Cursos

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos das Etecs e Fatecs

Vestibulinho das Etecs

O interessado em fazer um curso gratuito e de qualidade, para se destacar no mercado de trabalho ou dar sequência a seus estudos, têm a oportunidade de se inscrever em um dos processos seletivos para o segundo semestre de 2023, oferecidos pelo Centro Paula Souza (CPS). As vagas são destinadas às Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de todas as regiões do Estado de São Paulo. É preciso ter atenção ao cronograma de inscrição, à documentação solicitada, bem como às datas de realização dos exames presenciais.

O Vestibulinho das Etecs oferece 44.121 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, na modalidade presencial, semipresencial e online. Já o Vestibular das Fatecs conta com 18.895 vagas, para cursos superiores de tecnologia, presenciais e a distância (EaD).

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Etecs e as Fatecs disponibilizam os equipamentos para que seja realizada a inscrição. Para isso, é indispensável entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis para essa finalidade.

Vestibulinho das Etecs

As inscrições para o Vestibulinho devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até as 15 horas do dia 8 de maio. O interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito. A prova será no dia 4 de junho.

Novidades do processo seletivo

Para o próximo semestre, o Centro Paula Souza (CPS) apresenta duas novidades em cursos técnicos. Ambos disponibilizam 40 vagas no período noturno: Viticultura e Enologia será oferecido na Etec Benedito Storani, de Jundiaí; e o técnico em Veterinária, opção da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales.

O Vestibulinho oferece também cinco novas especializações técnicas, todas com aulas à noite:

  • Assessoria Parlamentar, na Etec Cepam, da Capital (20 vagas);
  • Cálculos Trabalhistas, na Etec de Araçatuba (40 vagas);
  • Gastronomia Hospitalar, na Etec de Heliópolis, da Capital (40 vagas);
  • Higiene Ocupacional, na Etec Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga (40 vagas);
  • Prótese fixa com ênfase em cerâmica, na Etec Philadelpho Gouvea Netto, de São José do Rio Preto (40 vagas).

O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Os pré-requisitos para participar do processo seletivo, a documentação necessária e a disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis no site.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.

Vestibular das Fatecs

O prazo para inscrição no Vestibular vai até o dia 2 de junho, às 15 horas. Para se inscrever é preciso acessar o site www.vestibularfatec.com.br, preencher as informações solicitadas, o relatório socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de R$ 91. O valor deve ser pago em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. A prova será aplicada em 25 de junho.

No momento da inscrição, é preciso informar um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis na internet.

É de inteira responsabilidade do interessado em realizar o exame o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e cumprimento dos prazos estipulados. Os pré-requisitos para participar e a documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibular e no Manual do Candidato.

Novidades para as Fatecs

A futura Fatec de Esportes inicia as atividades oferecendo a graduação tecnológica em Gestão Desportiva e de Lazer, com 40 vagas no período noturno. A unidade, que será implantada no mesmo campus da Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, localizada na zona norte da Capital, será a primeira faculdade pública do Estado de São Paulo a oferecer o curso.

Outros dois cursos inéditos no CPS passam a ser oferecidos na Fatec Barueri: Gestão de Comércio Eletrônico e Gestão de Negócios e Pessoas, ambos com 40 vagas, no período da manhã.

Três Fatecs vão implantar cursos oferecidos em outras unidades:

  • Fatec Campinas – Logística (40 vagas, à noite);
  • Fatec Jahu – Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas, de manhã);
  • Fatec Registro – Gestão Empresarial EaD (40 vagas).

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98