Connect with us

Campinas

Campinas muda lei, incentiva cerveja artesanal e movimenta economia

cerveja

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, decreto que incentiva a criação de novas cervejarias artesanais na cidade, ampliando as áreas em que esses empreendimentos poderão ser instalados. Na ocasião, também foi apresentada a Rota Cervejeira da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o 1º Polo Beer Fest – Oktoberfest do Polo Cervejeiro da RMC, primeiro evento do núcleo, que ocorrerá na Praça Carlos Gomes, nos dias 26 e 27 de outubro.

Com o novo decreto, as cervejarias artesanais em Campinas passam a ser classificadas como atividade de baixa incomodidade e será possível instalar esse tipo de negócio ao longo de grandes avenidas e no no centro da cidade, entre outros locais. Na classificação anterior, pela tabela da nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, as cervejarias estavam classificadas como atividades de média incomodidade e só poderiam ser instaladas na área industrial do município, como ao longo das rodovias, no Distrito Industrial e no Parque Via Norte, por exemplo.

Anuncio

“A assinatura desse decreto é uma maneira de facilitar e estimular essa atividade econômica no município, pois o documento altera a classificação de cervejarias do CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Até agora, estavam classificadas da mesma forma tanto uma cervejaria multinacional como uma artesanal, sendo que se tratam de atividades  completamente diferentes. Agora, as cervejarias artesanais poderão ser instaladas em outras áreas da cidade”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com Jonas Donizette, Campinas se tornou naturalmente um polo cervejeiro, abrigando várias marcas conhecidas. “Acredito que esse decreto vai incentivar ainda mais a instalação de novos empreendimentos e gerar muitos postos de trabalho, impactando positivamente o mercado de trabalho na cidade”, reforçou.

Advertisement

Conforme o presidente do Polo Cervejeiro da RMC, Alexandre Montagnana Vicente Leme, o decreto é importante porque possibilita a instalação de microcervejarias em diversos locais da cidade. “Na prática, abre a facilidade e a possibilidade de montar uma cervejaria ou um bar numa região central da cidade. Posso montar uma pequena cervejaria, com um bar na frente, na região do Taquaral, por exemplo. Isso porque o decreto muda o Cnae das cervejarias”, disse Leme.

A estimativa é que a mudança promovida pelo novo decreto vai movimentar o setor como um todo e também incentivar mais empresas a abrirem cervejarias artesanais em diversos pontos da cidade para atender o mercado consumidor. Os interessados poderão verificar pela internet onde é possível instalar uma cervejaria. Bastará acessar o site da Secretaria de Planejamento, entrar no zoneamento on-line no Portal da Prefeitura e clicar no mapa sobre as faixas vermelhas para consultar as Zonas de Centralidade 2 e as faixas marrons para as Zonas de Centralidade 4 (ZC2 e ZC4).

Além do prefeito Jonas Donizette, do presidente do Polo Cervejeiro da RMC, Alexandre Montagnana Vicente Leme, e do vice-presidente, Vagner Fausi, participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben; de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro; de Cultura, Ney Carrasco; de Esportes e Lazer, Dário Saadi, vereadores e representantes do Polo Cervejeiro da RMC.

Polo Cervejeiro

Advertisement

Como frisaram os representantes dos produtores de cerveja, ao simplificar e facilitar a instalação de novas microcervejarias independentes na cidade, serão gerados novos postos de trabalho, direta e indiretamente, além de fomentar a economia local.

Eles também destacaram que o incentivo à produção local de cervejas traz reflexos ao meio ambiente e à sustentabilidade. Isso porque essa forma de produção reduz o uso de embalagens e o transporte da bebida.

A medida, dizem, ainda contribui para incentivar o turismo e a gastronomia da região e para fomentar o empreendedorismo na cidade. “Assim, além de prestigiar os produtos, se fortalece a região como um polo cervejeiro de destaque nacional”, afirma Leme.

Atualmente, a Região Metropolitana de Campinas conta com 18 cervejarias artesanais, sendo 11 delas instaladas em Campinas. Em breve, o Polo Cervejeiro irá lançar a 1774, um cerveja em homenagem ao ano de fundação de Campinas.

Advertisement

O mercado do produto vem crescendo. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o número de microcervejarias saltou de 280 em 2013 para mais de mil em 2019. O Estado de São Paulo é o segundo maior reduto de cervejarias do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O setor de microcervejarias representa 2,5% do mercado total de cervejas e gera 12% dos empregos diretos do setor, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números mostram a importância do incentivo às cervejarias independentes, que geram mais empregos por litro produzido do que os grandes conglomerados.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

Anuncio

O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

Advertisement

Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

Advertisement

No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

Anuncio

Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

Advertisement

Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Campinas

Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

Anuncio

Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

Advertisement

Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

Advertisement

 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

Advertisement

6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade1 hora ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade3 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade4 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região5 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial9 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial9 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região9 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Advertisement
cinema

Populares