Connect with us

Campinas

Maternidade de Campinas comemora 105 anos e anuncia reforma para modernizar atendimento

Publicado

em

Maior maternidade em número de nascimentos do interior do Brasil enfrenta um novo desafio para poder crescer e evoluir. O hospital, cujos atendimentos a pacientes da rede pública ultrapassam 60%, espera contar novamente com a solidariedade da sociedade campineira para a realização das obras.

Ao completar 105 anos de existência, a Maternidade de Campinas, hospital filantrópico responsável pelo maior número de nascimentos do interior do Brasil, anuncia uma ampla reforma para a revitalização de sua infraestrutura. As obras serão necessárias para tornar o hospital mais atraente e competitivo e, principalmente, abrigar equipamentos mais modernos, continuar oferecendo equipes altamente capacitadas e atender com ainda mais qualidade à população.

Na primeira fase desse “retrofit” – termo utilizado principalmente na Engenharia para designar o processo de modernização -, as obras priorizarão a área externa, a recepção, o 4º pavimento – hoje destinado às internações da saúde suplementar – e as instalações do Instituto de Patologia de Campinas (IPC).

Os investimentos necessários somam R$ 10 milhões e deverão ser obtidos com parceiros e por meio de uma campanha junto à sociedade campineira. As reformas serão gradativas e promovidas de acordo com os ingressos dos recursos financeiros e, quando concluídas, além de um hospital supermoderno, o número de leitos disponíveis passará de 266 para 300.

Publicidade

A Maternidade de Campinas nasceu em 1913 para ser o primeiro hospital de Campinas com condições de oferecer às mulheres o apoio e o cuidado necessários no momento do parto. Os primeiros prédios, que funcionam desde 1916 e 1965, respectivamente, foram construídos com a ajuda da população, motivada pela vontade de ter uma maternidade de referência na cidade.

“Apesar de contar com manutenção constante, o envelhecimento da estrutura do hospital tornou inviáveis algumas adequações. Por isso, tomamos fôlego para promover o “retrofit” e permitir que a Maternidade de Campinas acompanhe o crescimento da demanda e mantenha a excelência em atendimento”, explica o presidente do hospital, Dr. Carlos Ferraz.

Alta demanda

O hospital também precisa acompanhar o crescimento de Campinas e as inovações da Medicina, inclusive tecnológicas. Há mais de 100 anos, a Maternidade de Campinas faz parte da vida da cidade. Difícil encontrar alguém com fortes ligações com Campinas que não tenha um parente ou amigo nascido nesta Maternidade ou que não tenha usufruído de seus excelentes serviços. “Sem essa modernização, a instituição não conseguirá continuar acompanhando o crescimento da cidade”, diz o Dr. Ferraz.

Publicidade

Campanha

A Maternidade de Campinas já conta com importantes parcerias para fazer frente às suas necessidades e despesas. O Pró-Vida, o Ministério Público, o Rotary Club – por meio do projeto Sopro de Vida – e as doações voluntárias feitas por cerca de 200 médicos associados são exemplos do envolvimento da comunidade. Além disso, toda a diretoria da Maternidade de Campinas exerce o trabalho voluntariamente na administração do hospital, não recebendo qualquer remuneração para esta dedicação.

Este ano, a diretoria implantou o programa Chá de Bebê, por meio do qual estão sendo institucionalizadas as ações solidárias em prol do hospital em diferentes projetos que visam despertar ações voluntárias, envolvendo funcionários, colaboradores e a sociedade, assim como arrecadar recursos para fazer frente a uma parte de suas necessidades financeiras.

Para as obras de reforma, renovação das acomodações e até para a aquisição de novos equipamentos, a sociedade campineira poderá contribuir com qualquer quantia, bastando para isso seguir as orientações disponíveis no site maternidadedecampinas.com.br.

Publicidade

“Agora, precisamos de um envolvimento maior da sociedade como um todo e, principalmente, do empresariado para ajudar a Maternidade a estar alinhada aos novos tempos e às novas necessidades que se apresentam. Temos certeza de que muita gente vai ajudar, pois temos o reconhecimento do serviço prestado pelo hospital à cidade”, acredita o Dr. Ferraz.

Sobre a Maternidade de Campinas

A Maternidade de Campinas é um hospital filantrópico sustentável de referência regional e representatividade nacional no atendimento à saúde da mulher. O hospital faz cerca de 900 partos por mês, sendo que os atendimentos às pacientes da rede pública ultrapassam 60%. Trata-se da maior maternidade em número de nascimentos do interior do Brasil.

Hoje, a Maternidade de Campinas é referência em banco de leite e apresenta o menor índice de mortalidade dentro da UTI Neonatal. Quase a metade (48,46% ou 10.885) do total de nascimentos (22.460) na RMC – Região Metropolitana de Campinas – em 2017 aconteceu na Maternidade, que conta com 683 médicos e 1.112 colaboradores celetistas.

Publicidade

Em 2017, foram registradas 23.549 internações, 64.386 atendimentos na emergência, 800 internações em UTI neonatal e 97.000 pacientes atendidos. Dos 40 leitos disponíveis na UTI Neonatal, 22 são destinados para atendimento ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Campinas

2 milhões de motos são esperadas no “Acelera para Cristo” rumo a Campinas

Publicado

em

motos

Ação evangelística e solidária contará com apoio das prefeituras de São Paulo e de Campinas e deve reunir mais 2 milhões de motos, superando a edição passada, que contou com 1,2 milhões de motociclistas.

O trajeto de 97 km começa às 10h, no Sambódromo do Anhembi, e seguirá em direção à cidade Campinas.

De acordo com os organizadores o evento contará com uma megaestrutura, que inclui: banheiros químicos, quatro ambulâncias, dois guinchos (caso alguma moto quebre na estrada), engradamentos de seguranças, seguranças, três camarins e um palco para as apresentações musicais.

Para participar da motociata é necessário preencher um cadastro disponível no site, clique aqui

Publicidade
Continue Lendo

Campinas

Campinas terá vacinação contra covid sem agendamento nesta quinta e sexta

Publicado

em

Por

Serão cerca de 12,5 mil vagas disponíveis em 44 Centros de Saúde nos dias 3 e 4/02; seis unidades atenderão somente crianças.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar em torno de 12,5 mil vagas sem agendamento para a vacinação contra a covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. Serão cerca de 500 vagas para crianças (primeira dose) e aproximadamente 12 mil para adultos (dose adicional e segunda dose adicional para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses).

As vacinas serão aplicadas em 44 centros de saúde – seis vão atender exclusivamente crianças e 38 serão destinadas para adultos. Confira quais são as unidades disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Na segunda-feira, 31 de janeiro, foram abertas mais de 25 mil vagas para adultos e crianças, mas nem todas foram preenchidas. Por isso, haverá o atendimento de demanda espontânea.

Publicidade

As pessoas que fizeram agendamentos devem comparecer às unidades na hora marcada. Os demais serão atendidos mediante distribuição de senhas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada centro de saúde.
Os documentos necessários e outras informações sobre a vacinação podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Continue Lendo

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Publicidade

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

Publicidade

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Populares