A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 27 de julho, a Semana do Motociclista, evento que tem como objetivo promover a educação no trânsito e conscientizar sobre a segurança viária. Organizada pela Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a iniciativa se estende até 2 de agosto e conta com atividades práticas e discussões técnicas voltadas para quem circula pela cidade em duas rodas.
Programação com foco em educação e segurança
A programação inclui blitze educativas, onde serão distribuídos equipamentos como antena corta-pipa, spray para limpeza de viseira e adesivos refletivos para capacete. Entre os destaques está o webinário “Segurança para motociclistas é segurança para todos”, que abordará evidências e recomendações para o desenho urbano mais seguro. Também está previsto um workshop teórico-prático sobre pilotagem segura e um simulado de sinistro de trânsito.
Confira a agenda completa:
- 27/07 – Blitz educativa na rodovia Lix da Cunha, próximo à estação do BRT Anhanguera, das 9h às 10h30;
- 28/07 – Webinário das 10h às 12h, com inscrições pelo link disponibilizado pela Emdec;
- 29/07 – Blitz na avenida John Boyd Dunlop, altura do balão do Jardim Londres, das 9h às 10h;
- 30/07 – Blitz na avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, próximo à Bambini, das 11h às 14h;
- 01/08 – Workshop de pilotagem segura, na sede da Emdec, das 8h às 14h;
- 02/08 – Simulado de sinistro, no Arautos da Paz, às 8h.
Vulnerabilidade dos motociclistas no trânsito de Campinas
Os dados dos Boletins Mensais de Óbitos no Trânsito da Emdec indicam que motociclistas ainda são os mais vulneráveis nas ruas da cidade. Apesar da redução de 29% nas mortes desses condutores nos cinco primeiros meses de 2026 comparado ao mesmo período do ano anterior, eles continuam liderando os números de fatalidades, com 10 óbitos contra 5 de pedestres, segundo o levantamento.
Segundo a gerente da Divisão de Educação e Cidadania da Emdec, Mariângela Marini Pereira, ações como a Semana do Motociclista são essenciais para fomentar a reflexão sobre o trânsito seguro, mas ressaltou que o trabalho para mudar comportamentos precisa ser constante e de longo prazo.









