Campinas encerra nesta quinta-feira, 13 de agosto, sua participação na primeira Academia de Orçamento Climático, realizada no hotel Intercity Paulista, em São Paulo. O encontro reuniu representantes de sete cidades brasileiras com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer a capacidade dos municípios de integrar a agenda climática ao planejamento e ao orçamento público municipal.
A iniciativa é promovida pela C40 Cities Climate Leadership Group (C40), pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e pela Prefeitura de São Paulo, dentro do Programa Mutirão Brasil. Além de Campinas, participam Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Orçamento climático como ferramenta prática
A proposta da Academia é transformar o orçamento municipal em ferramenta de prevenção e preparação diante dos impactos das mudanças climáticas. O orçamento climático permite identificar como os investimentos públicos contribuem para as metas climáticas e para ações que reduzem riscos, protegendo a população em eventos extremos como secas, chuvas intensas e enchentes.
Para Campinas, representada por servidores das Secretarias do Clima e de Finanças, participar do evento é oportunidade de ampliar conhecimento técnico e trocar experiências com outras cidades que enfrentam desafios semelhantes. Isso contribui para integrar melhor planejamento, orçamento e políticas públicas focadas em adaptação e resiliência climática.
A secretária-adjunta da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Marcela Pupin, destaca que a agenda climática deve estar presente no dia a dia da administração pública. Segundo ela, integrar clima e orçamento significa planejar melhor, antecipar riscos e direcionar recursos para ações que tragam segurança e qualidade de vida para a população. A troca de experiências acelera avanços práticos e amplia a capacidade municipal na mitigação e adaptação aos impactos climáticos já em curso.
Cooperação entre cidades para ações climáticas
A Academia de Orçamento Climático integra o Programa Mutirão Brasil, uma iniciativa da C40 e do GCoM para acelerar a implementação de ações climáticas municipais por meio da cooperação entre governos locais, governo federal e parceiros técnicos e internacionais.
Ao reunir diferentes cidades, o programa facilita o compartilhamento de conhecimentos e soluções, evitando que cada município desenvolva ferramentas isoladamente. O objetivo é fortalecer a gestão climática e transformar planejamento e metas em ações concretas no território.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia
Cinema em Hortolândia