Connect with us

Campinas

Campinas ganha Laboratório de Segurança Biológica inédito no País

Publicado

em

O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de São Paulo, sediado em Campinas, inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 7 de dezembro, o Laboratório de Segurança Biológica NB3. O novo equipamento é considerado o mais moderno da América Latina em condições de biossegurança para manipulação de material de alto risco patológico, que pode causar doenças e colocar em risco a agropecuária no País. A obra, iniciada em 2011, teve investimentos de cerca de R$ 30 milhões.


Parte da Rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários, o Lanagro-SP é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como um dos dez laboratórios do mundo a atuar como referência para o diagnóstico da Influenza Aviária (IA) e doença de Newcastle. Ambas as enfermidades são causadas por vírus, altamente contagiosas e acometem aves silvestres e comerciais.


O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou da solenidade, que reuniu convidados, pesquisadores do setor e autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Mapa) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em sua fala durante a inauguração, ele lembrou que a cidade é referência em ciência e tecnologia desde a época do Império, quando passou a sediar o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Henrique também elogiou o empenho do coordenador do Lanagro-SP, André de Oliveira Mendonça, e de sua equipe para tornar realidade o novo laboratório, que exigiu sete anos de trabalho intenso.


O espírito de liderança e o empenho de pessoas que dedicam sua vida a uma causa são a razão para comemorarmos hoje uma realização importante como esta, de grande magnitude e impacto”, destacou o vice-prefeito, lembrando que Campinas deve promover e divulgar esse tipo de iniciativa concreta que torna a cidade referência positiva. “É preciso reconhecer e parabenizar o que tem sido feito, com o apoio do Laboratório Nacional Agropecuário, para manter o padrão de excelência da agropecuária do Brasil, como tem sido mostrado ao mundo”, afirmou Henrique Magalhães Teixeira.

Publicidade


Biossegurança
O novo laboratório NB3 possui nível de biossegurança 3 AG, o mais alto de biossegurança para laboratórios que trabalham com patógenos (causadores de doenças) agrícolas e animais. Com a nova unidade, o Lanagro-SP aumentará a capacidade de diagnósticos, possibilitando um melhor atendimento tanto em âmbito nacional como internacional. A proximidade do Aeroporto de Viracopos é estratégica, pois agiliza o recebimento de amostras para análise laboratorial.


A superintendente da Superintendência Federal de Agricultura do Estado de São Paulo (SFA-SP), Andréa Moura, afirmou na inauguração que, para manter o protagonismo do Brasil no agronegócio, é preciso uma defesa agropecuária forte, com laboratórios bem equipados e pessoal de pesquisa preparado. “É uma conquista para o Brasil e para sua população”, afirmou.
Representando o ministro da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Blairo Maggi, o secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Luís Eduardo Pacifici Rangel, lembrou que a segurança agropecuária é feita, antes de tudo, pensando nas pessoas. “Nós fazemos tudo isso por gente. Para alimentar com segurança nossa família, as pessoas e o mundo”, disse, afirmando que com a inauguração do Laboratório de Segurança Biológica NB3 o País passa a ter “o melhor laboratório de biossegurança do mundo”.
O Brasil é o maior exportador de aves do mundo. E nunca registramos um caso de gripe aviária no Brasil. Então, a defesa agropecuária é feita para a sociedade. É importante para um país que vive do agronegócio”, avaliou. O secretário Luís Rangel também celebrou os 60 anos de erradicação da febre aftosa no País, um marco para a pecuária nacional.


Laboratório
Com uma área total de 3.257,5 metros quadrados, o laboratório NB3 possui 300 metros quadrados de área biocontida, com acesso restrito e tratamento específico do ar e de efluentes. Os cuidados impedem o escape do vírus, permitindo que seja executado o circuito completo de isolamento e definição do grau de virulência dos microrganismos de forma segura. A utilização de métodos moleculares possibilitará a identificação rápida da doença em caso de emergência sanitária.


Além de ser uma unidade de referência para diagnóstico animal, o laboratório poderá apoiar pesquisas acadêmicas, resultando na descoberta de novas vacinas, métodos de diagnóstico e produção de imunorreagentes

Publicidade

Campinas

2 milhões de motos são esperadas no “Acelera para Cristo” rumo a Campinas

Publicado

em

motos

Ação evangelística e solidária contará com apoio das prefeituras de São Paulo e de Campinas e deve reunir mais 2 milhões de motos, superando a edição passada, que contou com 1,2 milhões de motociclistas.

O trajeto de 97 km começa às 10h, no Sambódromo do Anhembi, e seguirá em direção à cidade Campinas.

De acordo com os organizadores o evento contará com uma megaestrutura, que inclui: banheiros químicos, quatro ambulâncias, dois guinchos (caso alguma moto quebre na estrada), engradamentos de seguranças, seguranças, três camarins e um palco para as apresentações musicais.

Para participar da motociata é necessário preencher um cadastro disponível no site, clique aqui

Publicidade
Continue Lendo

Campinas

Campinas terá vacinação contra covid sem agendamento nesta quinta e sexta

Publicado

em

Por

Serão cerca de 12,5 mil vagas disponíveis em 44 Centros de Saúde nos dias 3 e 4/02; seis unidades atenderão somente crianças.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar em torno de 12,5 mil vagas sem agendamento para a vacinação contra a covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. Serão cerca de 500 vagas para crianças (primeira dose) e aproximadamente 12 mil para adultos (dose adicional e segunda dose adicional para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses).

As vacinas serão aplicadas em 44 centros de saúde – seis vão atender exclusivamente crianças e 38 serão destinadas para adultos. Confira quais são as unidades disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Na segunda-feira, 31 de janeiro, foram abertas mais de 25 mil vagas para adultos e crianças, mas nem todas foram preenchidas. Por isso, haverá o atendimento de demanda espontânea.

Publicidade

As pessoas que fizeram agendamentos devem comparecer às unidades na hora marcada. Os demais serão atendidos mediante distribuição de senhas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada centro de saúde.
Os documentos necessários e outras informações sobre a vacinação podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Continue Lendo

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Publicidade

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

Publicidade

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Noticias

Nossa Região5 horas atras

Pátio em Campinas terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate

O Pátio Municipal, gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), terá o terceiro leilão on-line de veículos realizado neste...

Brasil8 horas atras

Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo

Anvisa determinou, nesta quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A...

Nossa Região8 horas atras

Previsão aponta fim de semana mais frio

No sábado, mudanças no tempo serão percebidas, fruto da passagem de uma frente fria pelo litoral, especialmente a partir da...

Nossa Cidade10 horas atras

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia A partir deste sábado (25/06), a bola...

Nossa Cidade10 horas atras

Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as...

Nossa Cidade10 horas atras

Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro  A população...

Publicidade

Populares