16 de julho de 2024
Campinas

Autoridades confirmam Campinas como sede da Nigéria na Copa

Pelo Twitter, governador Geraldo Alckmin dá as boas-vindas às ‘Super Águias’. Seleção africana ficará hospedada no Hotel Vitória e treinará no Brinco de Ouro

Agora é oficial. Além de Portugal, Campinas abrigará a seleção da Nigéria durante a Copa do Mundo de 2014. A decisão foi confirmada por autoridades municipais e estaduais na tarde desta sexta-feira. O primeiro a anunciar a escolha foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Depois, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também se pronunciou sobre o assunto. A opção pela cidade já era dada como certa na Nigéria desde quinta.

Brinco de Ouro será usado pela Nigéria para os treinos durante a estadia em Campinas
Brinco de Ouro será usado pela Nigéria para os treinos durante a estadia em Campinas

Pelo Twitter, Alckmin comemorou a ’10ª seleção a escolher pelo Estado’ e deu as boas-vindas às ‘Super Águias’, que ficarão hospedadas no Hotel Vitória e treinarão no Brinco de Ouro, estádio do Guarani. Os dois locais ficam separados por apenas um quilômetro.

Além de Portugal e Nigéria em Campinas, o estado terá México e Costa Rica em Santos, Japão e Rússia em Itu, França em Ribeirão Preto, Honduras em Porto Feliz, Bósnia no Guarujá e Irã em São Paulo. Estados Unidos e Mogi das Cruzes vão oficializar São Paulo e Mogi das Cruzes, respectivamente, como sedes em breve.

– Hospedar duas seleções no período da Copa demostra a importância de Campinas e a grandeza da cidade no contexto nacional. A sua posição privilegiada como polo logístico, a infraestutura hoteleira e também urbana mostram ao mundo o potencial de desenvolvimento da nossa cidade – comentou Jonas Donizette, em nota oficial divulgada à imprensa.

A escolha

Os nigerianos visitaram a cidade um dia após o sorteio final dos grupos do Mundial, no início de dezembro, e se empolgaram com a estrutura hoteleira, do campo que será usado em treinos e pela facilidade de viagem. A Federação do país destacou a proximidade de Campinas com São Paulo e a presença de dois aeroportos internacionais na região: Guarulhos e Viracopos.

A facilidade de viajar de fato pesou muito na escolha. Os africanos estão no Grupo F e jogarão em Curitiba, dia 16 de junho, contra o Irã, Cuiabá, dia 21, contra a Bósnia, e Porto Alegre, dia 25, contra a Argentina. Os nigerianos destacam que apenas a capital do Mato Grosso fica a mais de uma hora de viagem de avião de Campinas.

Empolgados com o hotel em que ficarão hospedados, os integrantes da delegação da Nigéria também vão usar a estrutura do Guarani para treinos físicos e técnicos (o clube ainda não confirma oficialmente, mas deve se pronunciar em breve). Jogadores e comissão técnica devem chegar ao Brasil na última quinzena de maio, para se adaptar ao país antes da Copa do Mundo.

O Brinco de Ouro terá de passar por reformas para receber uma das 32 seleções da Copa de 2014. Um novo gramado (padrão Fifa), ampliação dos vestiários e da sala de imprensa estão nos planos e não serão bancados pelo Guarani, mas sim pela iniciativa privada. A expectativa é que tudo esteja em ordem até abril, quando os nigerianos farão a última vistoria.

Fonte: G1 / Campinas e Região
Foto: Alfredo Morgante / EPTV



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98