Campinas

Saúde de Campinas discute preparação para eventos climáticos extremos

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza o 1º Encontro Municipal de Saúde e Mudanças Climáticas nesta sexta-feira, 9 de outubro, com o objetivo de capacitar profissionais da rede pública e privada para os efeitos das mudanças climáticas, como ondas de calor e eventos extremos.

O evento acontece no Salão Vermelho do Paço Municipal até 12h e reúne especialistas e autoridades para discutir estratégias de resposta diante dos impactos ao sistema de saúde e à população.

Preparação dos serviços de saúde para eventos climáticos extremos

Organizado pelos departamentos de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Saúde e Vigilância Sanitária, em parceria com Unicamp e São Leopoldo Mandic, o encontro visa fortalecer a capacidade de resposta da rede assistencial municipal. Segundo o prefeito Dário Saadi, a rede deve se preparar para a nova realidade climática que afeta especialmente idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

A assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde, Priscila Pegoraro, destacou a necessidade de qualificar os profissionais para enfrentar os extremos climáticos e seus impactos na saúde da população.

Sequência de ondas de calor e temporais no cenário atual

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, ressaltou que o fenômeno El Niño provocará ondas de calor e temporais consecutivos. A Defesa Civil permanece em prontidão 24 horas para monitorar e emitir alertas, além de apoiar as prefeituras da região.

Palestras com foco em saúde materna, grupos vulneráveis e atuação da enfermagem

Entre os palestrantes estão o professor Rodolfo Pacagnella, que abordou os impactos do calor na gestação e saúde materna; Giuliano Dimarzio, que falou sobre efeitos dos eventos climáticos em crianças e idosos; e Danielle Kassada, que discutiu o papel da enfermagem na identificação precoce, prevenção e cuidado em situações de risco climático.

Programação detalhada

A mesa de abertura contou com representantes da Prefeitura, Defesa Civil e vereadores, tratando da governança e resiliência do setor saúde frente às mudanças climáticas.

As palestras abrangeram temas como prematuridade relacionada a ondas de calor, vigilância e cuidados em domicílio para populações vulneráveis, e a qualificação da assistência de enfermagem para reduzir impactos e ampliar a resiliência do sistema.

Perguntas frequentes

Qual o objetivo do 1º Encontro Municipal de Saúde e Mudanças Climáticas?

Capacitar profissionais da rede de saúde para reconhecer, prevenir e responder aos impactos dos eventos climáticos extremos na saúde da população.

Quem são os principais grupos vulneráveis abordados no evento?

Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, especialmente diante das ondas de calor e temporais.

Como a Defesa Civil de Campinas está se preparando para os eventos climáticos extremos?

A Defesa Civil está em prontidão 24 horas para monitorar, emitir alertas e apoiar prefeituras da região diante dos efeitos do El Niño.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo