Campinas

Semana das Juventudes 2026 oferece 17 dias de cultura, esporte e debates em Campinas

De 7 a 23 de agosto, Campinas realizará a Semana das Juventudes 2026, evento que propõe cerca de 30 atividades gratuitas com foco em cultura, esporte, trabalho e debates sobre direitos da juventude. Promovida por aproximadamente 20 coletivos, associações, projetos sociais e órgãos públicos, a programação ocorrerá em praças, museus, escolas, quadras e outros espaços em diversas regiões da cidade.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira, 7 de agosto, às 14h45, no Salão Azul do Paço Municipal, localizado na Avenida Anchieta, 200, no Centro. O evento contará com representantes de instituições e coletivos que atuam nas pautas da juventude em Campinas, mediante inscrição prévia.

Esporte e cultura urbana iniciam a programação

No primeiro fim de semana, as atividades unem esporte e cultura urbana. No sábado, 8 de agosto, o SkatePark do Parque Taquaral receberá o “Dia do Skate StreetFest Taquaral”, a partir das 10h, aberto ao público. Ainda no mesmo dia, a Praça José Bonifácio sediará uma oficina de iniciação ao boxe ao meio-dia, enquanto a Praça do Parque Oziel será palco, às 19h30, da Batalha da OMG, uma disputa de improviso musical entre MCs com temas relacionados aos direitos da juventude.

Outros encontros culturais incluem a Batalha do Cálice no Largo do Pará, às 18h do dia 14 de agosto, e o Slam Palmares no Jardim Monte Cristo, à noite do mesmo dia, com oito poetas competindo por uma vaga na final de poesia falada.

Formação e protagonismo feminino na Semana das Juventudes 2026 Campinas

Na terça-feira, 13 de agosto, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) oferece uma oficina que convida jovens a visitar uma exposição sobre mulheres no acervo do museu durante o século 20, relacionando esse protagonismo feminino à formação profissional dos participantes. No mesmo dia, haverá uma oficina voltada ao planejamento de projetos e organização do trabalho no hip-hop, com foco em direitos humanos e fortalecimento de vínculos.

Iniciativas para o primeiro emprego e mercado de trabalho

Um importante eixo da Semana das Juventudes 2026 é a preparação para o mercado de trabalho. No dia 18 de agosto, o Programa Pescar realizará uma oficina no Edifício Altdorf, no Swiss Park, onde jovens inseridos no programa apresentarão o projeto a novos participantes através de atividades de autoconhecimento e reflexão sobre carreira. Também no dia 18, o Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia promoverá uma ação para adolescentes sobre o primeiro emprego, direitos e deveres de aprendizes, incluindo informações sobre o processo de inscrição da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

O destaque desta frente é o Feirão de Emprego e Oportunidades, que ocorrerá em 21 de agosto, das 9h às 16h, na Estação Cultura. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e da Secretaria de Trabalho e Renda reunirá organizações públicas e privadas com opções de estudo e trabalho voltadas para jovens entre 15 e 29 anos.

Debates sobre direitos, cidadania e diversidade

O evento reserva espaço para discussões relevantes à juventude. Em 10 de agosto, às 18h, será realizada uma mesa-dialogada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas para tratar sobre masculinidades, cultura digital e discursos de ódio nas redes sociais. No dia 14, uma atividade voltada a adolescentes assistidos pela Guardinha abordará direitos reprodutivos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, com espaço para perguntas anônimas.

A redução da maioridade penal será tema de debates em 18 e 21 de agosto, promovidos por projetos vinculados ao Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec). Ainda no dia 18, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Vila União, receberá treinamento sobre letramento em diversidade sexual e de gênero, promovido pela Coordenadoria da Diversidade Sexual com linguagem acessível para múltiplos públicos.

Encerramento com cultura musical, grafite e cinema

A programação vai se fechar com atividades culturais nos dias 21, 22 e 23 de agosto. No dia 21, a Câmara Municipal homenageará agentes culturais ligados ao projeto StreetFest019. Em 22 de agosto, a Unicamp sediará um painel de grafite em comemoração aos 60 anos da universidade, e a Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos promoverá o Festival de Abertura da Semana da Música 2026, com apresentações de rap e elementos do hip-hop.

O encerramento, no dia 23, começará às 18h na Sede Cultural Augusto Buonicore com roteiro de poesia, música e debate sobre políticas públicas de juventude. Às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS Campinas) exibirá o documentário “Maré Alta”, sobre a Segunda Marcha Transmasculina de São Paulo, seguido de roda de conversa com o elenco do filme.

Serviço

Parte das atividades ocorre sem necessidade de inscrição prévia e são abertas ao público geral, enquanto outras são exclusivas para participantes de projetos e instituições específicas. Mais informações sobre locais, horários e inscrições devem ser consultadas diretamente com os coletivos e organizações responsáveis por cada ação.

Perguntas frequentes

Quando acontece a Semana das Juventudes 2026 em Campinas?

A Semana das Juventudes 2026 ocorre de 7 a 23 de agosto em Campinas.

Quem realiza as atividades da Semana das Juventudes 2026?

São promovidas por cerca de 20 coletivos, associações, projetos sociais e órgãos públicos da cidade.

Qual o foco das atividades da programação?

As ações abordam cultura, esporte, trabalho, direitos, cidadania e diversidade para jovens entre 15 e 29 anos.

Onde posso obter informações sobre inscrição e locais das atividades?

Os detalhes são disponibilizados pelos coletivos e organizações responsáveis por cada ação, via seus canais oficiais.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo