Connect with us

Campinas

Tráfego aéreo em Campinas leva Paraquedistas para São João da Boa Vista

Publicado

em

Paraquedistas-campinas

Depois de quase 25 anos atuando na cidade, a tradicional escola de paraquedismo Azul do Vento transfere os treinos, aulas e saltos-duplos para outros ares. A equipe deixa o Aeroporto dos Amarais para garantir maior segurança aos praticantes do esporte.

O intenso tráfego aéreo em Campinas com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e a elevação do Aeródromo dos Amarais para Aeroporto Estadual, obrigou a Azul do Vento, uma das mais tradicionais escolas de formação de paraquedistas do Brasil, a buscar literalmente outros ares.

Para oferecer maior segurança aos paraquedistas, tanto os atletas que formam a equipe várias vezes recordista como os interessados em experimentar as sensações da queda livre e voo panorâmico no salto duplo, a Azul do Vento transferiu todas as atividades aéreas para o Aeroporto de São João da Boa Vista, a 100 km de Campinas e manteve apenas seu escritório nos Amarais.

Os saltos já têm sido realizados aos sábados e domingos e, durante a semana, por agendamento. A capacidade é de atendimento de 30 alunos e 100 saltos duplos por mês. Os agendamentos para saltos duplos, aulas ou outras informações podem ser obtidos por meios do telefone (19) 3246-0455.

Para se ter uma ideia, o tráfego aéreo cresceu 403% entre 2006 e 2013 em Campinas. Há oito anos o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Aeroporto Campos dos Amarais registravam, em media, 110 voos diários, contra os 554 atuais. A cidade tem um pouso ou decolagem a cada dois minutos e meio. No período da Copa do Mundo, – de 12 de junho a 13 de julho – o tráfego aéreo deve chegar a 838 voos diários, o que representa uma alta de 51,26%.

 Azul do Vento

Fundada em 1979, em Campinas, no interior de São Paulo, a Azul do vento tornou-se referência mundial em paraquedismo, tendo à frente a família Pettená. Nos 24 anos em que funcionou no antigo Aeródromo dos Amarais, a equipe bateu 10 recordes, sendo nove de Trabalho Relativo (TR) ou Formação em Queda Livre (FQL). Em 2003, por exemplo, a Azul do Vento bateu o recorde de maior formação em queda livre constituída por atletas de um mesmo clube, construindo no céu um diamante de 64 paraquedistas em 2003.

Com o crescimento da região dos Amarais e o aumento do número de vôos em Viracopos, não havia mais segurança para as atividades de paraquedismo. Em fevereiro de 2012, após negociações com a Prefeitura de São João da Boa Vista, conseguimos transferir para o Aeroporto daquela cidade as aulas, os treinos da equipe e os saltos duplos.

Atualmente, a equipe coordenada por Marcos Pettená (52 anos, nascido em São Paulo, mas residente em Campinas desde os 9 anos), também diretor da Azul do Vento, é formada por Vitor Leandro (41 anos, de Campinas), Greike Pucci (única mulher da equipe, 32 anos, de Rio Claro), Adilson Pagliotto (43 anos, de Catanduva), Antonio Raposo (60 anos, de Campinas), André Zanchetta  (36 anos, de Casa Branca), Gustavo Varzone  (30 anos, de São João da Boa Vista), André Regra  (37 anos, de Jundiaí), Igor Teófilo (26 anos, São João da Boa Vista e também dobrador) e José Murilo Barauna (22 anos, de São João da Boa Vista e também piloto de lançamento de paraquedistas). Eles têm treinado todos os finais de semana para as competições que serão realizadas a partir do segundo semestre de 2014, entre eles o Campeonato Brasileiro e a Copa Fly Factory.

 Nova Estrutura

Com a transferência para o Aeroporto Municipal de São João da Boa Vista, a Azul do Vento investiu em uma estrutura de alto nível, com hangar próprio, espaço para instrução, guarda da aeronave, sala de aula, banheiros, manifesto (secretaria) e um restaurante exclusivo.

Tanto para os alunos e como para os saltos duplos, a Azul do Vento conta com avião próprio – um Cessna 182, totalmente adaptado para a prática do paraquedismo -, além de equipamentos novos de última geração e de vários tamanho. A grande experiência de seus instrutores garante um salto seguro e emocionante.

Mas não é só a infraestrutura que têm atraído os amantes da prática aerodesportiva a São João da Boa Vista: o pôr-do-sol é um lindíssimo espetáculo que apenas os paraquedistas têm o privilégio de apreciar do alto.

Salto duplo

O salto duplo foi inventado nos anos 1980 para que as pessoas possam vivenciar a experiência do paraquedismo, tanto a queda livre quanto a navegação, mesmo sem a intenção de adotá-lo como esporte. É como se o “passageiro” pegasse uma “carona”, com o paraquedista. O passageiro veste um harness (embora a tradução literal seja “arreio”, trata-se numa espécie de cinto de segurança vestido pelos braços e pernas e ajustado ao corpo com fechamento no peito e na cintura), sendo preso ao paraquedista por mosquetões (ganchos de aço de alta resistência fixados na cintura e nos ombros).

O paraquedas está nas costas do instrutor. Trata-se de um equipamento especial, superdimensionado para duas pessoas, já que é capaz de suportar cerca de 350 quilos, o que excede, com segurança, os pesos somados do instrutor e do passageiro. O paraquedas retangular (vela) – tipo asa, mochila e harness – é próprio para o salto duplo por ser altamente seguro, dirigível e por permitir maior precisão de pouso.

A experiência para o passageiro é incrível: a uma altura de cerca de 3.800 metros acima do chão (12 mil pés) conectado ao instrutor, o “carona” pode curtir a emoção de um mergulho em uma queda livre, a 200 km/h, que dura aproximadamente 40 segundos. Quando, então, o paraquedas é aberto e começa a navegação, ambos podem apreciar uma vista privilegiada em um voo panorâmico que varia de cinco a oito minutos, até o pouso.

O instrutor conversa o tempo todo com o passageiro, orientando-o sobre a navegação, para um pouso suave e até chamando a sua atenção para detalhes a serem apreciados no voo.

 Quem pode saltar

Basicamente todas as pessoas que gostam de sentir o aumento da adrenalina estão aptas à prática do paraquedismo, exceto, obviamente, as que sofram de distúrbios ou doenças mentais ou cardíacas, ou que tenha algum comprometimento físico que limite a execução do salto. O paraquedismo é seguro e os riscos são praticamente os mesmos de todos os esportes que envolvem alta velocidade, altura e gravidade.

O salto duplo pode ser realizado por pessoas entre 16 e 100 anos, que queiram sentir a emoção do salto, sem ter que fazer todo o curso. O peso máximo recomendado é de até 95 quilos, embora seja considerada a relação peso X altura e a mobilidade, para evitar que instrutor ou passageiro se machuquem.

As restrições são praticamente as mesmas que para as viagens de avião: não ter praticado mergulho nas últimas 24h (pois existe o risco de embolia); não ter doado sangue nas últimas 24h (recomendação médica); não estar com nariz e/ou ouvidos congestionados (pode causar um ferimento no tímpano, por não conseguir descomprimir o ar); não ter menos de 16 anos; e passar por avaliação médica prévia caso apresente qualquer condição física adversa, como problemas cardíacos, respiratórios, ortopédicos, de labirinto, convulsões, desmaios, ou de qualquer natureza que possa vir a restringir ou até impedir a pessoa de realizar um salto de paraquedas.

Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Atendimento: Antonio Fornazieri e Juliana Oppitz
Redação: (19) 3252-9385 / 2515-1650
Cel (19) 9 9771-6735 – Vivo
[email protected]
www.ateliedanoticia.com.br

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Campinas

Prefeito de Campinas recebe alta do Vera Cruz Casa de Saúde após internação pela Covid-19

Publicado

em

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, 58 anos, recebeu alta do Vera Cruz Casa de Saúde na tarde desta terça-feira (28). Ele estava internado em leito de enfermaria da unidade desde a última quinta (23) para tratar de uma pneumonia secundária à Covid-19. Saadi seguirá com protocolos e procedimentos para a reabilitação da doença em casa.

Durante os cinco dias de acolhimento, o prefeito permaneceu isolado na enfermaria, estável clinicamente, sem a necessidade de suporte de oxigenoterapia, mas fazendo uso de medicamentos (corticoide, antibiótico, suporte clínico e anticoagulação profilática) para tratar o coronavírus.

“Durante o período de internação, o prefeito apresentou-se sempre muito confiante, colaborativo com as propostas terapêuticas e respondendo de maneira positiva às medidas instituídas. Após cinco dias de internação, recebendo tratamento médico, cuidados de enfermagem e seguimento de fisioterapia, podemos proceder com a alta com segurança para o término de reabilitação em domicílio”, explica a médica Carla Lucero, clínica médica do Vera Cruz Casa de Saúde e responsável pela equipe que cuidou de Saadi. “Os exames das provas inflamatórias mostraram queda, ou seja, a fase mais crítica e com mais chance de agravamento da doença já passou”, completou a médica. Ainda de acordo com ela, o paciente que ficou internado em enfermaria deve permanecer em isolamento por 14 dias, a contar do início dos sintomas. O prefeito cumprirá o término desse período em casa.

