Connect with us

Campinas

Virada Sustentável agita o final de semana em Campinas

virada sustentavel campinas

Campinas recebe neste sábado e domingo, 13 e 14, a 2ª edição da Virada Sustentável, que promove, de forma descontraída e acessível, uma visão inspiradora sobre os resultados positivos da sustentabilidade no dia a dia da sociedade. O evento, que também terá a 4ª edição em Valinhos, na sexta, dia 12, oferecerá mais de 100 atrações, todas gratuitas e distribuídas em 15 pontos das duas cidades. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas sejam impactadas pelo evento ao longo dos três dias.

Em Campinas, as atividades serão realizadas no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na Praça da Juventude, Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Alceu, Espaço Cultural Maria Monteiro, CIS (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social) Guanabara, SESC Campinas, Unicamp, Centro de Lazer Lorenzo Abrão, Aeroporto de Viracopos e APA Joaquim Egídio. Já em Valinhos, os locais escolhidos foram o CACC e o Centro Fundo Social de Solidariedade.

Anuncio

Um dos destaques da programação é a cantora Karina Buhr, que vai fechar com o show Voz e Tambor o primeiro dia de atividades em Campinas. A apresentação gratuita começa às 20h30 de sábado, 13, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.

Praça da Juventude: a Praça da Juventude recebe o projeto “Juventude na Quebrada 5.0”, que incentiva o protagonismo juvenil por meio de atividades esportivas e culturais. Além disso, no sábado, 13, serão disponibilizados diversos serviços sociais, como cadastros no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Cadastro Único, emissão de segunda via de documentos, entre outros.

Advertisement

CEU Mestre Alceu: o CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence, terá temáticas ligadas à mobilidade urbana e ciclismo, com uma pedalada musical pelo bairro. O espaço receberá também uma apresentação capitaneada por Rosa Liria Pires Sales, do Samba de Bumbo Nestão Estevam, e um painel de grafite, como uma homenagem ao Mestre Alceu, referência desse patrimônio imaterial da cidade. Para a terceira idade, haverá partidas de vôlei adaptado. Apresentações teatrais e atrações musicais com Dustin Maia, Marília Corrêa e o projeto Arte de Periferia completam a programação.

Lagoa do Taquaral: o espaço contará com uma programação, em sua maioria, voltada para família, sustentabilidade, bem-estar, meio ambiente e solidariedade. Um dos destaques é o Varal Solidário, projeto de arrecadação de roupas que, após a coleta, serão direcionadas ao CEU Mestre Alceu e distribuídas entre as famílias carentes. Outro destaque é a oficina de cosméticos que debaterá a poluição dos rios de forma artística e ensinará a fazer produtos caseiros. Fechando a programação nos dois dias, a Concha Acústica receberá atrações musicais.

Espaço Cultural Maria Monteiro: localizado na Vila Padre Anchieta, as atrações têm como foco a moda, o público LGBTQIA+ e a cultura negra e periférica. Além de oficinas e saraus, será realizado o desfile Febre do Jeans, que marca o lançamento da primeira coleção de roupas da designer Amélie Bortoluzo, que também debaterá a importância da indústria da moda para a sociedade.

CIS Guanabara: o espaço terá forte programação reflexiva e contará com rodas de conversa sobre bioconstrução, ativismo ambiental e diversidade no jornalismo. Integram a programação, ainda, exposições de fotos, exibição de filmes e peças teatrais sobre o feminicídio e a luta por terras. Entre os destaques está a exposição Imaginário Travesty, que expõe as dificuldades enfrentadas por pessoas trans, além de colocar em pauta temas como racismo e empoderamento feminino.

Advertisement

Unicamp: Palco para quem é ligado aos esportes, a universidade irá sediar um campeonato de vôlei misto, além de discutir o significado do esporte dentro da sociedade e seu impacto, abordando temas como inclusão, acessibilidade e gênero. Também ocorrerão ações já estabelecidas no campus, como o Fim de Semana no Museu e o Domingo no Lago.

Aeroporto de Viracopos: ponto com circulação diária de cerca de 25 mil pessoas, Viracopos recebe a exposição Auto Declaração, do artista Samuel de Freitas Pérsio, pedreiro que, por meio de suas obras, visa popularizar a arte e mostrar que ela é para todos. Será realizada no saguão de check-in doméstico.

APA Joaquim Egídio: na Área de Proteção Ambiental de Campinas serão realizadas duas ações para que o público conheça a importância em preservar o espaço e conscientizar as gerações futuras. No primeiro dia da Virada Sustentável Campinas, 13, ocorre a Caminhada Ambiental da Páscoa Solidária. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro: Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 230, às 8h30. E no domingo, 14, será realizado um Passeio Turístico pela região de Sousas e Joaquim Egídio. Além da visita, os participantes irão conhecer importantes espaços, como Igreja de Santana, Praça São Sebastião, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site

www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico até o dia 12 de abril.

Advertisement

SESC Campinas: retornando às raízes brasileiras, o SESC Campinas receberá atividades relacionadas à cultura indígena. Exibição de filmes e debates com antropólogos e índios marcam esse local da Virada Sustentável.

Centro de Lazer Lorenzo Abrão: por meio do projeto UrbanizArte, o público terá uma visão da identidade e pertencimento local. A socialização e a convivência em comunidade são temas abordados. Brincadeiras, rodas de conversa, capoeira, narração de histórias, entre outras atividades, fazem parte da programação. O Centro de Lazer Lorenzo Abrão fica no Conjunto Habitacional Residencial Olímpia.

A Virada Sustentável Campinas, projeto viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, tem o apoio da Prefeitura de Campinas. A produção é da 3 Apitos Cultura + Esporte, realização do Instituto Virada Sustentável e patrocínio máster da WestRock.

Serviço
2ª Virada Sustentável de Campinas
Quando: 12 de abril em Valinhos e 13 e 14 de abril em Campinas
Programação completa: www.viradasustentavel.org.br

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

Anuncio

O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

Advertisement

Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

Advertisement

No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

Anuncio

Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

Advertisement

Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

Anuncio

Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

Advertisement

Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

Advertisement

 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

Advertisement

6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial2 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial3 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região3 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
Nossa Cidade3 horas ago

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região15 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade15 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial19 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Advertisement
cinema

Populares