Connect with us

Campinas

Virada Sustentável agita o final de semana em Campinas

Publicado

em

Campinas recebe neste sábado e domingo, 13 e 14, a 2ª edição da Virada Sustentável, que promove, de forma descontraída e acessível, uma visão inspiradora sobre os resultados positivos da sustentabilidade no dia a dia da sociedade. O evento, que também terá a 4ª edição em Valinhos, na sexta, dia 12, oferecerá mais de 100 atrações, todas gratuitas e distribuídas em 15 pontos das duas cidades. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas sejam impactadas pelo evento ao longo dos três dias.

Em Campinas, as atividades serão realizadas no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na Praça da Juventude, Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Alceu, Espaço Cultural Maria Monteiro, CIS (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social) Guanabara, SESC Campinas, Unicamp, Centro de Lazer Lorenzo Abrão, Aeroporto de Viracopos e APA Joaquim Egídio. Já em Valinhos, os locais escolhidos foram o CACC e o Centro Fundo Social de Solidariedade.

Um dos destaques da programação é a cantora Karina Buhr, que vai fechar com o show Voz e Tambor o primeiro dia de atividades em Campinas. A apresentação gratuita começa às 20h30 de sábado, 13, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.

Praça da Juventude: a Praça da Juventude recebe o projeto “Juventude na Quebrada 5.0”, que incentiva o protagonismo juvenil por meio de atividades esportivas e culturais. Além disso, no sábado, 13, serão disponibilizados diversos serviços sociais, como cadastros no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Cadastro Único, emissão de segunda via de documentos, entre outros.

CEU Mestre Alceu: o CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence, terá temáticas ligadas à mobilidade urbana e ciclismo, com uma pedalada musical pelo bairro. O espaço receberá também uma apresentação capitaneada por Rosa Liria Pires Sales, do Samba de Bumbo Nestão Estevam, e um painel de grafite, como uma homenagem ao Mestre Alceu, referência desse patrimônio imaterial da cidade. Para a terceira idade, haverá partidas de vôlei adaptado. Apresentações teatrais e atrações musicais com Dustin Maia, Marília Corrêa e o projeto Arte de Periferia completam a programação.

Lagoa do Taquaral: o espaço contará com uma programação, em sua maioria, voltada para família, sustentabilidade, bem-estar, meio ambiente e solidariedade. Um dos destaques é o Varal Solidário, projeto de arrecadação de roupas que, após a coleta, serão direcionadas ao CEU Mestre Alceu e distribuídas entre as famílias carentes. Outro destaque é a oficina de cosméticos que debaterá a poluição dos rios de forma artística e ensinará a fazer produtos caseiros. Fechando a programação nos dois dias, a Concha Acústica receberá atrações musicais.

Espaço Cultural Maria Monteiro: localizado na Vila Padre Anchieta, as atrações têm como foco a moda, o público LGBTQIA+ e a cultura negra e periférica. Além de oficinas e saraus, será realizado o desfile Febre do Jeans, que marca o lançamento da primeira coleção de roupas da designer Amélie Bortoluzo, que também debaterá a importância da indústria da moda para a sociedade.

CIS Guanabara: o espaço terá forte programação reflexiva e contará com rodas de conversa sobre bioconstrução, ativismo ambiental e diversidade no jornalismo. Integram a programação, ainda, exposições de fotos, exibição de filmes e peças teatrais sobre o feminicídio e a luta por terras. Entre os destaques está a exposição Imaginário Travesty, que expõe as dificuldades enfrentadas por pessoas trans, além de colocar em pauta temas como racismo e empoderamento feminino.

Unicamp: Palco para quem é ligado aos esportes, a universidade irá sediar um campeonato de vôlei misto, além de discutir o significado do esporte dentro da sociedade e seu impacto, abordando temas como inclusão, acessibilidade e gênero. Também ocorrerão ações já estabelecidas no campus, como o Fim de Semana no Museu e o Domingo no Lago.

Aeroporto de Viracopos: ponto com circulação diária de cerca de 25 mil pessoas, Viracopos recebe a exposição Auto Declaração, do artista Samuel de Freitas Pérsio, pedreiro que, por meio de suas obras, visa popularizar a arte e mostrar que ela é para todos. Será realizada no saguão de check-in doméstico.

APA Joaquim Egídio: na Área de Proteção Ambiental de Campinas serão realizadas duas ações para que o público conheça a importância em preservar o espaço e conscientizar as gerações futuras. No primeiro dia da Virada Sustentável Campinas, 13, ocorre a Caminhada Ambiental da Páscoa Solidária. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro: Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 230, às 8h30. E no domingo, 14, será realizado um Passeio Turístico pela região de Sousas e Joaquim Egídio. Além da visita, os participantes irão conhecer importantes espaços, como Igreja de Santana, Praça São Sebastião, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site

www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico até o dia 12 de abril.

SESC Campinas: retornando às raízes brasileiras, o SESC Campinas receberá atividades relacionadas à cultura indígena. Exibição de filmes e debates com antropólogos e índios marcam esse local da Virada Sustentável.

Centro de Lazer Lorenzo Abrão: por meio do projeto UrbanizArte, o público terá uma visão da identidade e pertencimento local. A socialização e a convivência em comunidade são temas abordados. Brincadeiras, rodas de conversa, capoeira, narração de histórias, entre outras atividades, fazem parte da programação. O Centro de Lazer Lorenzo Abrão fica no Conjunto Habitacional Residencial Olímpia.

A Virada Sustentável Campinas, projeto viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, tem o apoio da Prefeitura de Campinas. A produção é da 3 Apitos Cultura + Esporte, realização do Instituto Virada Sustentável e patrocínio máster da WestRock.

Serviço
2ª Virada Sustentável de Campinas
Quando: 12 de abril em Valinhos e 13 e 14 de abril em Campinas
Programação completa: www.viradasustentavel.org.br

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Campinas

Prefeito de Campinas recebe alta do Vera Cruz Casa de Saúde após internação pela Covid-19

Publicado

em

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, 58 anos, recebeu alta do Vera Cruz Casa de Saúde na tarde desta terça-feira (28). Ele estava internado em leito de enfermaria da unidade desde a última quinta (23) para tratar de uma pneumonia secundária à Covid-19. Saadi seguirá com protocolos e procedimentos para a reabilitação da doença em casa.

Durante os cinco dias de acolhimento, o prefeito permaneceu isolado na enfermaria, estável clinicamente, sem a necessidade de suporte de oxigenoterapia, mas fazendo uso de medicamentos (corticoide, antibiótico, suporte clínico e anticoagulação profilática) para tratar o coronavírus.

“Durante o período de internação, o prefeito apresentou-se sempre muito confiante, colaborativo com as propostas terapêuticas e respondendo de maneira positiva às medidas instituídas. Após cinco dias de internação, recebendo tratamento médico, cuidados de enfermagem e seguimento de fisioterapia, podemos proceder com a alta com segurança para o término de reabilitação em domicílio”, explica a médica Carla Lucero, clínica médica do Vera Cruz Casa de Saúde e responsável pela equipe que cuidou de Saadi. “Os exames das provas inflamatórias mostraram queda, ou seja, a fase mais crítica e com mais chance de agravamento da doença já passou”, completou a médica. Ainda de acordo com ela, o paciente que ficou internado em enfermaria deve permanecer em isolamento por 14 dias, a contar do início dos sintomas. O prefeito cumprirá o término desse período em casa.

“Todo tratamento de patologias é muito mais eficaz quando iniciado nos primeiros sintomas ou, no caso de doenças silenciosas, em graus mais leves de gravidade. O prefeito, que também é médico, teve a correta atitude que todos deveriam ter ao perceber sinais de agravamento no quadro: procurou acolhimento. A alta é uma vitória para ele e para o nosso corpo clínico”, afirmou o diretor médico do Vera Cruz Casa de Saúde, Bruno Araújo.

Em sua saída, o prefeito agradeceu à equipe médica, enfermagem e aos profissionais da saúde em geral. “Agradeço à equipe do Vera Cruz Casa de Saúde pela excelência no meu atendimento. O profissionalismo, o acolhimento e a qualidade da equipe médica e demais profissionais foram fundamentais para a minha rápida recuperação”, declarou o prefeito de Campinas.

“A alta de Dário Saadi nos enche de orgulho por ser, além de mais uma vitória contra a Covid-19, uma demonstração de confiança no acolhimento do Vera Cruz Casa de Saúde. Agora ele segue com sua recuperação e logo estará pronto para retomar os belos trabalhos e projetos para o desenvolvimento de Campinas”, celebra Erickson Blun, diretor presidente do Vera Cruz Hospital e do Vera Cruz Casa de Saúde.

Continue Lendo

Campinas

Terminal Metropolitano da EMTU em Campinas terá ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Publicado

em

Uma van itinerante vai levar ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira especialistas para orientar passageiros e motoristas com palestra e vídeos educativos

Na próxima quinta e sexta-feira (23 e 24) a EMTU, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), levará ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira dois eventos em apoio à Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é conscientizar motoristas e a população em geral sobre os riscos de acidentes em meio ao tráfego pesado das cidades.

Ao lado de uma van itinerante que é a marca do programa, especialistas vão orientar motoristas e a população em geral em grupos de 10 pessoas por vez, respeitando o distanciamento necessário e com o uso obrigatório de máscaras. Haverá também palestras e apresentação de vídeos educativos, além da distribuição de brindes.

O programa do SEST SENAT, em conjunto com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), realiza mobilizações socioeducativas itinerantes, conscientizando motoristas sobre riscos de acidentes, como o uso indevido do celular ao volante, com o objetivo de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro.

SEST SENAT – O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, criados em 14 de setembro de 1993 pela Lei Nº 8.706, são instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Semana Nacional do Trânsito em Campinas

Data: 23 e 24/09

Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira

Horário: 8h às 12h

Endereço: Av. Lix da Cunha, 101 – Vila Industrial, Campinas – SP

Continue Lendo

Populares