Início Notícias Campinas Protesto por moradia termina com dupla detida por PM em Campinas

Protesto por moradia termina com dupla detida por PM em Campinas

Ato ocorreu no bairro Recanto do Sol 2, durante a noite desta quinta-feira. Grupo ateou fogo em materiais para criar barricada durante manifestação.
Ato ocorreu no bairro Recanto do Sol 2, durante a noite desta quinta-feira.
Grupo ateou fogo em materiais para criar barricada durante manifestação. (Foto: eptv.com)

Duas pessoas foram detidas na noite desta quinta-feira (12), em Campinas (SP), durante um protesto por moradias no bairro Recanto do Sol 2. Durante duas horas, um grupo formado por ao menos 80 pessoas bloqueou a Avenida Camucin em protesto contra o aviso de reintegração de posse, já que as famílias ocupam um terreno na região há pelo menos dois meses.

Os manifestantes jogaram entulho na via e atearam fogo em pedaços de madeira e pneus, criando uma barricada. Além disso, obrigaram os passageiros de um ônibus a descerem do veículo no trajeto, segundo a Polícia Militar. “Eles retiraram a chave, mandaram descer todo mundo e o veículo ficou muito perto [do fogo], correndo o risco de uma explosão ou incêndio”, explicou o tenente da PM Bruno Gabriel de Mattos. Segundo ele, a corporação tentou negociar com o grupo e uma parte deixou o local na sequência. Contudo, parte dos manifestantes teria ameaçado os policias com pedras e ferido um integrante dos Bombeiros.

Alguns dos moradores questionaram a ação da PM no ato, por causa do uso de bombas de efeito moral e balas de borracha. “Foram usados os equipamentos de distúrbios civis, algumas munições químicas que não têm efeitos nocivos às pessoas, só para dispersão. A munição de elastômero nas pessoas identificadas como agressoras, que estavam jogando pedras e tentando causar alguma lesão ou baixa no pessoal próximo”, alegou o tenente da PM. No local, houve apreensão de blocos de construção e materiais queimados.

Os dois suspeitos detidos foram liberados após registro de dois boletins de ocorrência no 1º Distrito Policial, na região central. Um dos B.O.s foi de desobediência e o outro, de lesão corporal por conta do ferimento do integrante do Corpo de Bombeiros. O bombeiros foi atendido no pronto socorro com ferimentos leves.

Revolta

A dona de casa Ana Paula Gomes contou que a família está no local há dois meses e não tem outro lugar para ir, caso seja obrigada a deixar o terreno de forma imediata. Ela diz que o aviso de reintegração de posse ocorreu de forma truculenta.”Estava dentro de casa e eles dando marretada, eu estava no banheiro com a criança. Tentei impedir, a população também, mas não teve jeito”, lamentou. Segundo os moradores, a área pertence à Prefeitura.

Fonte: g1.com.br



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98