Connect with us

Cursos

Curso gratuito de receitas natalinas

Publicado

em

Formação “Alimente-se Bem Especial de Natal” traz receitas econômicas e práticas e com duração de quatro horas

 

Ceia de Natal econômica e prática, utilizando a maior quantidade possível de alimentos que já estão na geladeira. Tudo isso será ensinado no curso gratuito “Alimente-se Bem Especial de Natal, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria).

 

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (9/11) pelos telefones 3845 6630 ou 3845 4920. Os interessados devem ter acima de 14 anos e serem moradores de Hortolândia. Há 30 vagas disponíveis. É necessário levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço no primeiro dia de aula. As aulas serão ministradas na Cozinha Comunitária, localizada na rua Osvald de Souza, 375, Jardim Novo Ângulo, e no Banco de Alimentos, na rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, Parque Odimar.

O curso será dividido em duas turmas: turma 01, na quarta-feira (9/11), das 13h30 às 16h30, na Cozinha Comunitária; turma 02, quinta-feira (10/11), das 13h30 às 16h30, no Banco de Alimentos. As oficinas terão duração de quatro horas. Serão distribuídos materiais, livro e certificado aos participantes.

Todas as refeições do curso “Alimente-se Bem” tem como objetivo o baixo custo de preparo, a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos, como uso de talos e cascas no preparo dos pratos.

O Banco de Alimentos

 

O Banco de Alimentos pertence à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia e funciona ligado ao Departamento de Segurança Alimentar oferecendo cursos, por meio de parceria com o SESI (Serviço Social da indústria). Além de trabalhar a cultura de evitar desperdício de alimentos, recebe doações e atende às famílias em situação de vulnerabilidade social.

SERVIÇO

Curso “Alimente-se Bem Especial de Natal”

Inscrições pelos telefones 3845 6630 ou 3845 4920

Aula da turma 01, quarta-feira (9/11), das 13h30 às 16h30

Local: Cozinha Comunitária, Rua Oswaldo de Souza, 375, Jardim Novo Ângulo

Aula da turma 02, quinta-feira (10/11), das 13h30 às 16h30

Local: Banco de Alimentos, Rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, Pq. Odimar

Cursos

Fatec Piracicaba promove eventos tecnológicos

Publicado

em

A Fatec Piracicaba Deputado Roque Trevisan convida a comunidade para participar dos eventos acadêmicos que serão realizados nos dias 31 de maio e 01 de junho, na unidade. As apresentações fazem parte dos projetos dos cursos superiores de tecnologia em Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial.

Sobre os eventos

No dia 31 de maio, a partir das 20h ocorrerá a Inofatec, com a apresentação de produtos inovadores desenvolvidos pelos alunos dos cursos superiores em Biocombustíveis e Gestão Empresarial, uma oportunidade para incentivar a criatividade e inserir novas soluções para o mercado. Em paralelo, o Workshop TI & Empresas apresentará os trabalhos de tecnologia da informação desenvolvidos em parceria com empresas da cidade.

Já no dia 1º de junho, a Alimentec recebe os convidados a partir das 8h30. Trata-se de uma feira promovida pelos alunos do curso de Alimentos cujo objetivo é fornecer um espaço para divulgar a importância de temas como inovação de produtos, sustentabilidade e pesquisas sobre alimentação, tornando a Fatec Piracicaba um canal facilitador para investidores e próximo da comunidade. À noite, às 20h, acontece ainda a Mostra de Biocombustíveis, com a apresentação dos trabalhos interdisciplinares dos alunos do curso de Biocombustíveis, focada em projetos e pesquisas inovadoras.

Vestibular

A Fatec Piracicaba está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2022. Até as 15 horas do dia 28 de junho, os interessados podem acessar o site www.vestibularfatec.com.br e se inscreverem em um dos cursos superiores de tecnologia: Alimentos, Bicombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será no dia 17 de julho.

Confira a programação:

DataEventoHora
Terça-feira(31/05)Inofatec20h
Workshop TI & Empresas20h
Quarta-feira(01/06)Alimentec08h30
Mostra de Biocombustíveis20h

Serviço

Local: R. Diácono Jair de Oliveira, 651 | Bairro Santa Rosa

Informações: janaina.oliveira16@fatec.sp.gov.br

Continue Lendo

Cursos

Abertas inscrições para Curso Superior gratuito nas FATECs

Publicado

em

fatec-campinas

Começam nesta quarta-feira (25), as inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2022, exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br. O prazo vai até as 15 horas do dia 28 de junho. As provas serão aplicadas em 17 de julho, de forma presencial.

O Vestibular das Fatecs oferece 17.615 vagas, distribuídas entre as 75 unidades do Estado de São Paulo. São mais de 80 cursos superiores de tecnologia e, entre eles, dois novos:

  • Defesa Cibernética – 40 vagas no período noturno, na Fatec Jundiaí;
  • Design de Moda – 40 vagas no período da manhã, na Fatec Americana;

Outra novidade: Desenvolvimento de Software Multiplataforma – lançado em 2021, e disponibilizado em 12 unidades – passa a ser oferecido pelas Fatecs Itaquera (Capital) e Matão, com 40 vagas em cada.

Inscrições

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

A inscrição deve ser feita pela internet até as 15 horas do dia 28 de junho. É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

Ao realizar o preenchimento da inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).

Fique atento

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 28 de junho.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

É de inteira responsabilidade do interessado em realizar o exame o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e também o cumprimento dos prazos estipulados.

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Inclusão Social

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Continue Lendo

Cursos

Abertas inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos

Publicado

em

etec-hortolandia

O período de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começa nesta quinta-feira, 19, e vai até dia 6 de junho. O Vestibulinho para o segundo semestre de 2022 oferece mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, Especializações Técnicas e para vagas remanescentes de segundo módulo. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 39. A prova será aplicada dia 3 de julho, de forma presencial.

As vagas são destinadas a turmas presenciais, semipresenciais e para cursos online das Etecs e classes descentralizadas, unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

O processo seletivo traz como novidade a oferta do curso Técnico em Qualidade, que será oferecido na Etec de Monte Mor. A qualificação proporciona ao profissional competências para atuar na execução de procedimentos administrativos, desenvolvimento de manuais, procedimentos, diagnósticos e outras ações que envolvem a gestão de qualidade de em instituições públicas, privadas e de terceiro setor.

Cursos Técnicos

O Vestibulinho para o segundo semestre de 2022 oferece 42.946 vagas para habilitação técnica, sendo 40.066 na modalidade presencial e 2.880 vagas no formato online. São mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres.

Especialização Técnica de nível médio

Já nesta modalidade, o Vestibulinho oferece 610 vagas, sendo 250 para o formato presencial, destinadas aos cursos de: Automação Predial, Gestão Ambiental, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Logística Reversa, Produção de Cana-de-Açúcar, Prótese sobre Implantes e Radiocomunicação. As outras 360 vagas são disponibilizadas para aulas online, para a Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

Para concorrer nesta opção, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes de segundo módulo estão disponíveis para dez cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Química, Recursos Humanos e Segurança
do Trabalho.

Para disputar uma das vagas, é necessário ter concluído o Ensino Médio e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

O interessado em concorrer a uma das vagas disponíveis no Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2022, deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado na segunda ou terceira série;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou Ainda o Boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 19 de maio até as 15 horas do dia 6 de junho.

Basta preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato”, que deve ser acessada com o CPF do candidato e senha de segurança. O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Após o preenchimento das informações, é preciso imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 39. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Inclusão social

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-la na Ficha de Inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 6 de junho.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares