Connect with us

Campinas

Região de Campinas está inclusa nas 8.355 vagas para 21 cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado

em

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação, abriu 8.355 vagas para 21 cursos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso. O programa é realizado em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. No total, 15 regiões serão contempladas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 9 de março pelo site www.novotec.sp.gov.br. As aulas têm previsão de início em 22 de março.

O Novotec Expresso é uma das modalidades do Novotec, que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com Etecs, Fatecs e outras instituições. Seguindo os protocolos sanitários, no primeiro semestre de 2021, a modalidade será semipresencial e terá aulas remotas na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais na unidade de ensino escolhida na inscrição.

Jovens entre 14 e 24 anos com Ensino Fundamental completo estão aptos a se candidatar para uma vaga. É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos que vagas. O programa não utiliza exame de seleção e tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas. A prioridade são estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual e das Etecs.

São 21 cursos para atender as demandas do mercado e os interesses dos jovens: Ajudante de Logística; Auxiliar de Vendas; Computação em Nuvem; Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Desenho no AutoCAD; Design de Moda; Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário; Edição de Vídeo para Youtube; Excel Aplicado à Área Administrativa; Gestão de Pequenos Negócios; Introdução a Banco de Dados; Introdução ao Desenvolvimento em Java; Jogos Digitais; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Montagem e Manutenção de Microcomputadores; Programação Básica para Android; Programação de Sistemas Embarcados (Arduíno); Rotinas de Recursos Humanos; Segurança Cibernética Fundamental; e Técnicas de Atendimento.

Clique aqui para conferir a quantidade de vagas por Região Administrativa e cursos disponíveis.

Campinas

Rede Mário Gatti terá cota em concurso e processo seletivo para negros

Publicado

em

Resolução publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 21 de julho, regulamenta a reserva de 20% dos cargos, empregos ou funções ofertados em concursos públicos e em processos seletivos da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar para negros e afrodescendentes.

A resolução tem validade até 10 de dezembro de 2029, término do prazo de vigência da lei complementar de 2019, que definiu as regras de reserva para concursos da Administração Direta.

A publicação estabelece que a reserva de 20% dos cargos será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a três. Conforme a resolução, poderão concorrer às vagas aqueles que se autodeclararem negros ou pardos, no ato da inscrição no concurso público, conforme a definição de cor ou raça utilizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A resolução estabelece que os candidatos classificados, que tiverem se autodeclarado negros serão avaliados pessoalmente e por fenótipo por uma comissão de servidores públicos composta por três pessoas, sendo ao menos uma delas negra ou parda.

O candidato cujo enquadramento na condição de negro for indeferido poderá interpor recurso, em prazo e forma a serem definidos pela Comissão. Comprovando-se falsa a declaração, o candidato será eliminado do concurso ou processo seletivo e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua nomeação, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

O sistema de cotas foi estabelecido em lei municipal de dezembro de 2019, válida para as contratações da administração direta. Criada em 2018, a Rede Mário Gatti não realizou concursos. A regulamentação, publicada na edição desta quarta-feira, prepara a Rede as contratações que serão realizados no próximo ano.

Continue Lendo

Campinas

Campinas tem umidade do ar em 19,1% na manhã desta terça-feira

Publicado

em

O município de Campinas está em Estado de Alerta. Às 9h40 desta terça-feira, dia 20 de julho, o índice atingiu 19,1% e o Departamento de Defesa Civil do município emitiu o boletim informando o Estado de Alerta devido ao fato de a Umidade Relativa do Ar (URA) estar abaixo dos 20%, segundo medição registrada pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.

O Estado de Alerta é emitido quando a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 12% e 20%.

A principal recomendação é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratar.

Também é preciso continuar observando as recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:

• suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

• evitar aglomerações em ambientes fechados;

• usar soro fisiológico para olhos e narinas.

As recomendações do Estado de Atenção, quando a umidade está entre 20% e 30%, e que devem ser mantidas, são:

• umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;

• sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;

• aumentar o consumo de água.

Operação Estiagem

Desde o início de maio, a Defesa Civil de Campinas realiza a Operação Estiagem, para monitorar e prevenir danos causados pela estação mais seca do ano.

O acompanhamento da URA deflagra informes da Defesa Civil para a comunidade e são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais.

A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo levar à desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação.

Continue Lendo

Campinas

Vigilância Sanitária interdita mercado na Vila Padre Anchieta em Campinas

Publicado

em

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), interditou um mercado na Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida, na manhã de segunda-feira, 19 de julho, após denúncia feita pelo 156.   

A equipe da Vigilância constatou que o estabelecimento funcionava em precárias condições de higiene, limpeza e organização, com infestação de roedores, falta de manutenção das instalações e dos equipamentos de refrigeração.  

O mercado ficará interditado até que tome todas as providências para readequação e solicite a desinterdição junto à Vigilância Sanitária. O estabelecimento tem prazo de 10 dias para apresentar defesa/ recurso.

Continue Lendo

Populares