Campinas

Vivências Fotográficas: Oficinas gratuitas propõem uma nova forma de fotografar em Campinas

Capaz de imortalizar um momento, a fotografia representa parte de uma história e através de uma única imagem pode-se revelar sentimentos, estejam eles expostos ou não. Composta pela subjetividade de quem a registra, a fotografia torna-se um retrato visual, mas também de autoconhecimento. Deste modo, mais que buscar o equilíbrio entre ângulos, cores, luz e foco, o projeto cultural Vivências Fotográficas sugere uma experiência de conexão entre corpo, mente e câmera para que a imagem se revele, narrando-se por si só.

Anuncio


Depois de passar por Santa Cruz do Rio Pardo e Cotia, agora é a vez de Campinas receber as oficinas gratuitas. No total, serão oferecidas 21 horas distribuídas em cinco encontros para jovens da cidade (com idades entre 12 e 16 anos), na unidade do Campo Belo do Instituto Padre Haroldo – Rua José Alves de Lima, número 80.

 

“A proposta do projeto é estimular a percepção artística de cada aluno para que a foto seja construída a partir dos aspectos que a cercam: ambiente, câmera e personagens. Para isso, utilizamos dinâmicas corporais, que têm o objetivo de aflorar a sensibilidade, associadas às técnicas básicas da fotografia”, explica a fotógrafa Camilla Loreta, responsável por ministrar as aulas conjuntamente com sua assistente, Izabel Martinelli.

Embora estejam alicerçadas em um conteúdo programático pré-estabelecido, as oficinas são construídas ao longo dos encontros, com base na vivência de cada participante, cujo intuito é ativar o contato de cada ser com a linguagem fotográfica de maneira íntima para que, ao final das atividades, os objetivos de transformação da artes e do modo de se observar o mundo, além do fortalecimento pessoal frente à fotografia, sejam alcançados.

 

“É uma oportunidade de deixar um pouco de lado essa coisa mecânica de apertar um botão, apenas. Até de forma inconsciente, a intenção, quando se faz uma foto, é sempre provocar algo em alguém, então tem que ser mais do que isso. Podemos dizer que o curso abre uma nova janela para enxergarmos a fotografia”, conclui Loreta.

As inscrições vão de 01 a 11 de outubro e podem ser realizadas no próprio local (Instituto Pe. Haroldo – unidade Campo Belo); as oficinas acontecem de 15 a 19 de outubro, das 09h às 13h20, e o material didático – que também é gratuito – será entregue ao longo das aulas. Como resultado final, os alunos produzirão um livreto com as fotografias tiradas durante a vivência.

Idealizado pela Numen Produtora com incentivo do ProacSP, “Vivências Fotográficas” é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e, em Campinas, recebe patrocínio da Bispharma.

 

SERVIÇO: Vivências Fotográficas em Campinas

Inscrições: de 01 a 11 de outubro, das 09h às 11h e das 14h às 16h

Informações: (19) 3225-0069

Oficinas: de 15 a 19 de outubro (segunda a sexta) das 09h às 13h20

Local: Instituto Padre Haroldo (unidade Campo Belo) – Rua José Alves de Lima, 80

Vagas limitadas a 20 participantes

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo