Connect with us

Cursos

Abertas inscrições para cursos gratuitos de programação, novas mídias, robótica e cultura maker em Sumaré

Publicado

em

robotica

Investir na qualificação que proporciona a base, isto é, o aperfeiçoamento das habilidades, e na capacitação, que estimula o crescimento/desenvolvimento contínuo, de mulheres e crianças na área de tecnologia, é uma das propostas do projeto Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes, em Sumaré (118km de São Paulo).

Dois cursos 100% gratuitos direcionados para diferentes faixas etárias e públicos específicos estão com inscrições abertas até 10 de abril com patrocínio da Villares Metals e realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC).

Anuncio

Curso de Programação e Novas Mídias para jovens mulheres maiores de 16 anos

A meta do curso é formar profissionais com habilidades em criar e desenhar soluções para o setor cultural em dispositivos digitais, desde sua concepção, propósito, plano de negócio até o desenvolvimento em diferentes plataformas, publicação nas lojas de aplicativos e implementação e integração com diferentes provedores de serviços de nuvem.

Advertisement

Para participar, as candidatas devem ser alunas do município de Sumaré, acima de 16 anos, cursando ou terminando o ensino médio preferencialmente em escola pública. As inscrições terminam dia 10 de abril e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/K38htDyGX6d83JFaA. A lista final das selecionadas será divulgada no dia 12 de abril, nas redes sociais do projeto: @projetoelasnarede.

As aulas de programação e novas mídias começarão em 15 de abril, com aulas às terças e quintas-feiras, das 16h30 às 18h30, e acontecerão na Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré. O local contará com um laboratório de informática inovador e jovial.

Embora esteja sendo ocupado cada vez por mais mulheres, o setor de tecnologia ainda é um terreno a ser conquistado por elas, cuja representação ainda é baixa. Segundo análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina neste segmento do mercado de trabalho cresceu 60% nos últimos cinco anos.

Apesar do cenário no Brasil ainda ser bastante desigual – a participação feminina representa apenas 37% dos profissionais do setor, pela pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais –, especialistas apostam que esta é uma profissão com oportunidades e remuneração competitiva.

Advertisement

A intenção é contribuir para a transformação educacional de meninas de comunidades, criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho em postos majoritariamente ocupados por meninos e gerar soluções conectadas aos desafios sociais da atualidade.

A ideia do projeto, de acordo com Marcia Kling, do ISPAC, realizadora do projeto, “é criar condições ideais para que mulheres possam obter conhecimento e aprender habilidades no universo da tecnologia e que sua presença seja cada vez maior em profissões deste setor, reconhecido pela alta demanda e excelente remuneração”.

Serviço

Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes – Curso de Programação e Novas Mídias

Advertisement

Inscrições: até 10 de abril.

Divulgação dos selecionados: 12 de abril.

Início das aulas: 15 de abril.

Local: Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré.

Advertisement

Faixa etária: para jovens mulheres a partir de 16 anos. Carga Horária: 128 horas, 2 encontros semanais de 2 horas cadaTurma: terças e quintas, das 16h30 às 18h30

Link de inscrição:

https://forms.gle/K38htDyGX6d83JFaA

______________________________________________

Advertisement

Curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker para crianças de 11 a 15 anos

Profissão em alta, com setor sempre aquecido, o mercado de trabalho em tecnologia está sempre em busca de qualificação para contratar profissionais capacitados. Segundo um estudo publicado recentemente pela IDC Brasil International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda, empregos voltados à tecnologia continuarão crescendo até 2023.

Com a proposta de capacitar crianças e jovens de todos os gêneros,  de 11 a 15 anos, alunos do município de Sumaré, cursando ensino Fundamental II preferencialmente em escola pública, o Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes está com inscrições abertas até 10 de abril para o curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker.

O curso, totalmente gratuito, ofereceaulas de introdução à robótica e cultura maker em dois encontros semanais de duas horas cada. As aulas começam dia 15 de abril. A lista final dos selecionados será divulgada até o dia 12 de abril na página do facebook/instagram do projeto.

Advertisement

Os selecionados serão divididos em três turmas:

  • Turma 1 | segundas e quartas | 14h30 às 16h30 (avançado)
  • Turma 2 | segundas e quartas | 17h às 19h (iniciante)
  • Turma 3 | terças e quintas | 14h30 às 16h30 (iniciante) 

A iniciativa objetiva preparar as habilidades das crianças e jovens para o futuro e inspirá-los a se tornarem pessoas confiantes para o resto da vida, além de incentivar a experimentação prática e aplicar o conhecimento para resolver problemas do mundo real.

No curso, o aluno irá desenvolver habilidades em STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As aulas terão como missão estimular autonomia, criatividade e senso crítico em crianças e adolescentes, além de mostrar que as áreas STEAM estão no dia a dia delas.

O programa do curso parte do princípio que uma disciplina de matemática, por exemplo, conversa com história; que geografia conversa com educação física, e assim por diante. Está entre os objetivos preparar crianças e adolescentes parta serem os solucionadores de problemas e geradores de conhecimento, usando criatividade, lógica e senso crítico. 

Para Thiago Kling, idealizador do projeto, “o curso visa promover uma transformação educacional nas comunidades de baixo IDH, buscando soluções conectadas aos desafios sociais da atualidade”.

Advertisement

Serviço

Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes – Curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker

Inscrições: até 10 de abril.

Divulgação dos selecionados: 12 de abril.

Advertisement

Início das aulas: 15 de abril.

Local: Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré.

Faixa etária: crianças e jovens de todos os gêneros, de 11 a 15 anos. Carga Horária: 128 horas, 2 encontros semanais de 2 horas cada.

Turmas:

Advertisement
  • Turma 1 | segundas e quartas | 14h30 às 16h30 (avançado)
  • Turma 2 | segundas e quartas | 17h às 19h (iniciante)
  • Turma 3 | terças e quintas | 14h30 às 16h30 (iniciante) 

Link de inscrição:

https://forms.gle/iu3vumqkqKERkqd76

______________________________________________

Ficha Técnica

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC). Patrocínio: Villares Metals

Advertisement

Redes Sociais:

www.instagram.com/nucleodeinovacaosm/

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade2 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região5 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região6 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil6 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil17 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes20 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade20 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Advertisement
cinema

Populares