“Todo tratamento de patologias é muito mais eficaz quando iniciado nos primeiros sintomas ou, no caso de doenças silenciosas, em graus mais leves de gravidade. O prefeito, que também é médico, teve a correta atitude que todos deveriam ter ao perceber sinais de agravamento no quadro: procurou acolhimento. A alta é uma vitória para ele e para o nosso corpo clínico”, afirmou o diretor médico do Vera Cruz Casa de Saúde, Bruno Araújo.

Em sua saída, o prefeito agradeceu à equipe médica, enfermagem e aos profissionais da saúde em geral. “Agradeço à equipe do Vera Cruz Casa de Saúde pela excelência no meu atendimento. O profissionalismo, o acolhimento e a qualidade da equipe médica e demais profissionais foram fundamentais para a minha rápida recuperação”, declarou o prefeito de Campinas.

“A alta de Dário Saadi nos enche de orgulho por ser, além de mais uma vitória contra a Covid-19, uma demonstração de confiança no acolhimento do Vera Cruz Casa de Saúde. Agora ele segue com sua recuperação e logo estará pronto para retomar os belos trabalhos e projetos para o desenvolvimento de Campinas”, celebra Erickson Blun, diretor presidente do Vera Cruz Hospital e do Vera Cruz Casa de Saúde.

Continue Lendo

Campinas

Terminal Metropolitano da EMTU em Campinas terá ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Publicado

em

Uma van itinerante vai levar ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira especialistas para orientar passageiros e motoristas com palestra e vídeos educativos

Na próxima quinta e sexta-feira (23 e 24) a EMTU, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), levará ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira dois eventos em apoio à Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é conscientizar motoristas e a população em geral sobre os riscos de acidentes em meio ao tráfego pesado das cidades.

Ao lado de uma van itinerante que é a marca do programa, especialistas vão orientar motoristas e a população em geral em grupos de 10 pessoas por vez, respeitando o distanciamento necessário e com o uso obrigatório de máscaras. Haverá também palestras e apresentação de vídeos educativos, além da distribuição de brindes.

O programa do SEST SENAT, em conjunto com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), realiza mobilizações socioeducativas itinerantes, conscientizando motoristas sobre riscos de acidentes, como o uso indevido do celular ao volante, com o objetivo de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro.

SEST SENAT – O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, criados em 14 de setembro de 1993 pela Lei Nº 8.706, são instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Semana Nacional do Trânsito em Campinas

Data: 23 e 24/09

Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira

Horário: 8h às 12h

Endereço: Av. Lix da Cunha, 101 – Vila Industrial, Campinas – SP

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 horas atras

Pessoas com deficiência têm apoio para conseguir emprego por meio do PAT de Hortolândia

Entre 2017 a 2021, o órgão registrou aumento de 1.754% no número de vagas de emprego oferecidas para PCDs Hortolândia...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura de Hortolândia renova vínculo com Instituto Esperançar e mantém acolhimento de pessoas em situação de rua

No local, os acolhidos também recebem orientações de profissionais para o acesso à serviços oferecidos  A Prefeitura de Hortolândia renovou...

Nossa Cidade2 horas atras

Hortolândia fará vacinação contra a COVID-19 para crianças, adolescentes, jovens e adultos, sem agendamento, neste sábado (29/01)

Imunização das crianças de 5 a 11 anos será na UBS Novo Ângulo, Vacinação de adolescentes acima de 12 anos,...

Nossa Cidade3 horas atras

Primeira etapa do projeto “Procon no Bairro” acontece neste sábado (29/01), no Jd. Rosolém

Serviços do órgão serão disponibilizados de maneira gratuita, pela Prefeitura de Hortolândia, à partir das 8h A novidade deste sábado...

Nossa Cidade3 horas atras

Primeira etapa do projeto “Proncon no Bairro” acontece neste sábado (29/01), no Jd. Rosolém

Serviços do órgão serão disponibilizados de maneira gratuita, pela Prefeitura de Hortolândia, à partir das 8h A novidade deste sábado...

Nossa Cidade3 horas atras

Prefeitura produz máscaras de proteção facial para entregar aos alunos na retomada do ano letivo em Hortolândia

Confecção é realizada por bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação) Bolsistas do programa Acerte (Ação...

Populares