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Cursos

Cursos gratuitos de varejo, logística e empreendedorismo têm vagas abertas

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Formações são oferecidas para jovens com idade entre 15 e 25 anos; inscrições vão até 25 de maio

Se você tem entre 15 e 25 anos, está cursando ou já concluiu o Ensino Médio, preste atenção a esta oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para cursos gratuitos de formação, oferecidos pelo Instituto Coca-Cola nas áreas de Varejo, Logística e Empreendedorismo. As formações têm apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

São 96 vagas, sendo 48 para o curso de Varejo, 32 para o de Logística e 16 para o de Empreeendedorismo. Interessados podem realizar a pré-inscrição por meio do site do Instituto Coca-Cola (www.coletivococacola.com.br) e efetivar a matrícula no local onde acontecem as aulas do projeto, na Rua Pedro Villas Boas, nº 629, no Jd. Amanda II. No espaço, o candidato à vaga deve apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e uma foto 3×4. As inscrições são gratuitas.

As capacitações são oferecidas pelo instituto desde 2009. O Coletivo Varejo capacita jovens e mulheres de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. O objetivo é buscar transformação social e aumento de autoestima. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado.

O Coletivo Logística e Produção prepara os alunos para lidar com temas imprescindíveis em fábricas, como armazenagem, estocagem, manuseio, segurança e produção, entre outros. Os alunos são encaminhados para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.

Já o Coletivo Empreendedorismo, focado no empoderamento feminino, aborda, de uma maneira prática e simples, como vender mais em negócios residenciais.

Cursos

QualiFacti Verão abre 13 cursos de capacitação tecnológica gratuita para o mês de fevereiro/2022

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São 390 vagas disponíveis no total, distribuídas em 13 cursos com os temas mais demandados pelo setor de TIC- Tecnologia da Informação e Comunicação.

O QualiFacti, edição especial de verão, traz novamente uma programação intensa de cursos gratuitos nos temas mais demandados pelo setor de TIC em Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial, IoT e Segurança da Informação, com o objetivo de proporcionar uma capacitação tecnológica diferenciada, ágil e de qualidade!

Os cursos possuem uma jornada de aprendizado de 20 horas, distribuídas em 4 horas offline e 16 horas de aula online, ao vivo, ministradas por instrutores qualificados e com experiência de mercado.

Programação dos cursos para fevereiro/22:

Big Data: “Análise de Dados com Apache Hive e Apache Spark”

  • 31/01 a 03/02 (aulas ao vivo das 8h30 às 12h30)- processo seletivo até 26/01

Inteligência Artificial: “Data Science: Uso de ferramentas open source no processo de tomada de decisão”

  • 31/01 a 03/02 (aulas ao vivo das 13h30 às 17h30)- processo seletivo até 26/01
  • 14/02 a 17/02 (aulas ao vivo das 8h30 às 12h30)- processo seletivo até 09/02

Segurança da Informação: “Técnicas e anonimização de bases dados conforme a LGPD”

  • 31/01 a 03/02 (aulas ao vivo das 18h00 às 22h00)- processo seletivo até 26/01
  • 19 e 20/02 (FDS- aulas ao vivo das 8h30 às 17h30)- processo seletivo até 15/02

Inteligência Artificial: “Desenvolvimento de Chatbots com IA”

  • 05 e 06/02 ( FDS- aulas ao vivo das 8h30 às 17h30)- processo seletivo até 01/02
  • 14 a 17/02 (aulas ao vivo das 18h00 às 22h00) – processo seletivo até 09/02

Cloud Computing: “Desenvolvimento e implantação de uma aplicação em nuvem AWS”

  • 07 a 10/02 (aulas ao vivo das 18h00 às 22h00)- processo seletivo até 02/02
  • 21 a 24/02 (aulas ao vivo das 8h30 às 12h30)- processo seletivo até 16/02

Inteligência Artificial: “Visão computacional aplicada ao reconhecimento de imagens”

  • 07 a 10/02 (aulas ao vivo das 8h30 às 12h30)- processo seletivo até 02/02
  • 21 a 24/02 (aulas ao vivo das 13h30 às 17h30)- processo seletivo até 16/02

IoT: “Automatização do monitoramento de dados com Arduíno”

  • 07 a 10/02 (aulas ao vivo das 13h30 às 17h30)- processo seletivo até 02/02
  • 21 a 24/02 (aulas ao vivo das 18h00 às 22h00)- processo seletivo até 16/02

O QualiFacti é realizado pela Facti e faz parte do MCTI Futuro, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, executado com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.

Para participar, os interessados deverão realizar o cadastro na plataforma https://qualifacti.com.br e se candidatar para o processo seletivo dos cursos disponíveis (pois as vagas são limitadas). Ao concluir a jornada, o aluno receberá um certificado.

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Sobre o projeto QualiFacti

O “QualiFacti – Capacitação para a sua Necessidade” visa contribuir com a capacitação de mão de obra qualificada e atualizada em tecnologias demandadas pelo mercado de trabalho, com o objetivo de minimizar a lacuna entre as vagas disponíveis e os profissionais preparados para preenchê-las.

O projeto é realizado pela Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica privada, especializada em desenvolver soluções tecnológicas e de capacitação em TIC. Esta iniciativa faz parte do “MCTI Futuro”, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que tem por objetivo apoiar ações de capacitação tecnológica nacional em larga escala. A sua execução é financiada com recursos de aportes nos Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação – PPI da Lei de Informática sob a coordenação da Softex.

Sobre a Facti

A Facti é uma fundação de direito privado criada em 1998 e sediada em Campinas – SP. A sua atuação é pautada na missão organizacional de prover Tecnologia com Credibilidade através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em Serviços 4.0, entregando de maneira personalizada a melhor experiência deste conceito para os seus clientes e parceiros, especialmente nos segmentos de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas e Segurança da Informação.

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Cursos

SENAI oferece cursos online gratuitos para pessoas físicas, confira:

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O SENAI-SP oferece gratuitamente para pessoas físicas 18 cursos totalmente online, que podem ser acessados por computador ou celular. 

Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, LGPD, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais.

Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno.

O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal. Fácil, prático e com conteúdo relevante: confira as matérias que cada um oferece!

As empresas interessadas em projetos educacionais on-line (layoff ou grandes demandas) devem procurar o Coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI mais próximo.

Para saber mais detalhes clique aqui

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Cursos

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular

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A partir das 15 horas desta quarta-feira (12), os candidatos que se inscreveram no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado podem conferir pela internet a lista de classificação geral para o primeiro semestre de 2022. A mesma plataforma traz a primeira relação dos convocados para matrícula, que será exclusivamente online.

A matrícula da primeira chamada será nos dias 13 e 14. Os candidatos vão receber a confirmação da convocação por e-mail (é indispensável verificar a caixa de lixeira e spam). O requerimento de matrícula deve ser feito pela interface do Sistema Acadêmico das Fatecs. O envio dos documentos não garante a efetivação da matrícula, que dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Faculdade de Tecnologia, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato.

As Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a matrícula. Os interessados precisam confirmar com as unidades a data e horário para esse atendimento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS), para utilizar os equipamentos.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portariado Vestibular são de inteira responsabilidade do candidato.

Confira as próximas datas importantes do calendário:

13 e 14 de janeiro – Envio de documentos para requerimento de matrícula da primeira chamada;

18 janeiro a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento das matrículas da primeira chamada;

19 e 20 – prazo para acerto da documentação de matrícula da primeira chamada;

24 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas;

31 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação da segunda lista de convocados pelo site www.vestibulafatec.com.br;

1º de fevereiro– Matrícula dos convocados na segunda chamada e envio de documentos por meio digital;

3 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento da segunda chamada;

4 de fevereiro – Prazo para acerto da documentação de matrícula da segunda chamada;

8 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas da segunda chamada após acerto de documentação.

Documentos para matrícula

Para requerer a matrícula, os convocados para os cursos superiores de tecnologia devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:

  • documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional Migratória (RNM) dentro da validade;
  • cadastro de pessoa física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
  • foto 3X4 de rosto recente, com fundo neutro;
  • documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • histórico escolar completo do Ensino Médio (frente e verso);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
  • candidato transgênero que optar pelo nome social deverá preencher, durante a matrícula, uma autodeclaração sore a utilização do nome social

Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, também é necessário o upload do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).

Documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Os beneficiados pelo item escolaridade pública do Sistema de Pontuação Acrescidadevem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na redepública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.

Quem pretende obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem – mais detalhes no Manual do Candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

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