Connect with us

Campinas

CAMPINAS já tem programação completa para a Virada Cultural Paulista com muita música, dança, teatro, circo e stand up

Publicado

em

Falta pouco para o início da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, SESC-SP e MIS. Em Araçatuba, o festival reúne atrações para todos os públicos nos dias 31 de maio e 1º de junho. A mistura de estilos é a marca da programação musical do festival que vai dos brasileiríssimos Orquestra Contemporânea de Olinda e Baby do Brasil ao eletrônico com misturas de rap da banda inglesa Asian Dub Foundation, passando também pelos shows dos grupos Apanhador Só, Holger e da cantora Anelis Assumpção, além das atrações de dança, teatro, circo e stand up.

Vale lembrar ainda que, neste ano, a Virada acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. Com isso, a população pode aproveitar muito mais e curtir essa festa em até mais do que uma cidade.

No palco interno, o público poderá conferir diversas manifestações artísticas. No dia 31 de maio, haverá apresentação da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (às 18), circo com a Cia. K (às 20h), teatro com Cia Os Satyros  (às 22h30) e Stand Up com o comediante Cassiano Batalha (às 00h30). Já no dia 01 de junho, o público curtirá as apresentações de teatro infantil com a Cia Arthur Arnaldo (às 11h), de cultura popular com o Grupo Cangarussu (às 14h) e de dança e música com Tributo a David Bowie (às 16h). Todas as apresentações acontecerão no Teatro José de Castro Mendes.

Os artistas regionais também marcam presença no festival. Em Campinas a escolhida foi a banda Muzzarelas. Formada em 1991 por cinco amigos que só queriam se divertir. O sucesso veio e ficou. Com sete álbuns lançados em vários países do mundo, como Portugal, Espanha e Japão, o grupo já se apresentou em diversos locais pelo Brasil e alguns da Argentina e, passados 33 anos, seus integrantes continuam se divertindo e fazendo muito barulho.

Publicidade

Uma novidade para a VCP deste ano é a participação do projeto Curtas Pontos MIS com apresentações de filmes de sucesso como os curtas metragens “Amor de Thanatos”, “Um dia… E Logo Depois Um Outro/Moto Perpétuo”, “O Gigante e A Ilha” e “João, o galo desregulado” e “Destimação/Paleolito” entre outros para integrar a programação.
Uma das atrações que subirá no palco externo de Campinas será a banda inglesa Asian Dub Foundation. O repertório do show contará com os principais sucessos do grupo ao longo de 20 anos de carreira, incluindo faixas do décimo disco, intitulado “The Signal and The Noise”, com lançamento oficial previsto para o dia 2 de junho.  O novo trabalho carrega a identidade e a energia da banda, misturando raízes indianas, rap, dub, ação política e vertigens eletrônicas.
 
Já entre as atrações nacionais, a cidade conta com o show “Baby Sucessos” que marca a volta de Baby do Brasil aos palcos. A convite do seu filho Pedro Baby, que assina a direção musical do espetáculo, ela canta músicas de sua carreira solo e dos Novos Baianos. O repertório vem repleto de arranjos fiéis e marcantes como “Menino do Rio”, “Tudo Azul”, “Cósmica”, “Tinindo Trincando” “Um Auê Com Você” e “A Menina Dança”. Ainda entre as vozes femininas, a cantora e compositora Anelis Assumpção levará a Campinas sua interpretação singular, que passeia por diferentes estilos como dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e Bossa Nova.

O rock alternativo também ganhou espaço nessa edição da Virada Cultural. Em Campinas, o público poderá curtir a apresentação de duas bandas do gênero. A começar pelos músicos do Holger, paulistas que já passaram por diversos festivais do mundo e são conhecidos por misturar indie rock com ritmos brasileiros. O grupo transita em gêneros que vão do pós-punk, de grupos como Orange Juice, às fortes batucadas do samba-reggae, encontrando espaço para a cumbia eletrônica. Para o show da Virada, estão reservadas as canções dos discos “Sunga” e “Ilhabela”, e do novo álbum, previsto para esse ano.

O indie rock também estará presente na performance da banda independente de Porto Alegre Apanhador Só. O álbum “Antes que Tu Conte Outra”, lançado em 2013, recebeu o prêmio de álbum do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Para o show em Campinas, os músicos prometem trazer um som com formatos diferentes e até mesmo com experimentações de outros instrumentos e objetos.

Dos representantes da música contemporânea, a cidade receberá a Orquestra Contemporânea de Olinda, que reúne músicos de várias linguagens e gerações da cena musical pernambucana. Dirigida pelo músico olindense Gilson do Amaral, a Orquestra cria e traz para o público novas concepções sonoras. O repertório conta com diversos gêneros musicais: do frevo ao ska, passando pelo afro beat, samba, samba de gafieira, coco e mazuca. Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas.

Publicidade

Para saber mais sobre a Virada Cultural Paulista basta acessar o site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.

