Connect with us

Cursos

Dell, Intel e IOS oferecem curso gratuito de Tecnologia para jovens e pessoas com deficiência, em Hortolândia

Publicado

em

São 40 vagas para o curso de Informática para o Trabalho. Ao final do curso, os alunos ainda podem ser indicados para oportunidades de emprego. Inscrições até 16/3 para jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência

A unidade do Instituto da Oportunidade Social (IOS) em Hortolândia (SP) acaba de abrir inscrições para o curso de Informática para o Trabalho, realizado em parceria com a Dell Technologies e Intel. São 40 vagas e as inscrições devem ser feitas até 16/3 no site do IOS (clique aqui) ou na unidade do IOS no ADRA – Núcleo Vinde a Mim (R. do Canário, 308 – Jd. Boa Esperança – Hortolândia).

 Jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública podem se inscrever.
 

O curso
 

Informática para o trabalho – forma profissionais para a área administrativa, com conhecimento em aplicativos de produtividade. No curso, os alunos aprendem a utilizar aplicativos para dispositivos móveis, softwares para computadores e conceitos essenciais de gestão para o dia a dia de uma empresa, seja como colaborador ou como empreendedor.

Não é necessário conhecimento prévio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Todos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio e até mesmo desenvolver o briefing de um produto.
 

Além disso, o curso também utiliza a plataforma desenvolvida pelo LEAD (Centro de Pesquisa e Inovação da Dell Technologies e Intel), que conta com recursos acessíveis como acompanhamento de intérpretes para usuários de Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens, entre outros.


Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização

O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.


Documentos para Inscrição (originais)

  • RG e CPF do aluno;
  • CPF dos pais ou responsáveis;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três); 
  • Comprovante de Renda de todos os moradores da residência; 
  • Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Sobre a Dell  
 

A Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplos e inovadores para a era dos dados.
 

Sobre a Intel
 

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, (clique aqui).  
 

© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

Sobre o IOS 
 

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações: (clique aqui).

Cursos

Escolas Sesi de Campinas e Americana abrem inscrições para curso gratuito de programação e robótica

Publicado

em

Por

Quer aprender robótica com os atuais campeões dos principais torneios nacionais e internacionais do mundo? Participe da escola de programação e robótica do Sesi São Paulo! 

Crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos podem se inscrever na escola de programação e robótica, do Sesi Campinas Amoreiras, de 18 a 31 de maio, no link disponível no site campinasamoreiras.sesisp.org.br. O curso é totalmente gratuito. São duas turmas: Kids (8 a 11 anos) e Teens (12 a 15 anos). No Sesi de Americana (Parque Universitário) as vagas são para a turma Teens, de 12 a 15 anos. Inscrições no site americana.sesisp.org.br

A partir de atividades dinâmicas e práticas são ensinados conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica, atendendo às expectativas de aprendizagem contemporâneas, onde serão desenvolvidas as seguintes competências: Pensamento científico, crítico e criativo; Pensamento computacional (raciocínio lógico, lógica de programação); Resolução de situação-problema; Cultura Maker e projetos de autoria; Trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia, etc).  

Durante as aulas do curso com duração de 40 horas, os alunos terão acesso à material didático desenvolvido pela Fundação Micro:bit e adaptado pelo Sesi São Paulo; ao software Microsoft MakeCode, voltado para Programação e Criação de projetos; além de Placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de leds integrados.  

As vagas são limitadas. Alunos do Sesi-SP interessados em aprofundar conhecimentos além da prática curricular também podem se inscrever.  

Serviço: 

Escola de programação e robótica I Sesi Campinas Amoreiras 

Local: Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália. Campinas/SP

Período de inscrições: 18 a 31 de maio de 2022

Dias e horários das aulas: Kids: segunda e quinta, das 15h30 às 17h. Teens: segunda e quinta, das 17h30 às 19h.

Duração do curso: de junho a agosto. 

Início das aulas: 13 de junho. 

Vagas: 60 – sendo 30 para cada turma.  

É necessário que o responsável compareça no primeiro dia de aula, para assinar o termo de autorização de participação do menor.  

Os interessados devem efetuar inscrição no link, de acordo com a faixa etária:  

Mais informações: 19-37724130 ou e-mail ce403@sesisp.org.br 

Escola de programação e robótica I Sesi Americana 

Local: Rua Professor Luiz Forini, 100 – Pq. Universitário 

Período de inscrições: a partir de 17 de maio.

Dias e horários das aulas: segunda, 13h às 16h

Vagas: 25  

Os interessados devem efetuar inscrição no link: 

Mais informações: (19) 3461-3023 ou e-mail ce101@sesisp.org.br 

Continue Lendo

Cursos

Processo seletivo para cursos técnicos do IFSP: última semana para isenção

Publicado

em

Por

ifsp

São 200 vagas para cursos gratuitos em Campinas e região; Inscrições podem ser realizadas de 10 de maio a 5 de junho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oferece 200 vagas para cursos técnicos gratuitos nos câmpus Campinas, Capivari, Hortolândia e Piracicaba. Em todo o estado de São Paulo são ofertadas 1.970 vagas para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 10 de maio e 5 de junho. A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, pode ser solicitada entre 10 e 20 de maio.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve ler o Edital n.º 225/2022 na íntegra, realizar o cadastro, preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico no Portal do Candidato, por meio do site processoseletivo.ifsp.edu.br, e pagar a taxa de inscrição (para os não isentos) exclusivamente no Banco do Brasil.

Poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (renda igual ou menor a R$ 1.818,00) e tiverem cursado o ensino fundamental em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

A seleção será realizada por meio de prova constituída por 30 questões de múltipla escolha que contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão realizadas no dia 19 de junho de 2022, das 9h às 12h.

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre destina-se aos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, voltados para alunos que estão cursando ou que já concluíram o ensino médio. No caso dos cursos concomitantes, o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola. Já os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.

Não há limite de idade para estudar no IFSP! Essa é a oportunidade de fazer um excelente curso técnico. O Instituto Federal oferece chances de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos. Escolha seu curso técnico e aprimore sua formação.

Confira as vagas ofertadas pelos câmpus Campinas, Capivari, Hortolândia e Piracicaba

Campinas: 80 vagas
Técnico em Eletroeletrônica (40 vagas — período noturno)
Técnico em Informática (40 vagas — período matutino)

Capivari: 40 vagas
Técnico em Química (40 vagas — período noturno)

Hortolândia: 40 vagas
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas — período noturno)

Piracicaba: 40 vagas
Técnico em Mecânica (40 vagas — período noturno)

Inscrições em http://processoseletivo.ifsp.edu.br.
Mais informações em www.ifsp.edu.br.

Continue Lendo

Cursos

Aberto prazo para pedido de redução do valor da taxa de inscrição do Vestibulinho

Publicado

em

Etec Hortolandia

Começa nesta segunda-feira (16), o período para solicitar a redução de 50% do valor da inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2022. O prazo para realizar o pedido vai até as 15 horas do dia 18 de maio. O valor integral da taxa é de R$ 39.

O benefício é garantido aos candidatos que estejam matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e que, cumulativamente, tenham uma remuneração mensal bruta abaixo de dois salários-mínimos (R$ 2.424) ou que estejam desempregados.

O resultado da solicitação será divulgado dia 25 de maio, a partir de 15 horas, no site www.vestibulinhoetec.com.br e no site do Centro Paula Souza (CPS). O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar sua inscrição no Vestibulinho para o segundo semestre, no período de 25 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela internet.

Documentos

Para realizar o pedido, os solicitantes devem preencher o formulário disponível no site, localizado na seção “redução”. Em seguida, é preciso enviar, via upload, os “documentos comprobatórios” relacionados abaixo:

  • Comprovante de escolaridade: certidão ou declaração expedida pela instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com o carimbo do responsável na instituição, comprovando ser estudante regularmente matriculado em uma das modalidades citadas acima;
  • Comprovante de rendimento de acordo com uma das seguintes situações:
  • Empregados: cópia de contracheque de algum mês do ano de 2022;
  • Aposentados e pensionistas: cópia do comprovante mensal de recebimento de aposentadoria ou pensão de algum mês do ano de 2022. Caso o pensionista esteja empregado, deverá apresentar cópia do contracheque de algum mês do ano de 2022, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão. Se o pensionista estiver desempregado, deverá apresentar também a declaração de desempregado conforme Anexo I – Situação 1 – da Portaria, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão;
  • Desempregados: declaração de desempregado conforme Anexo I – Situação 1 – da Portaria;
  • Trabalhador autônomo ou informal ou eventual: declaração especificando a renda mensal, com assinatura de uma testemunha, com RG e endereço. De acordo com o modelo de declaração consta no Anexo I da Portaria – Situação 2.

Para realizar o upload, os documentos devem estar digitalizados com tamanho de até 1 MB, nas extensões “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”. Os documentos devem ser legíveis, sem rasuras e o arquivo não pode estar corrompido.

Em todas as Etecs será disponibilizado acesso a computadores e a internet para que os interessados em solicitar a redução da taxa de inscrição do Vestibulinho façam o pedido. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a unidade e buscar informações sobre o horário de atendimento para esse serviço.

Confira o calendário:

16 a 18 de maio – até 15 horas: Prazo para cadastrar o pedido de redução para o pagamento da taxa de inscrição do Vestibulinho;

19 de maio a 6 de junho: Período de inscrição para o Vestibulinho;

25 de maio: Resultado do pedido de redução da taxa de inscrição;
25 de maio a 6 de junho: Inscrição para o candidato beneficiado com a redução da taxa de inscrição;

30 de junho: Divulgação dos locais de prova;

3 de julho: Dia da aplicação das provas;

7 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação dos gabaritos oficiais;

11 de julho – partir das 15 horas: Divulgação da classificação geral dos cursos com prova de aptidão e da convocação para a prova de aptidão – Fase específica para os cursos Canto, Dança, Regência e Teatro;

18 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos.

Continue Lendo

Populares