Campinas será sede de um importante debate sobre a modernização da Justiça no dia 4 de setembro. A aula aberta “Desjudicialização e modernização da Justiça” acontecerá às 18h30 no Auditório do Campus I da PUC-Campinas, reunindo ministros e especialistas para discutir formas de tornar o Judiciário mais ágil, eficiente e acessível.
O evento contará com a participação dos ministros Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF); Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Douglas Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); além do jurista Lenio Streck.
Voltado a estudantes, professores, profissionais do Direito e interessados, o encontro é uma iniciativa do Centro de Excelência em Direito da Unoesc, com apoio da PUC-Campinas e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Justiça e da Escola de Justiça de Campinas. Embora as inscrições estejam encerradas, a aula será transmitida ao vivo pelo YouTube e o link será divulgado em breve.
Temas da modernização da Justiça em Campinas
A programação abordará a transformação do sistema de Justiça e alternativas para a solução mais rápida e adequada de conflitos. Um dos focos será a desjudicialização, que possibilita a resolução de demandas fora da tramitação judicial tradicional, por meio de cartórios, conciliação, mediação e arbitragem.
Outro ponto destacado será o Negócio Jurídico Processual, previsto no Código de Processo Civil, que permite que as partes envolvidas acordem sobre aspectos do processo dentro dos limites legais.
O debate propõe refletir sobre a mudança de um modelo tradicional para uma abordagem cooperativa e flexível, ampliando a participação das partes e valorizando a eficiência sem comprometer a segurança jurídica.
Informações sobre o evento
Evento: Open Class “Desjudicialização e modernização da Justiça”
Data: 4 de setembro
Horário: 18h30
Local: Auditório do Campus I da PUC-Campinas – Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida
Participantes: Luiz Fux (STF), Gurgel de Faria (STJ), Douglas Rodrigues (TST) e Lenio Streck
O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, com link a ser divulgado.
Perguntas frequentes
Quem são os participantes do debate sobre modernização da Justiça?
Participam os ministros Luiz Fux (STF), Gurgel de Faria (STJ), Douglas Rodrigues (TST) e o jurista Lenio Streck.
Quando e onde será realizado o evento em Campinas?
O evento ocorrerá no dia 4 de setembro, às 18h30, no Auditório do Campus I da PUC-Campinas, localizado na Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516.
Como posso assistir à aula aberta sobre desjudicialização?
Embora as inscrições estejam encerradas, a palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube. O link será divulgado em breve.
Quais temas serão abordados na Open Class?
O encontro discutirá desjudicialização, Negócio Jurídico Processual e a evolução para um modelo de Justiça mais cooperativo e eficiente.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia
Cinema em Hortolândia