PROGRAMAÇÃO Campinas – 31 DE MAIO E 01 DE JUNHO
PALCO INTERNO – TEATRO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO MENDES
Praça Correia de Lemos, s/nº – Vila Industrial

SÁBADO | 31 de maio
18h – Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo [Música]
20h – Cia. K – Le Petit Cirque Varieté [Circo]
22h – Cia. Os Satyros – Adormecidos [Teatro]

DOMINGO | 01 de junho
00h30- Cassiano Batalha [Stand Up]
11h – Cia. Arthur-Arnaldo – Os Pés Murchos & Os Cabeças de Bagre [Teatro Infantil]
14h- Grupo Cangarussu [Cultura Popular] Na praça em frente ao teatro
16h- Sinamantes – Tributo a David Bowie [Dança, Música]

Publicidade

PALCO EXTERNO – LARGO DO ROSÁRIO
Largo do Rosário, Centro

SÁBADO | 31 de maio
19h- DJ Chico Leibholz [Música]
19h30- Muzzarelas [Música]
20h30- Curtas Pontos MIS – Amor de Thanatos / Nina [Cinema]
21h- Apanhador Só – Antes que Tu Conte Outra [Música]
22h- Curtas Pontos MIS – Um Dia… E Logo Depois Um Outro / Moto-Perpétuo [Cinema]
22h30 – Anelis Assumpção [Música]
23h30- Curtas Pontos MIS – Linha do Mar [Cinema]

DOMINGO | 01 de junho
00h- Asian Dub Foundation (Inglaterra) [Música]
15h- DJ Chico Leibholz [Música]
15h30-Orquestra Contemporânea de Olinda [Música]
16h30- Curtas Pontos MIS – Destimação / Paleolito [Música]
17h00- Holger [Música]
18h00- Curtas Pontos MIS – O Gigante / A Ilha [Cinema]
18h30- Baby do Brasil – Baby Sucessos [Música]

ESTAÇÃO CULTURA *
Praça Floriano Peixoto, s/nº – Centro (antiga Estação Ferroviária)

Publicidade

SÁBADO | 31 de maio
17h- Tatiana Rocha [Música]
18h30 – Tony Tornado [Música]
20h – Andreia Preta [Música]
21h30- Carol Ladeira [Música]
23h- Leci Brandão [Música]

DOMINGO | 01 de junho
11h- Evento Gastronômico [Gastronomia]
14h30 – Alexandre Cunha e Grupo [Música]
16h – Hos Tio [Música]
17h30- Carina Mennitto [Música]
19h – Flautins Matuá [Cultura Popular]
20h30 – Chico César [Música]

SESC CAMPINAS**
Rua Dom José I, nº 270

SÁBADO | 31 de maio
18h – Ilú Oba de Min [Música] No Tablado do Galpão
20h – Inimar dos Reis – Brasil que Canta e Dança [Teatro]
21h – Orkestra Bandida [Música] No Galpão Múltiplo Uso

Publicidade

DOMINGO | 01 de junho
10h30- Sami Bordokan – Um Encontro com a Música Árabe [Música] No Galpão Múltiplo Uso
11h00- Sarau Plural [Literatura] No Galpão Múltiplo Uso
14h: Grupo Salada Mista – Baú de Histórias – Fábulas de La Fontaine [Teatro Infantil] Na Biblioteca
15h – Exposição Inventando Modas [Artes Visuais] No Galpão Múltiplo Uso
16h- Sami Bordokan – A Corda da Alma [Música] No Galpão Múltiplo Uso

Durante a programação da Virada haverá as intervenções:
Além da Lona, Resgatando o Circo, Cia. do Circo, Família Burg, Lona das Artes, Costelinha Circo Show, Los Circo Los, Mala dos Mamulengos [Circo], União Altaneira, Caixeiras da Nascente, Afoxé Ibaô, Maracatucá, Urucungos, Puitas e Quijengues [Cultura Popular], Seis + 1 Cia de dança, Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e Soniquete Arte Flamenca [Dança]
OBS:
* Programação complementar realizada pelo Município.
** Programação complementar realizada pelo SESC Campinas.

Saiba Mais
A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.

A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado – acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Publicidade

Campinas

2 milhões de motos são esperadas no “Acelera para Cristo” rumo a Campinas

Publicado

em

motos

Ação evangelística e solidária contará com apoio das prefeituras de São Paulo e de Campinas e deve reunir mais 2 milhões de motos, superando a edição passada, que contou com 1,2 milhões de motociclistas.

O trajeto de 97 km começa às 10h, no Sambódromo do Anhembi, e seguirá em direção à cidade Campinas.

De acordo com os organizadores o evento contará com uma megaestrutura, que inclui: banheiros químicos, quatro ambulâncias, dois guinchos (caso alguma moto quebre na estrada), engradamentos de seguranças, seguranças, três camarins e um palco para as apresentações musicais.

Para participar da motociata é necessário preencher um cadastro disponível no site, clique aqui

Publicidade
Continue Lendo

Campinas

Campinas terá vacinação contra covid sem agendamento nesta quinta e sexta

Publicado

em

Por

Serão cerca de 12,5 mil vagas disponíveis em 44 Centros de Saúde nos dias 3 e 4/02; seis unidades atenderão somente crianças.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar em torno de 12,5 mil vagas sem agendamento para a vacinação contra a covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. Serão cerca de 500 vagas para crianças (primeira dose) e aproximadamente 12 mil para adultos (dose adicional e segunda dose adicional para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses).

As vacinas serão aplicadas em 44 centros de saúde – seis vão atender exclusivamente crianças e 38 serão destinadas para adultos. Confira quais são as unidades disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Na segunda-feira, 31 de janeiro, foram abertas mais de 25 mil vagas para adultos e crianças, mas nem todas foram preenchidas. Por isso, haverá o atendimento de demanda espontânea.

Publicidade

As pessoas que fizeram agendamentos devem comparecer às unidades na hora marcada. Os demais serão atendidos mediante distribuição de senhas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada centro de saúde.
Os documentos necessários e outras informações sobre a vacinação podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Continue Lendo

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Publicidade

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

Publicidade

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Populares