Em outubro, a Moradia Estudantil da Unicamp sediará uma oficina gratuita de audiovisual, destinada prioritariamente a estudantes indígenas. O projeto CANOA, contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2024, propõe uma formação de 20 horas que engloba atividades presenciais e práticas remotas.
A oficina será ministrada pelos documentaristas e professores do curso de Cinema da PUC-Campinas, Juliana Sangion e Caue Nunes, diretores do curta-metragem CANOA. Eles irão compartilhar técnicas e processos de realização audiovisual, permitindo que os participantes explorem o cinema como meio de expressão e criação de narrativas próprias.
Curta-metragem CANOA e contexto da oficina
O curta CANOA questiona a memória, a presença indígena e a colonização na cidade de Campinas. O filme acompanha estudantes indígenas da Unicamp durante uma intervenção audiovisual na réplica da caravela usada por Pedro Álvares Cabral, localizada no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). Desde 2019, com o Vestibular Indígena da Unicamp, a cidade recebeu estudantes de diversos povos, ampliando perspectivas indígenas na universidade e no município.
O documentário busca ressignificar simbolicamente a caravela, transformando-a em canoa ao projetar imagens relacionadas às culturas indígenas sobre o monumento, criando um diálogo entre memória, território e experiências contemporâneas desses estudantes.
Como participar
A oficina é gratuita e combina encontros presenciais na Moradia Estudantil da Unicamp com atividades práticas remotas. A iniciativa amplia a proposta do filme, promovendo um espaço de criação e experimentação para estudantes indígenas desenvolverem novas narrativas audiovisuais.
A produção dos materiais e da oficina é realizada pelas produtoras campineiras Galápaga Films e Impacto.
Perguntas frequentes
Quem pode participar da oficina audiovisual do projeto CANOA?
Estudantes indígenas têm prioridade para participar da oficina oferecida pelo projeto CANOA em Campinas.
Qual a carga horária e formato da oficina?
A oficina tem 20 horas de duração, combinando atividades presenciais na Moradia Estudantil da Unicamp e práticas realizadas remotamente.
Quem ministra a oficina de audiovisual do projeto CANOA?
Os documentaristas Juliana Sangion e Caue Nunes, diretores do curta CANOA e professores na PUC-Campinas, conduzem a oficina.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09







Rede CreaLab Coworking - Creasp
Mês do cliente Natura
G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI
Cinema em Hortolândia