A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) firmou uma parceria com a Escola Bike Anjo (EBA) para ensinar pessoas de todas as idades a pedalar, iniciativa lançada na manhã de sábado, 15 de agosto, em sua sede, no espaço da Minicidade. O projeto integra a Jornada da Mobilidade Ativa e busca incentivar o uso seguro das bicicletas como meio de transporte e lazer.
Durante a ação, cerca de 20 participantes receberam orientações práticas para o uso da bicicleta de maneira segura, com destaque para o incentivo ao uso do capacete, recomendado embora não obrigatório. Ao final, os inscritos foram certificados pela participação na oficina.
Histórias de superação e aprendizado em foco
Entre os participantes, a aposentada Terezinha Rodrigues Nogueira, 67 anos, reencontrou a confiança para pedalar após um trauma causado por um roubo de bicicleta anos antes. Ela celebrou a retomada da atividade como uma fonte de felicidade e liberdade. A psicóloga Larissa Villela Canoas, 29, também iniciou a aprendizagem, compartilhando o sentimento de conquista e expectativa de pedalar em grupos pela cidade.
Parceria para estimular a mobilidade ativa
A gerente da Divisão de Educação para a Mobilidade Urbana da Emdec, Mariangela Pereira, explicou que o objetivo é oferecer habilidades e orientações para utilização das bicicletas, incentivando o ciclismo como transporte cotidiano e lazer. O voluntário da Escola Bike Anjo, Glauco Azevedo, complementou afirmando que a filosofia do projeto prioriza o aumento do número de ciclistas para melhorar o trânsito e a qualidade de vida nas cidades.
As oficinas da parceria entrarão no calendário da Emdec, com a próxima edição marcada para o dia 27 de setembro, aberta ao público interessado em aprender a pedalar com segurança.
Perguntas frequentes
Qual o objetivo da parceria entre Emdec e Escola Bike Anjo?
Ensinar pessoas de todas as idades a pedalar com segurança, promovendo a mobilidade ativa como transporte e lazer.
Quando e onde ocorreu a primeira oficina?
No sábado, 15 de agosto, na Minicidade da Emdec, sede da empresa em Campinas.
Quem pode participar das oficinas de pedal?
Pessoas de todas as idades interessadas em aprender ou reaprender a pedalar com segurança.
Quando será a próxima oficina de bicicleta?
A próxima oficina está agendada para o dia 27 de setembro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia
Cinema em Hortolândia