Projeto de arborização escolar avança com 732 mudas plantadas em Campinas
O projeto da Secretaria de Educação de Campinas para arborizar escolas municipais avançou significativamente. Em um mês, 26 unidades receberam o plantio de 732 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e espécies frutíferas, com o objetivo de melhorar o conforto térmico e ampliar as áreas verdes.
Desde a segunda quinzena de setembro, a iniciativa já foi implementada em 26 das 42 escolas previstas, contemplando 39 centros de educação infantil (CEIs) e três escolas de ensino fundamental que possuíam poucas ou nenhuma árvore em seus espaços. O número de mudas por unidade varia conforme o espaço disponível nas áreas escolares.
Escolas contempladas pelo projeto de arborização escolar em Campinas
Entre os CEIs beneficiados estão: Irmã Joana Kallajian, Christiano Osório de Oliveira, Cônego Manoel Garcia, Agostinho Pattaro, João Manoel Lopes Beck, Leonel de Moura Brizola, Billy Graham, Marina Soares Queiroz, Zoe Valente Bellocchio, Rosalvo Madeira Cardoso, Clélia Pires Barbosa Boselli, Luciana Morgado Cerri Teixeira, Sônia Maria Alves Castro Perez, Thermutis Araújo Machado, Criança Esperança, Carlos Eduardo Rodrigues Guerreiro, Andréa Viana Martins, Ordária dos Santos Rodrigues, Alexander Braun, Célia Aparecida Jordão Velardi Gaspar, Rogério Leandro Portela Santana, Darcy Ribeiro e Gustavo Capanema.
As escolas de ensino fundamental que receberam mudas foram: Odila Maia Rocha Brito, Orlando Carpino e Elvira Muraro.
Benefícios da arborização nas escolas municipais
Além de proporcionar sombra que favorece a ventilação natural e reduz a temperatura dos ambientes externos, a ação amplia o paisagismo das escolas, permitindo a inclusão de mudas ornamentais e plantios em vasos. O projeto também contribui para aumentar a biodiversidade, melhorar a infiltração da água no solo e regular o microclima local.
O mapeamento das escolas beneficiadas foi realizado pelo Programa de Educação Ambiental da rede municipal (ProgEA), com visitas e análise das unidades em diálogo com suas equipes, e contou com o apoio dos núcleos regionais da Educação (Naeds).
O projeto, iniciado no Centro de Educação Infantil Irmã Joana Kallajian, integra um pacote de ações da Prefeitura de Campinas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, como as ondas de calor.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
NEGOCIA HORTOLÂNDIA 


