Connect with us

Campinas

Mulheres respondem por 51,29% da População Economicamente Ativa em Campinas e Região

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

sne

Índice reflete o impacto do gênero feminino no mercado de trabalho e incentiva a busca pela equanimidade no tratamento e condições de trabalho para ‘elas’

A celebração do Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, chega mostrando que, definitivamente, a situação das mulheres no mundo mudou radicalmente. Elas estão por aí, trabalhando, reivindicando, empoderando-se, provando que a equidade de gênero é mister em uma sociedade que se pretende justa, igualitária e pacífica. O mercado de trabalho assiste a um verdadeiro “boom” nos últimos anos, com a presença maciça ‘delas’ em todos setores e segmento.

Anuncio


O número de mulheres economicamente ativas não para de crescer. Segundo estimativas do departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), este ano, 2020, ‘elas’ já representam praticamente a metade da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil: índice de 51,29% para o gênero feminino e 48,71% para o masculino.

E em Campinas e região, não poderia ser diferente. Os mesmo índices aplicados na Região Metropolitana de Campinas (RMC) resultam e 1.066.400 trabalhadoras e 1.012.300 trabalhadores (cálculo aplicado à PEA e não à população). Em Campinas, 382.100 do gênero feminino e 367.100 do masculino, conforme avaliação feita pelo Departamento de Economia da ACIC. Isso, por si só, confirma a importância e impacto da força de trabalho feminina na sociedade contemporânea.

Advertisement

Também são ‘elas’ que nos últimos 15 anos lideram os lares brasileiros, e, nesse período, o total da participação de mulheres mais que dobrou, com um crescimento de 105%, representando 40,5% das residências do País. Eram 14 milhões em 2001 e, em 2015, somavam 28,9 milhões. Nesse mesmo período, o número de famílias brasileiras (de todos os formatos) aumentou 39% no mesmo período.

Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pelos demógrafos José Eustáquio Alves e Suzana Cavenaghi, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no ano passado no livro “Mulheres Chefes de Família no Brasil: Avanços e Desafios”. Entre os motivos para essa expansão está o maior empoderamento feminino nas últimas quatro décadas, o que provocou maior inserção das mulheres nos estudos e no mercado de trabalho, aponta o estudo.

As atividades mais comum entre ‘elas’ na categoria MEI, por exemplo, são as atividades de tratamento de beleza (95,9%), serviços domésticos (95,6%) e a fabricação de artigos de vestuário (94,8%).

No entanto, um estudo divulgado no final de dezembro de 2019, pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que as brasileiras têm mais estudo que os homens, porém, a renda ‘delas’ é 41,5% menor que a ‘deles’. E foi pensando em ampliar a visão sobre o empoderamento feminino e a participação da mulher na sociedade que a ACIC criou o Conselho da Mulher Empreendedora (CME), em 2015, busca garantir a participação plena e efetiva das mulheres no mercado de trabalho e nas posições de liderança das organizações, e abrir espaço para a voz feminina em todos os níveis de tomada de decisão, seja na vida pública ou na iniciativa privada.

Advertisement

O CME foi idealizado pela presidente da ACIC, Adriana Flosi, que tomou a iniciativa com base em sua própria experiência profissional. Empresária no ramo de Educação e de Eventos, Adriana foi a primeira mulher a ocupar a presidência da ACIC, em 2010, época em que a entidade completava 90 anos.

O objetivo do CME é impulsionar a cultura empreendedora junto às mulheres, por meio de abordagens de conteúdos pragmáticos, atuais e relevantes para a administração dos negócios. As reuniões são realizadas mensalmente e, desde o seu início, o Conselho já impactou cerca de 2.500 mulheres empreendedoras ou que ocupam cargos de liderança, com mais conteúdos relevantes, tais como inovação, gerenciamento e administração, marketing digital, identidade visual, desenvolvimento web, uso do LinkedIn para negócios, planejamento de marketing para PMEs, gestão de processos, finanças, inteligência emocional e liderança.

Atualmente, além de liderar a ACIC, Adriana também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL), vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e vice-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). “A equidade de gênero começa em ‘casa’. Por isso, quando assumi a presidência da associação busquei ocupar metade dos cargos com mulheres. O equilíbrio é que faz os negócios serem melhores para todos, homens e mulheres”, garante Adriana.

E ‘santo de casa’ também faz milagre sim. Atualmente, na ACIC, 60% dos colaboradores são do sexo feminino e, dos cargos de liderança, 60% são ocupados por ‘elas’. “Isso trouxe resultados, pois o quadro de associados cresceu 100% em sete anos”, atesta Adriana.Foto:  Adriana Flosi recebe convidadas no Conselho da Mulher Empreendedora Meeting 2019 (SNE/2019). Crédito: Divulgação.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

Anuncio


O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

Advertisement

Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

Advertisement

No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

Avatar de Redação G.

Published

on

pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

Anuncio


Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

Advertisement

Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

Anuncio


Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

Advertisement

Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

Advertisement

 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

Advertisement

6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

marca de chocolate marca de chocolate
Brasil10 minutos ago

Risco à saúde: Marca de chocolate precisará retirar produtos de comércios após proibição da Anvisa

A Anvisa tomou uma decisão importante e que afeta uma marca de chocolate importante de nosso país. Tudo porque, alguns...

curso-lbv curso-lbv
Cursos13 minutos ago

Confira os cursos gratuitos oferecidos pela LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Escola Aberta do Terceiro Setor, oferece o curso digital “Construindo...

operadoras de telefonia operadoras de telefonia
Brasil38 minutos ago

Lojas físicas das principais operadoras de telefonia podem ser substituídas por atendimento digital

Em reunião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula as atividades das operadoras de telefonia no Brasil, aprovou uma...

Curso superior gratuito EAD Curso superior gratuito EAD
Cursos1 hora ago

Centro Paula Souza oferece curso superior gratuito EAD: confira como se inscrever

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs), do Centro Paula Souza, estão oferecendo curso superior gratuito EAD em Gestão Empresarial. Com inscrições...

mega-sena mega-sena
Brasil12 horas ago

Mega-Sena 2714 acumula, confira os números. Prêmio sobe para R$ 100 milhões no próximo sorteio

Na noite desta quinta-feira (18), os olhos estavam voltados para a esperança de conquistar o grande prêmio da Mega-Sena, estimado...

10ª Gincana da Melhor Idade 10ª Gincana da Melhor Idade
Nossa Cidade16 horas ago

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para...

Campanha do Agasalho 2024 Campanha do Agasalho 2024
Nossa Cidade17 horas ago

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição...

Advertisement
cinema

Populares