A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou na manhã de 27 de julho a Semana do Motociclista com uma blitz educativa na avenida Lix da Cunha, próxima à Estação BRT Anhanguera. A ação enfocou a importância de comportamentos seguros para a prevenção de acidentes e preservação de vidas no trânsito.
Durante a blitz, os motociclistas receberam orientações sobre direção defensiva, uso correto de equipamentos de proteção, respeito à sinalização e convivência segura nas vias. Foram entregues antenas corta-pipa, LixoCarMoto, folhetos com dicas de segurança, sprays para limpeza de viseira e adesivos refletivos para capacetes. A atividade contou com apoio da concessionária Via Colinas.
Motociclistas participantes destacaram a relevância da ação. Luiz Leite, representante comercial, ressaltou a necessidade do uso dos equipamentos de segurança para preservar vidas. Alecsandro Ferreira, entregador, enfatizou também a importância do respeito às regras de circulação para garantir a proteção no dia a dia.
O agente da Emdec Luis Carlos Mechi afirmou que é fundamental conscientizar os motociclistas para reduzir acidentes e garantir a paz no trânsito, destacando o respeito às normas e o uso dos equipamentos de proteção.
Programação da Semana do Motociclista
No dia 28 de julho, das 10h às 12h, será realizado o webinário gratuito “Segurança para motociclistas é segurança para todos: evidências e recomendações para o desenho viário urbano”. O evento, promovido pela Emdec em parceria com órgãos e iniciativas, reunirá especialistas para discutir dados e recomendações para reduzir mortes e lesões de motociclistas no trânsito urbano. A participação é aberta a motociclistas, profissionais de mobilidade, gestores públicos e demais interessados, mediante inscrição pelo link disponibilizado pela Emdec.
Outras ações da programação incluem:
- 29/07, das 9h às 10h: blitz educativa na John Boyd Dunlop, Balão do Londres, com entrega de antenas corta-pipa e montagem de cena de sinistro para conscientização;
- 30/07, das 11h às 14h: workshop teórico-prático de pilotagem segura na Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo;
- 01/08, das 8h às 14h: atividades na sede da Emdec.
Para encerrar, no domingo, 2 de agosto, ocorrerá um simulado de sinistro na Praça Arautos da Paz, no Parque Portugal, em parceria com o SAMU, Motoclubes e concessionárias. Todas as atividades são gratuitas.
Perguntas frequentes
Qual o objetivo da Semana do Motociclista promovida pela Emdec?
O objetivo é conscientizar os motociclistas sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito para prevenir acidentes e preservar vidas.
Quais atividades foram realizadas pela Emdec na blitz educativa?
Foram distribuídas antenas corta-pipa, sprays para limpeza de viseira, adesivos refletivos, folhetos informativos e orientações sobre direção defensiva e uso de equipamentos de proteção.
Quem pode participar do webinário sobre segurança para motociclistas?
Motociclistas, profissionais da área de mobilidade, gestores públicos e demais interessados podem participar gratuitamente, mediante inscrição.
Quando e onde será realizado o simulado de sinistro para motociclistas?
O simulado ocorrerá no domingo, 2 de agosto, na Praça Arautos da Paz, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










