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Cursos

Cursos gratuitos de violão popular e viola caipira

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Inscrições vão até dia 30 deste mês; cursos são voltados para pessoas a partir dos sete anos

Para mostrar que nunca é tarde para aprender música, a Prefeitura de Hortolândia oferece cursos gratuitos de violão popular e viola caipira na Casa Quilombola, na rua Amélia de Camargo Blumer, 461, Remanso Campineiro. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Chefia de Gabinete, esta última responsável pela Casa Quilombola. Os cursos são para pessoas a partir dos sete anos e serão ministrados por Mestre Chiquinho, com duração de 64 horas/aula. As inscrições vão até o dia 30 deste mês e devem ser feitas de terça à sexta-feira, das 9h às 16h45, no Centro de Memória “Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Secretaria de Cultura, na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. Interessados devem levar cópias do RG e do Cartão do Cidadão e comprovante de residência. Menores de idade devem ir acompanhados do responsável.

Serão duas turmas de violão popular, com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, e uma turma de viola caipira, com aulas às quartas-feiras, das 9h às 11h. Cada turma terá cinco alunos. As aulas estão programadas para começar em novembro.

Os cursos terão aulas teóricas e práticas. Serão abordados diferentes gêneros musicais, desde canções populares e folclóricas a composições inéditas. Os alunos ainda terão contato com novos estilos musicais e manifestações culturais. Por meio desta ação, a Prefeitura de Hortolândia visa ampliar o alcance desses cursos, até então oferecidos no Centro de Memória e no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no Remanso Campineiro.

Crédito da foto: Gabriel Oliveira

Cursos

Aberto prazo para pedido de redução do valor da taxa de inscrição do Vestibulinho

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Etec Hortolandia

Começa nesta segunda-feira (16), o período para solicitar a redução de 50% do valor da inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2022. O prazo para realizar o pedido vai até as 15 horas do dia 18 de maio. O valor integral da taxa é de R$ 39.

O benefício é garantido aos candidatos que estejam matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e que, cumulativamente, tenham uma remuneração mensal bruta abaixo de dois salários-mínimos (R$ 2.424) ou que estejam desempregados.

O resultado da solicitação será divulgado dia 25 de maio, a partir de 15 horas, no site www.vestibulinhoetec.com.br e no site do Centro Paula Souza (CPS). O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar sua inscrição no Vestibulinho para o segundo semestre, no período de 25 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela internet.

Documentos

Para realizar o pedido, os solicitantes devem preencher o formulário disponível no site, localizado na seção “redução”. Em seguida, é preciso enviar, via upload, os “documentos comprobatórios” relacionados abaixo:

  • Comprovante de escolaridade: certidão ou declaração expedida pela instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com o carimbo do responsável na instituição, comprovando ser estudante regularmente matriculado em uma das modalidades citadas acima;
  • Comprovante de rendimento de acordo com uma das seguintes situações:
  • Empregados: cópia de contracheque de algum mês do ano de 2022;
  • Aposentados e pensionistas: cópia do comprovante mensal de recebimento de aposentadoria ou pensão de algum mês do ano de 2022. Caso o pensionista esteja empregado, deverá apresentar cópia do contracheque de algum mês do ano de 2022, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão. Se o pensionista estiver desempregado, deverá apresentar também a declaração de desempregado conforme Anexo I – Situação 1 – da Portaria, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão;
  • Desempregados: declaração de desempregado conforme Anexo I – Situação 1 – da Portaria;
  • Trabalhador autônomo ou informal ou eventual: declaração especificando a renda mensal, com assinatura de uma testemunha, com RG e endereço. De acordo com o modelo de declaração consta no Anexo I da Portaria – Situação 2.

Para realizar o upload, os documentos devem estar digitalizados com tamanho de até 1 MB, nas extensões “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”. Os documentos devem ser legíveis, sem rasuras e o arquivo não pode estar corrompido.

Em todas as Etecs será disponibilizado acesso a computadores e a internet para que os interessados em solicitar a redução da taxa de inscrição do Vestibulinho façam o pedido. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a unidade e buscar informações sobre o horário de atendimento para esse serviço.

Confira o calendário:

16 a 18 de maio – até 15 horas: Prazo para cadastrar o pedido de redução para o pagamento da taxa de inscrição do Vestibulinho;

19 de maio a 6 de junho: Período de inscrição para o Vestibulinho;

25 de maio: Resultado do pedido de redução da taxa de inscrição;
25 de maio a 6 de junho: Inscrição para o candidato beneficiado com a redução da taxa de inscrição;

30 de junho: Divulgação dos locais de prova;

3 de julho: Dia da aplicação das provas;

7 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação dos gabaritos oficiais;

11 de julho – partir das 15 horas: Divulgação da classificação geral dos cursos com prova de aptidão e da convocação para a prova de aptidão – Fase específica para os cursos Canto, Dança, Regência e Teatro;

18 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos.

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Inscrição para isenção da taxa do Vestibular 2023 Unicamp começa segunda (16/05)

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unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá no dia 16 de maio o período para solicitar isenção da taxa de inscrição. Ela valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2023. Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O Edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest. A Comissão abriu a estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas a possibilidade de solicitarem o benefício. O pré-requisito, em todas as modalidades, é ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2022.

A isenção da taxa de inscrição passa a ser oferecida em quatro modalidades: 1–candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; 2– funcionários da Unicamp e Funcamp; 3–  candidatos aos seguintes cursos noturnos: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental; e 4– bolsistas de escolas privadas ou particulares.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas durante todo Ensino Médio ou ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC, ou outra instituição privada de educação gratuita, em todo o Ensino Médio. Deve comprovar também estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a 1,5 salário mínimo mensal por morador.

Documentação

Os estudantes devem consultar no Edital, disponível na página da Comvest, a documentação necessária para a comprovação exigida no ato da solicitação em cada modalidade dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada no dia 29 de julho. A partir desta data, eles irão receber – exclusivamente por e-mail – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 ou no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest; as inscrições serão realizadas entre 1º de agosto e 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

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Japão abre inscrições para bolsas de estudo no país

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O governo japonês abriu inscrições para os programas de bolsas de estudos de 2023 do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de estudar em universidades japonesas como alunos de graduação, escola técnica ou curso profissionalizante, ou, ainda, de serem admitidos como alunos de pesquisa e conduzirem um projeto de mestrado ou doutorado no país.

A bolsa é integral e inclui o pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. O programa prevê, ainda, um curso de língua japonesa durante o primeiro ano. Para residentes no Distrito Federal, no Goiás e em Tocantins, as inscrições devem ser entregues para a embaixada do Japão, presencialmente ou por correio. Residentes em outras localidades deverão procurar o consulado do Japão na região.

Neste mês está aberta a inscrição para o programa de pós-graduação. Os estudos no Japão terão início em abril de 2023, com duração de dois anos.

Os candidatos devem cumprir uma série de requisitos, como escolaridade, proficiência em língua inglesa ou japonesa e idade máxima de 34 anos em abril de 2023. A seleção é composta de análise documental, provas escritas e entrevista. Em uma fase posterior, a documentação é enviada ao Japão para análise do ministério japonês.

No caso das bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até março de 2023 e com até 24 anos de idade em abril de 2023. As inscrições abrem no dia 1º de junho e se encerram no dia 24 do mesmo mês. Todas as bolsas possuem requisitos para inscrição.

Informações adicionais estão disponíveis no site da embaixada e dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail oferecido pela embaixada: cultural.japao@bs.mofa.go.jp.

fonte ebc

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