Campinas

Unimed Campinas inaugura serviço especializado em Autismo e Paralisia Cerebral

Núcleo Especializado de Reabilitação (NER) começa a funcionar na próxima terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Crianças de todas as idades e adolescentes com até 17 anos e 11 meses que possuem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Paralisia Cerebral (CP) são o público-alvo do Núcleo Especializado de Reabilitação (NER), que será aberto aos clientes da Unimed Campinas a partir de 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Anuncio


Serviço próprio da Cooperativa que funcionará no piso térreo do Centro de Promoção à Saúde  instalado em edifício anexo ao Instituto Penido Burnier, da Avenida Andrade Neves, 683, o Núcleo terá atuação multidisciplinar. Médicos especialistas em Neuropediatria e profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional compõem a equipe de atendimento. Em sua capacidade plena, o serviço será capaz de prestar atendimento a cerca de 100 pacientes.

A principal característica da nova unidade é a oferta de projeto terapêutico individual e exclusivo, estruturado nas mais recentes evidencias sobre o assunto.  Cada programa de tratamento será criado em total conformidade com as necessidades individuais da criança/adolescente e de acordo com as limitações e a capacidade de desenvolvimento que o paciente possui.

Após encaminhamento ao NER por um médico especialista, os pacientes passarão por uma avaliação inicial da equipe, a qual definirá o projeto terapêutico sempre em conjunto, fará o acompanhamento das terapias propostas, bem como as reavaliações periódicas da evolução alcançada pela criança ou adolescente assistido.

“O modelo de atenção proposto pelo novo Núcleo integra o cuidado multidisciplinar a ações efetivas de  habilitação e reabilitação para estes pacientes”, afirmou o diretor Médico-Social da Unimed Campinas, Dr. Antonio Claudio Guedes Chrispim, responsável pelo novo serviço.

Mais sobre o Autismo

Transtorno complexo que afeta o desenvolvimento social e cognitivo, o Autismo é composto basicamente por três manifestações principais: déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e, também, por um repertório restrito de interesses e atividades.

Uma pessoa autista, em geral, tem uma vida limitada, cuja qualidade pode ser melhorada com o tratamento medicamentoso – que visa reduzir os sintomas mais intensos -, e o tratamento não medicamentoso, por meio de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar feita médico, psicólogo, fonoaudiólogo, educador e terapeuta ocupacional. O prognóstico de autismo é variável e dependente da gravidade do quadro, ou seja, do grau de comprometimento cognitivo da criança, assim como da participação dos familiares e da precocidade do tratamento. Os programas de intervenção precoce podem fazer uma diferença importante e produzir ganhos significativos e duradouros.

Mais sobre a Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral (PC) é uma condição não progressiva caracterizada por alterações neurológicas permanentes que comprometem o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente, causando limitações nas atividades cotidianas. Hoje, existem cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral. Uma em cada quatro crianças com esse diagnóstico não fala; uma em cada três não anda; uma em cada duas tem deficiência intelectual e uma em cada quatro tem também epilepsia. As informações são do movimento internacional World Cerebral Palsy Day, ou Dia Mundial da Paralisia Cerebral, que é celebrado em 6 de outubro.

Uma das principais causas do problema é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral.

Serviço:

Núcleo Especializado de Reabilitação (NER)

Endereço: Avenida Andrade Neves, 683, térreo, Campinas/SP

Abertura: 2 de abril de 2019

Profissionais envolvidos: Médicos Neuropediatras e profissionais de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Público-alvo: crianças e adolescentes clientes da Unimed Campinas e acometidos de TEA e PC.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo