As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 12 de agosto no site do IOS: https://ios.org.br. Podem participar jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência, desde que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública (detalhes abaixo).

Será fornecida internet àqueles que necessitarem de acesso à plataforma virtual de atividades nas aulas à distância. Já as aulas presenciais ocorrerão na unidade local do IOS, que fica no Jardim Boa Esperança (Rua do Canário, 308).

Conteúdo

Além de ensinar conteúdos de informática básica, introdução à tecnologia, vida digital, utilização do pacote office (MS Word, Excel e Powerpoint), a grade do curso também incluiu conceitos administrativos de gestão e aulas de Português, Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills).

O curso utiliza a plataforma desenvolvida pelo LEAD (Centro de Pesquisa e Inovação da Dell) , que conta com recursos acessíveis como acompanhamento de intérpretes para usuários de Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens, entre outros.

O objetivo é garantir o máximo de preparo para o mercado de trabalho – conforme explica a superintendente do IOS, Kelly Lopes. “Todos os nossos cursos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio e, até mesmo, desenvolver o briefing de um produto”, destaca.

Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

Em 23 anos de atuação no país, o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a entidade assegurou a formação de cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e o encaminhamento de 815 alunos ao mercado de trabalho.

Serviço:

Curso gratuito de Informática e Preparação ao Trabalho (LEAD)

Público: jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência

Vagas: 40

Duração: seis meses

Inscrições: até 12 de agosto

Link: https://ios.org.br/

Unidade responsável: IOS Hortolândia (Rua do Canário, 308 | J. Boa Esperança)

Documentos para Inscrição (originais)

• RG e CPF do aluno;

• CPF dos pais ou responsáveis;

• Comprovante de Escolaridade;

• Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);

• Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;

• Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações: www.ios.org.br

Sobre a DellA Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplos e inovadores para a era dos dados.

Artigo anteriorLevantamento aponta que o valor da cesta aumentos para R$ 1.060,10 em 30 de junho
Próximo artigoLinhas metropolitanas da EMTU ajudam a conhecer as atrações turísticas da RMC nas férias de julho