Falta pouco para o início da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, SESC-SP e MIS. Em Araçatuba, o festival reúne atrações para todos os públicos nos dias 31 de maio e 1º de junho. A mistura de estilos é a marca da programação musical do festival que vai dos brasileiríssimos Orquestra Contemporânea de Olinda e Baby do Brasil ao eletrônico com misturas de rap da banda inglesa Asian Dub Foundation, passando também pelos shows dos grupos Apanhador Só, Holger e da cantora Anelis Assumpção, além das atrações de dança, teatro, circo e stand up.
Vale lembrar ainda que, neste ano, a Virada acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. Com isso, a população pode aproveitar muito mais e curtir essa festa em até mais do que uma cidade.
No palco interno, o público poderá conferir diversas manifestações artísticas. No dia 31 de maio, haverá apresentação da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (às 18), circo com a Cia. K (às 20h), teatro com Cia Os Satyros (às 22h30) e Stand Up com o comediante Cassiano Batalha (às 00h30). Já no dia 01 de junho, o público curtirá as apresentações de teatro infantil com a Cia Arthur Arnaldo (às 11h), de cultura popular com o Grupo Cangarussu (às 14h) e de dança e música com Tributo a David Bowie (às 16h). Todas as apresentações acontecerão no Teatro José de Castro Mendes.
Os artistas regionais também marcam presença no festival. Em Campinas a escolhida foi a banda Muzzarelas. Formada em 1991 por cinco amigos que só queriam se divertir. O sucesso veio e ficou. Com sete álbuns lançados em vários países do mundo, como Portugal, Espanha e Japão, o grupo já se apresentou em diversos locais pelo Brasil e alguns da Argentina e, passados 33 anos, seus integrantes continuam se divertindo e fazendo muito barulho.
Uma novidade para a VCP deste ano é a participação do projeto Curtas Pontos MIS com apresentações de filmes de sucesso como os curtas metragens “Amor de Thanatos”, “Um dia… E Logo Depois Um Outro/Moto Perpétuo”, “O Gigante e A Ilha” e “João, o galo desregulado” e “Destimação/Paleolito” entre outros para integrar a programação.
Uma das atrações que subirá no palco externo de Campinas será a banda inglesa Asian Dub Foundation. O repertório do show contará com os principais sucessos do grupo ao longo de 20 anos de carreira, incluindo faixas do décimo disco, intitulado “The Signal and The Noise”, com lançamento oficial previsto para o dia 2 de junho. O novo trabalho carrega a identidade e a energia da banda, misturando raízes indianas, rap, dub, ação política e vertigens eletrônicas.
Já entre as atrações nacionais, a cidade conta com o show “Baby Sucessos” que marca a volta de Baby do Brasil aos palcos. A convite do seu filho Pedro Baby, que assina a direção musical do espetáculo, ela canta músicas de sua carreira solo e dos Novos Baianos. O repertório vem repleto de arranjos fiéis e marcantes como “Menino do Rio”, “Tudo Azul”, “Cósmica”, “Tinindo Trincando” “Um Auê Com Você” e “A Menina Dança”. Ainda entre as vozes femininas, a cantora e compositora Anelis Assumpção levará a Campinas sua interpretação singular, que passeia por diferentes estilos como dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e Bossa Nova.
O rock alternativo também ganhou espaço nessa edição da Virada Cultural. Em Campinas, o público poderá curtir a apresentação de duas bandas do gênero. A começar pelos músicos do Holger, paulistas que já passaram por diversos festivais do mundo e são conhecidos por misturar indie rock com ritmos brasileiros. O grupo transita em gêneros que vão do pós-punk, de grupos como Orange Juice, às fortes batucadas do samba-reggae, encontrando espaço para a cumbia eletrônica. Para o show da Virada, estão reservadas as canções dos discos “Sunga” e “Ilhabela”, e do novo álbum, previsto para esse ano.
O indie rock também estará presente na performance da banda independente de Porto Alegre Apanhador Só. O álbum “Antes que Tu Conte Outra”, lançado em 2013, recebeu o prêmio de álbum do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Para o show em Campinas, os músicos prometem trazer um som com formatos diferentes e até mesmo com experimentações de outros instrumentos e objetos.
Dos representantes da música contemporânea, a cidade receberá a Orquestra Contemporânea de Olinda, que reúne músicos de várias linguagens e gerações da cena musical pernambucana. Dirigida pelo músico olindense Gilson do Amaral, a Orquestra cria e traz para o público novas concepções sonoras. O repertório conta com diversos gêneros musicais: do frevo ao ska, passando pelo afro beat, samba, samba de gafieira, coco e mazuca. Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas.
Para saber mais sobre a Virada Cultural Paulista basta acessar o site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.
PROGRAMAÇÃO Campinas – 31 DE MAIO E 01 DE JUNHO
PALCO INTERNO – TEATRO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO MENDES
Praça Correia de Lemos, s/nº – Vila Industrial
SÁBADO | 31 de maio
18h – Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo [Música]
20h – Cia. K – Le Petit Cirque Varieté [Circo]
22h – Cia. Os Satyros – Adormecidos [Teatro]
DOMINGO | 01 de junho
00h30- Cassiano Batalha [Stand Up]
11h – Cia. Arthur-Arnaldo – Os Pés Murchos & Os Cabeças de Bagre [Teatro Infantil]
14h- Grupo Cangarussu [Cultura Popular] Na praça em frente ao teatro
16h- Sinamantes – Tributo a David Bowie [Dança, Música]
PALCO EXTERNO – LARGO DO ROSÁRIO
Largo do Rosário, Centro
SÁBADO | 31 de maio
19h- DJ Chico Leibholz [Música]
19h30- Muzzarelas [Música]
20h30- Curtas Pontos MIS – Amor de Thanatos / Nina [Cinema]
21h- Apanhador Só – Antes que Tu Conte Outra [Música]
22h- Curtas Pontos MIS – Um Dia… E Logo Depois Um Outro / Moto-Perpétuo [Cinema]
22h30 – Anelis Assumpção [Música]
23h30- Curtas Pontos MIS – Linha do Mar [Cinema]
DOMINGO | 01 de junho
00h- Asian Dub Foundation (Inglaterra) [Música]
15h- DJ Chico Leibholz [Música]
15h30-Orquestra Contemporânea de Olinda [Música]
16h30- Curtas Pontos MIS – Destimação / Paleolito [Música]
17h00- Holger [Música]
18h00- Curtas Pontos MIS – O Gigante / A Ilha [Cinema]
18h30- Baby do Brasil – Baby Sucessos [Música]
ESTAÇÃO CULTURA *
Praça Floriano Peixoto, s/nº – Centro (antiga Estação Ferroviária)
SÁBADO | 31 de maio
17h- Tatiana Rocha [Música]
18h30 – Tony Tornado [Música]
20h – Andreia Preta [Música]
21h30- Carol Ladeira [Música]
23h- Leci Brandão [Música]
DOMINGO | 01 de junho
11h- Evento Gastronômico [Gastronomia]
14h30 – Alexandre Cunha e Grupo [Música]
16h – Hos Tio [Música]
17h30- Carina Mennitto [Música]
19h – Flautins Matuá [Cultura Popular]
20h30 – Chico César [Música]
SESC CAMPINAS**
Rua Dom José I, nº 270
SÁBADO | 31 de maio
18h – Ilú Oba de Min [Música] No Tablado do Galpão
20h – Inimar dos Reis – Brasil que Canta e Dança [Teatro]
21h – Orkestra Bandida [Música] No Galpão Múltiplo Uso
DOMINGO | 01 de junho
10h30- Sami Bordokan – Um Encontro com a Música Árabe [Música] No Galpão Múltiplo Uso
11h00- Sarau Plural [Literatura] No Galpão Múltiplo Uso
14h: Grupo Salada Mista – Baú de Histórias – Fábulas de La Fontaine [Teatro Infantil] Na Biblioteca
15h – Exposição Inventando Modas [Artes Visuais] No Galpão Múltiplo Uso
16h- Sami Bordokan – A Corda da Alma [Música] No Galpão Múltiplo Uso
Durante a programação da Virada haverá as intervenções:
Além da Lona, Resgatando o Circo, Cia. do Circo, Família Burg, Lona das Artes, Costelinha Circo Show, Los Circo Los, Mala dos Mamulengos [Circo], União Altaneira, Caixeiras da Nascente, Afoxé Ibaô, Maracatucá, Urucungos, Puitas e Quijengues [Cultura Popular], Seis + 1 Cia de dança, Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e Soniquete Arte Flamenca [Dança]
OBS:
* Programação complementar realizada pelo Município.
** Programação complementar realizada pelo SESC Campinas.
Saiba Mais
A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.
A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado – acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98