Campinas

Festival Cine Inclusão 60+ exibe cinema sobre envelhecimento em Campinas

Campinas recebe nos dias 23, 24 e 25 de setembro o 6º Festival Cine Inclusão 60+ em Foco, que traz produções brasileiras e internacionais para discutir o envelhecimento. As sessões gratuitas ocorrem no Cineclube Terracota e no Instituto Pavão Cultural, localizados na Cidade Universitária, distrito de Barão Geraldo.

Programação em Campinas

A Mostra 60+ em Ação abre o festival no dia 23, às 20h, no Cineclube Terracota, com seis curtas brasileiros que exploram temas como memória, identidade, costumes, relações humanas e reinvenção em qualquer idade.

No dia 24, às 20h, o Instituto Pavão Cultural apresenta a Mostra Internacional, que exibe filmes da Inglaterra, Japão, Índia, Peru, Argentina e Estados Unidos. A seleção aprofunda diferentes perspectivas culturais sobre a velhice, abordando desejos, conflitos, afetos, autonomia e resiliência.

O encerramento ocorre no dia 25, às 20h, novamente no Cineclube Terracota, com a Mostra Competitiva Nacional. Nesta sessão, seis curtas discutem economia, política, afetos, arte popular, sexualidade e tradição. Destaque para o filme Marina Colasanti – Entre a Sístole e a Diástole, com um olhar sobre a escritora, poeta e jornalista Marina Colasanti.

Seleção de filmes e narrativas diversas

O organizador Daniel Gagginil destaca que os filmes combinam diferentes formas narrativas para estimular reflexões sobre a vida e experiências das pessoas idosas. A Mostra Internacional aproxima culturas diversas, promovendo uma visão plural do envelhecimento.

A Mostra 60+ em Ação inclui Destino da Pele (RO), Os Encantados (BA), Melodia Ancestral (SP), Sol a Pino (MG), Cadeira Vazia (SP) e Suá, a Praia que Sumiu (ES). Na Mostra Competitiva Nacional, os filmes são Recife Tem um Coração (RN), Quem Ficou Fui Eu (SP), Moti (SP), O Prazer é Todo Meu (SC), Marina Colasanti – Entre a Sístole e a Diástole (RJ) e O Último Varredor (MT). Os filmes da Mostra Internacional são Amor à Primeira Vista (Inglaterra), Homem Dinossauro (Japão), Testemunho de Ana (Índia), A Mudança (Peru), Posso Ficar com Ele (Argentina) e Não Peça Desculpa (EUA).

Informações sobre as sessões

Todas as sessões começam às 20h, sendo:

  • 23/09 – Mostra 60+ em Ação no Cineclube Terracota, Rua Luverci Pereira de Souza, 545 – Cidade Universitária;
  • 24/09 – Mostra Internacional no Instituto Pavão Cultural, Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária;
  • 25/09 – Mostra Competitiva Nacional no Cineclube Terracota.

Os filmes contam com recursos de acessibilidade, incluindo legendas em português.

Perguntas frequentes

Qual a data de realização do Festival Cine Inclusão 60+ em Campinas?

O festival acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Onde são exibidas as sessões do festival na cidade?

As sessões são realizadas no Cineclube Terracota e no Instituto Pavão Cultural, ambos localizados na Cidade Universitária.

Quais temas os filmes do festival abordam?

Os filmes tratam de envelhecimento, memória, identidade, afetos, autonomia, resiliência, economia, política, arte popular, sexualidade e tradição.

O festival cobra ingresso?

A entrada é gratuita para todas as sessões.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo