no Vestibular precisa ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até as 15 horas do dia 11 de junho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site vestibularfatec.com.br.

O acesso à Área do Candidato é realizado somente pelo CPF do interessado e da senha de segurança cadastrada, pelo candidato, no início da inscrição. Os documentos para preenchimento da inscrição são cédula de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE). É necessário também fazer upload legível do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo podem inserir o Boletim Escolar Digital, disponível no site da Secretaria Estadual de Educação. Estudantes das Etecs do CPS podem utilizar o boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para o candidato que concluiu o Ensino Médio regular: possuir Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio. O candidato que concluiu o Ensino Médio por meio da EJA ou afins, deve fazer o upload do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Quem ainda estiver concluindo o Ensino Médio na modalidade EJA ou modalidades semelhantes precisa inserir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

Candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer upload do certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda alternativa: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; o mesmo curso de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec ou qualquer curso oferecido em qualquer Fatec e período.

É fundamental conferir todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

Moradores da Capital e Grande São Paulo podem esclarecer dúvidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo